TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

Por:   •  21/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.990 Palavras (12 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

CAMPUS ITAPETINGA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Anne Mikaelle, Daniel Moreira, Ester Caetano, Gabriela Meireles e Jailane Fontes.

Itapetinga - BA

Janeiro-2017

ANNE MIKAELLE, DANIEL MOREIRA, ESTER CAETANO, GABRIELA MEIRELES E JAILANE FONTES.

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

[pic 2]

Itapetinga - BA

Janeiro-2017

1 Origem e distribuição geográfica

A cana de açúcar é um dos principais produtos agrícolas cultivado no Brasil, ela vem sendo cultivada a quase 500 anos e atualmente ela é utilizada como matéria  prima na fabricação de diversos produtos como o álcool e o açúcar. Na década de 1920 se iniciou o processo de industrialização da cana de açúcar no Brasil, hoje em dia o açúcar é um alimento fácil de ser encontrado e consumido por açúcar pois a produção mundial desse produto era muito pequena e o preço muito elevado. Nos primeiros anos após da chegada ao Brasil os portugueses passaram a cultivar a cana para a produção de açúcar essa produção era vendida na Europa onde eles obtenham grandes lucros. Os primeiros a cultivar a cana de açúcar foi no Sul da Ásia Leste e Índia Ocidental. Desde então a distribuição Global de cana-de-açucar, e o cultivo de cana de açúcar foi estendido a boa parte das regiões tropicais e subtropicais. Os Portugueses e Espanhóis a levaram ao Mundo Novo no inicio do século XVI espalhando-se suas diversidades.

2 Importância econômica

A cana de açúcar tem diversas utilidades, podendo ser manejada tanto na alimentação do animal quanto para a matéria prima (rapadura, melado, açúcar, álcool).  No Brasil a cana de açúcar é a base para todo o agronegócio sucroalcooleiro gerando uma renda de mais ou menos 7 bilhões. A cana de açúcar também está sendo manuseado para a produção de combustível e energia.

3 Classificação botânica

A cana-da-açucar pertence ao reino Plantae, à divisão Magnoliophyta, à classe Liliopsida, ordem Cyperales (Poales), família Poacea, tribo  Andropogonae, subtribo Saccharininae, gênero Saccharum.

A Cana de Açúcar, é uma planta herbácea de grande porte, tem um de ciclo perene, que pode atingir vários metros de altura. O seu caule, do tipo colmo, desenvolve-se em touceiras com cerca de 3 metros de altura e possui nós e entre-nós visíveis, casca lisa e cerosa. Os colmos são espessos e repletos de suco açucarado. As folhas, com até 1,5 metro de comprimento, cerca de 6 centímetros de largura e com disposição dística, nascem dos nós do caule, possuem a bainha que envolve os entre nós e têm uma nervura central distinta, saliente na parte inferior. As flores, mínimas, congregam-se em enormes pendões terminais, de coloração cinzento-prateada.

5 Cultivares

Para garantir rentabilidade ao setor sucroalcooleiro é fundamental obter elevada produtividade da cana-de-açúcar. O melhoramento genético é considerado um dos principais fatores agronômicos que podem contribuir com o aumento da produtividade, permitindo desenvolver variedades que se adaptem melhor às condições adversas de solo e clima e à incidência de pragas e doenças, assim como ao sistema de colheita.

A existência de muitas variedades é uma vantagem, embora isto torne difícil a tomada de decisão, já que requer muito mais conhecimento do produtor rural acerca das opções disponíveis. É importante que o produtor possua uma diversidade de variedades e cultivares de cana-de-açúcar na lavoura, pois assim pode diminuir a possibilidade de que uma praga ou doença se prolifere dentro do canavial, causando prejuízos.

[pic 3]

[pic 4]

6 A ecofisiologia da cana-de-açúcar.

A cana-de-açúcar se desenvolve no mundo entre a latitude 36.7° N e 31.0° S, do nível do mar até 1000m de altitude ou um pouco mais. É considerada essencialmente como uma planta tropical. É um cultivo de longa duração e, portanto convive com todas as estações, chuvosa, inverno e verão durante seu ciclo de vida. A planta vive em áreas ensolaradas, quentes e tropicais. A chuva de 10 e 1500 m é suficiente se a distribuição for adequada, vale lembrar que durante o período de crescimento ativo, a chuva favorece o crescimento rápido da planta, e na fase do desenvolvimento não é ideal muita chuva, pois causa a baixa qualidade do suco.

A temperatura ideal para brotação de cortes no caule é de 32º a 38º. Temperaturas acima de 38°C reduzem a fotossíntese e aumentam a respiração. Para amadurecimento, as temperaturas devem ser relativamente baixas ( 12° a 14°C são desejáveis),  pois diminui o desenvolvimento vegetativo e aumenta a sacarose da cana.

Alta umidade (80 - 85%) favorece um alongamento de cana rápido durante o período de crescimento. Um valor moderado de 45 - 65 % junto com um suprimento de água limitado é favorável durante a fase de amadurecimento.

         A Cana-de-açúcar é uma planta que necessita de muita luz solar. Ela se desenvolve bem em áreas que recebem energia solar de 18 - 36 MJ/m2. Alta intensidade de luz e longa duração promovem o perfilhamento enquanto dias curtos e nublados diminuem. 

A produtividade e a qualidade do suco de cana de açúcar são profundamente influenciadas pelas condições climáticas prevalecentes durante os vários sub-períodos do crescimento do cultivo. A concentração do açúcar é maior quando o clima é seco com baixa umidade; horas de radiação solar, noites frescas com variações diurnas frescas e muito pouca chuva durante o período de amadurecimento. Essas condições favorecem o acúmulo alto de açúcar.

6.1Elementos de clima e produtividade

A cana de acucar necessita de luz solar , água e temperatura adequada , devido o acumulo de açucar em seus colmos ela nessecida de bastante luminosidade para fazer fotossítese, o que também auxilia no perfiriamento. A agua é muito importante pois define todo crescimento e desenvolvimento da planta , já a temperatura afeta o crescimento da planta e radicular, e a emissão das folhas.

O local para ser produzido a cana depende para que fim ela será utilizada: forragem, aguardente ou açucar de usina. As plantas destinadas á produção de açucar geralmente são mais exigentes pois necessitas de acumulo de sacarose a planta precisa de boas condiçoes termicas e hidricas pra que esse acumulo de sacarose possa ocorrer e acontecer o desenvolvimento vegetativo para não restingir a produção da cana e gerar prejuizos ela deve ser produzida na zona intertropical , portanto entre as latitudes 35°n e 35°s a temperatura maxima do solo para o brotamento dos toletes de cana é entre 32 a 38 ° c , a temperatura para uma ótima produção de cana é entre 22° e 20°c e a temperatura minima é de 20° c pois abaixo disso pode prejudicar a produção. A necessidade hídrica da cana de açúcar e entre 1500 á 2500 milimetros, mas produz bem com 1200 á 1300 milimetros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (285.5 Kb)   docx (294.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com