TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA E SEUS PRINCIPAIS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Campus Matão

LICENCIATURA EM QUÍMICA

ROTEIRO EXPERIMENTAL I:

INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA E SEUS PRINCIPAIS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Augusto Henrique Magolo

Guilherme Henrique dos Santos

Natália França Brandão de Matos

MATÃO – SP

2017

INTRODUÇÃO

A primeira aula realizada, para apresentação do ambiente laboratorial, é um momento de observação, que visa conscientizar os alunos sobre as normas e interar a todos a respeito dos perigos que podem aparecer e procedimentos que devem ser evitados, com o intuito de obter um melhor resultado do trabalho realizado no local (LENZI, et al., 2004).

Dentre as orientações dadas temos: leitura e estudo previo do roteiro da aula a ser realizada; não levar/portar objetos estranhos ao laboratório, existem locais apropriados para guarda-los; fazer utilização correta dos equipamentos de proteção induvidual e coletivos quando necessários; realizar os cálculos antes de iniciar procedimentos de análise; prestar atenção nas orientações da professora no inicio das aulas; fazer higienicação da bancada antes de se iniciar os procedimentos; aprender a manter mãos e lápis longe da boca e dos olhos; realizar anotações em caderno específico; entre outros (LENZI, et al., 2004; CHRISPINO; FARIA, 2010).

Chrispino e Faria (2010) citam, além destes, que após a exibição do espaço e demais orientações é necessaria a exposição dos equipamentos, vidrarias e instrumentos disponíveis, com a finalidade de demonstrar a forma correta e segura de manipulá-los. Bem como, apresentar o local de descarte de residuos, e também a forma correta de limpeza/esterilização do material utilizado. Os autores lembram que todo o material do laboratório é de uso coletivo, e por isso as recomendações dadas, por mais simples e obvias que possam parecer, não devem ser desconsideradas.

OBJETIVOS

  • Apresentar a estrutura do laboratório;
  • Orientar sobre os perigos que um laboratório pode apresentar;
  • Demonstrar como trabalhar no laboratório;
  • Conscientizar sobre as normas de segurança;
  • Apresentar equipamentos e vidrarias, bem como suas funções.


MATERIAIS E MÉTODOS

Inicialmente foram dadas as orientações iniciais sobre segurança e conduta no laboratório, e apresentação do local destinado às aulas da disciplina de Química Geral I. Em seguida, acompanhados do técnico responsável pela aula, o Guilherme, realizou-se a apresentação do prédio destinado às aulas práticas em laboratório, equipamentos e itens de segurança.

Seguindo o roteiro experimental, durante a aula prática, os alunos previamente divididos em grupos realizaram atividade de identificação das vidrarias e equipamentos disponíveis na bancada. A atividade objetivou a troca de informações entre alunos sobre conhecimentos anteriormente adquiridos. Desses materiais receberam posteriormente a devida apresentação e orientação para elaborar o relatório didático.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

  1. Conhecendo o laboratório, os equipamentos de proteção coletiva e individual.

Laboratório de Química

O laboratório didático do IFSP – Campus Matão possui 4 bancadas tipo ilha para procedimento, e bancadas fixas de apoio, junto as paredes (ao longo da extensão de 3 paredes). Cada bancada de procedimento possui 1 torneira, e prateleira, saída de ar comprimido e gás, tomadas devidamente identificadas. Dispõem de estantes para as vidrarias fixadas em local de fácil acesso. Ao longo da bancada de apoio tem-se os demais equipamentos, como balanças, centrifuga, banho-maria, capelas de exaustão, entre outros.

O laboratório de ensino possui 2 saída, assim como o prédio onde ele se encontra.

O almoxarifado é um espaço comum a todos os laboratórios do prédio, nele é possível encontrar todos os produtos e reagentes disponíveis, onde são separados em prateleiras de acordo com sua classificação. O estoque de vidrarias novas é mantido no local. O almoxarifado do campus possui um inventário online com todos os itens que se encontram disponíveis, e indicação do local onde se é possível encontrá-lo.

No geral os alunos recebem instruções de como realizar o descarte adequado de todo resíduo gerado durante as aulas. Existem resíduos que poderão ser lançados no lixo comum ou na pia, porém na maior parte dos casos os resíduos gerados deveram passar por algum tratamento, seja ele de recuperação ou concentração. O laboratório possui tonéis apropriados para armazenamento de resíduos, que são devidamente identificados e rotulados. No laboratório do IFSP-Campus Matão, alguns resíduos podem ser tratados/recuperados na própria instituição os demais devem ser transferidos para tonéis de armazenamentos para posteriormente serem vendidos a empresas especializados em tratamento químico.

Equipamento de proteção coletiva

O chuveiro de emergência e o lava-olhos são equipamentos de proteção indispensáveis a um laboratório de química, existe legislação que estabelece normas para instalação destes equipamentos. São classificados como equipamentos de proteção coletiva e devem estar instalados em local de fácil acesso. Sua utilização é recomendada quando se tem a exposição do corpo ou da face a materiais perigosos que podem ocasionar lesões a pele e não podem reagir no contato com a água. No prédio de laboratório temos um chuveiro de emergência localizado no corredor de entrada do laboratório didático, o modelo que a instituição possui o lava-olhos acoplado.

Outro equipamento classificado como de proteção coletiva é a capela de exaustão. Seu uso é indicado em caso de manipulação de materiais químicos que produzem gases tóxicos e maléficos a saúde, o equipamento projeta esses gases para fora do ambiente. O laboratório possui 3 capelas instaladas ao longo da bancada de apoio.

O extintor de incêndio é também classificado como um item de proteção coletiva. Dentro do laboratório é possível encontrar 2 destes equipamentos,  e nos corredores do prédio é possível encontrar 1 extintor em cada corredor. Os extintores instalados são de pó químico do tipo ABC. Ele é classificado como um extintor multiuso, seu agente extintor é o monofosfato de amônia siliconizado. Utilizado para combater incêndios em materiais sólidos (classe A), incêndios causados por combustível liquido (classe B) e os ocasionados por equipamentos energizados através de abafamento (classe C).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com