TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDÚSTRIA DE CLORO

Projeto de pesquisa: INDÚSTRIA DE CLORO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 6

Cloro

1

Sumário

Indústria de Cloro..............................................................4

História...............................................................................5

Ação...................................................................................6

Efeitos................................................................................7

Compostos.........................................................................8

Processos Produtivos.........................................................9

Presença na Natureza......................................................10

Conclusão.........................................................................11

Anexos.............................................................................12

3

Trabalho de Físico-Química

Produtos tóxicos obtidos a partir do cloro

Apresentação em tema: INDÚSTRIA DE CLORO. Características Nome: Cloro Número Atômico: 17 Números Atômicos: 17 Símbolos Químicos: Cl Símbolo Químico: Cl Configuração.

Solicitado por: Marcelo Araújo

2

Indústria de Cloro

Características Nome: Cloro Número Atômico: 17 Números Atômicos: 17 Símbolos Químicos: Cl Símbolo Químico: Cl Configuração Eletrônica: [Ne] 3s13p5Abundância: Terra: 130 PPM Substância Elementar mais comum : Cl2 Classe de Substâncias Elementares : Não Metal Origem : Natural Estado Físico : Gás Ponto de Fusão : 172 K Ponto de Ebulição : 239 K

4

História

História No ano de 1774 por Scheele foi a primeira vez que o gás cloro foi preparado. No ano de 1774 por Scheele foi a primeira vez que o gás cloro foi preparado. Ácido oximuriático Ácido oximuriático Davy em 1810 provou que o gás era uma substância elementar. Davy em 1810 provou que o gás era uma substância elementar.

Na natureza não é encontrado em estado puro. A obtenção mais abundante é através da eletrólise no Cloreto de Sódio (NACL)

Fluxograma da Eletrólise do Cloreto de Sódio

Ação Biológica O cloro tem um odor característico que o torna facilmente detectável a partir de uma concentração mínima no ar. O cloro tem um odor característico que o torna facilmente detectável a partir de uma concentração mínima no ar. Ele provoca irritação no sistema respiratório, especialmente em crianças. No estado gasoso irrita as mucosas e no estado líquido queima a pele.

5

Ação

Ação Biológica Pode ser detectada no ar pelo seu odor a partir de 3,5 PPM, sendo mortal a partir de 1.000 PPM. Pode ser detectado no ar pelo seu odor a partir de 3,5 PPM, sendo mortal a partir de 1.000 PPM. Foi usado como arma química a partir da Primeira Guerra Mundial. Foi usado como arma química a partir da Primeira Guerra Mundial.

6

Efeitos

Efeitos Adversos a saúde humana: Inalação: tosse, irritação das mucosas, dor de cabeça, inquietação e sensação de sufocamento. Pele: Contato pode causar queimaduras e destruição de tecidos. Olhos: Altas concentrações no ar ou contato direto podem causar queimaduras.

Aplicações Fins sanitários. Fins sanitários. Indispensável para a potabilização da água. Indispensável para a potabilização da água. Desinfecção de resíduos industriais e de piscinas. Desinfecção de resíduos industriais e de piscinas. Branqueamento de fibras vegetais como algodão, linho, etc. Branqueamento de fibras vegetais como algodão, linho, etc.

7

Compostos

Compostos: Hipoclorito de Sódio Hipoclorito de sódio pode ser preparado pela absorção do gás cloro em solução de hidróxido de sódio mantida em resfriamento (abaixo dos 40 °C): Portanto, o NaClO é produzido industrialmente pela eletrólise de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com