TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IFPB- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Por:   •  12/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

IFPB- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

 (Campus Cajazeiras)

Disciplina: Química     Professor: Maurício

Turma: 1º Intin

Grupo:

Lumenna Thayná e Silva

Tamires Pereira Clementino

Rutherford

O “pai" da física nuclear e suas contribuições

Cajazeiras

Fevereiro – 2013

Segundo um artigo publicado no site: Artigos Brasil, por Paulo Ricardo em (01/07/2008), Nelson Ernest Rutherford (1871-1937), foi um grande físico neozelandês nascido em Spring Grove, na Nova Zelândia. Suas maiores contribuições foram as pesquisas sobre radiatividade e teoria nuclear, lançando as bases para o desenvolvimento da física nuclear com sua teoria sobre a estrutura atômica, a qual posteriormente lhe proporcionou o Prêmio Nobel de Química em 1908.

Rutherford tem inúmeras e importantes contribuições ao desenvolvimento da física nuclear, ele foi o primeiro físico a sintetizar átomos de um elemento químico (oxigênio) a partir de átomos de outro elemento químico dando origem à transmutação que consiste em: bombardear átomos de nitrogênio com partículas alfa, obtendo átomos de oxigênio. Visualizando então que quando os átomos emitiam partículas radioativas transformavam-se em outros elementos químicos, o que permitiu a medição da idade da Terra. A partir de então surgiu o método de datação do carbono, que cientistas do mundo todo usam para descobrir a idade de fósseis.

Conforme foi dito por Lívia Alves em (15/05/2008) no site: Brasil Escola, logo no início das pesquisas sobre a radioatividade, Rutherford descobriu que as radiações emitidas pelos materiais radioativos eram de três tipos. Um deles consistia em partículas negativas, que ele denomina partículas beta (logo se descobriu que se tratava de elétrons), um outro tipo consistia em partículas positivas, que ele denominou de partículas alfa, responsáveis pela carga positiva do átomo, conhecida como próton, posteriormente ele levantou a hipótese de que no interior do núcleo deveria haver uma outra partícula, eletricamente neutra, mas com massa semelhante à do próton. Contudo, em 1932 essa partícula é descoberta pelo seu aluno Chadwick e fica conhecida como Nêutron. O terceiro tipo de radiação é semelhante aos raios X, ou seja, uma onda eletromagnética, que ele denominou raios gama.

Segundo Luiz Ferraz Netto em sua publicação no site: Feira de Ciências, em (2007), foi através de vários testes e juntamente com a descoberta do Núcleo do Átomo que Rutherford e sua equipe conseguiram estabelecer um novo modelo atômico, afirmando que o modelo vigente até então, também conhecido como "pudim de passas", desenvolvido por J. J. Thomson estava incorreto. No famoso modelo atômico de Rutherford o átomo deveria ser um sistema semelhante ao solar: um núcleo central grande (formado por Prótons e Nêutrons), rodeado de partículas móveis (Elétrons). Posteriormente foi descoberta uma falha em seu modelo atômico, a qual foi corrigida por Niels Bohr que conseguiu completar a teoria de Rutherford, ficando assim conhecida como modelo atômico-molecular de Rutherford-Bohr.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (208 Kb)   docx (234.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com