TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSUMO QUÍMICO PARA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Tese: INSUMO QUÍMICO PARA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

http://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/alumina_calcinada.aspvUSOS DO HIDROGÊNIO

COMBUSTIVEL

O hidrogênio tem a mais alta energia por unidade de peso comparativamente com qualquer combustível, uma vez que o hidrogênio é o elemento mais leve e não tem os pesados átomos do carbono. É por esta razão que o hidrogênio tem sido usado intensamente nos programas espaciais onde o peso é crucial. Especificamente a quantidade de energia libertada durante a reação do hidrogênio é cerca de 2,5 vezes do poder de combustão de um hidrocarboneto (gasolina, gasóleo, metano, propano, etc...).

Valor do poder calorífico superior (a 25ºC e 1 atm) do Hidrogénio 141,86 KJ/g inferior (a 25ºC e 1 atm) 119,93 KJ/g.

INSUMO QUÍMICO PARA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Um dos principais produtos derivados do hidrogênio para a indústria farmacêutica é o peróxido de hidrogênio H2O2. O peróxido de hidrogênio um dos produtos químicos mais limpos que existem, de alto poder oxidante e muito versátil. Tem ampla utilização em diversos segmentos da indústria e até mesmo no nosso dia-a-dia, é classificado de acordo com sua concentração. A concentração é determinada em função do volume de O2 liberado por unidade de volume da solução.

HIDROGENAÇÃO DE GORDURAS E ÓLEOS NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA, QUÍMICA E ALIMENTÍCIA.

É a adição de hidrogênio nas instaurações dos ácidos graxos insaturados, permitindo transformar óleos em gorduras plásticas, como a transformação de óleo vegetais em margarina, tornar as gorduras mais rígidas ou reduzir a suscetibilidade a ranceis. O hidrogênio gasoso reage com o óleo ou a gordura na presença de um catalisador (platina, paládio ou níquel), industrialmente o níquel, por ser menor de idade custo. O catalisador adsorve os regentes sobre a sua superfície, rompendo parcialmente as duplas ligações entre os carbonos e a ligação simples entre os hidrogênios, efetivando em seguida a adição dos hidrogênios e a distorção da superfície do catalisador.

SÍNTESE DE AMÔNIA

O hidrogênio é processado junto com o nitrogênio na si tese da amônia pelo processo de Haber Bosch.

Esta reação é catalisada com o ferro, sob as condições de 200 atmosferas de pressão e uma temperatura de 450ºC.:

N2(g) + 3H2(g) <--> 2NH3(g) + energia

O catalisador não afeta o equilíbrio, porém acelera a velocidade da reação para atingir o equilíbrio. A adição de catalisador permite que o processo se desenvolva favoralmente em temperaturas mais baixas. No início, para a reação Haber-Bosch , usava-se o ósmio e urânio como catalisadores. Atualmente utiliza-se de maneira extensiva o ferro.

PRODUÇÃO DE POLIAMIDA POLÍMERO 6, COMERCIALMENTE CONHECIDO COMO Nylon®

O nylon é uma fibra têxtil sintética muito importante, visto possuir propriedades vantajosas em relação às fibras têxteis naturais.

Para a produção de pastilhas de nylon é necessário dois ragentes: o ácido adepto e a hexametilenodiamina. Para a obtenção do ácido adepto é necessário o benzeno, que é um subproduto do petróleo. O benzeno é hidrogenado e produz-se ciclo-hexano (1). Este também pode ser obtido por destilação fraccionada do petróleo. O próximo passo é a oxidação da substância para ciclo-hexanol e ciclo-hexanona, na presença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com