TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais E Equipamentos Hospitalares

Artigos Científicos: Materiais E Equipamentos Hospitalares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  2.609 Palavras (11 Páginas)  •  1.173 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão Hospitalar

Gestão de Materiais e Equipamentos Hospitalares

São Paulo/SP

2013

Gestão de Materiais e Equipamentos Hospitalares

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

São Paulo

2013

1. Introdução

Razão Social: Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Ambulatório Médico de Especialidades “Dr. Geraldo Borroul”, Secretaria da Saúde de São Paulo - CGC: 62.779.145/0012-42 localizada na Rua Martins Fontes nº 208 - Consolação S.P - CEP: 01050-906. Ambulatório de Especialidades foi projetado pra promover atenção humanizada para os pacientes do SUS. Sua meta é a realização de 22.000, consultas/mês. Possui 289 funcionários da administração direta e 60 terceirizados pela empresa prestadora de serviço Dalkia e 06 funcionários da Logimed, responsável pelo almoxarifado. Fora os profissionais da Santa Casa, os estagiários em Medicina e os residentes que prestam atendimento na unidade.

Especialidades: Otorrinolaringologia, Ortopedia, Clínica Médica, Cirurgia, Odontologia, Ginecologia, Mastologia, Nutrição, Psicologia, Radiologia, Endoscopia, Cardiologia, Pneumologista, Psicologia. Possui um Laboratório de Coleta, Farmácia e Assistente Social.

O sistema de gerenciamento de equipamentos e materiais hospitalares tem uma suma importância devido aos colaboradores que estão envolvidos diretamente ou indiretamente. Podemos ressaltar da importância de como vão ser gerenciados os itens citados acima e bem como quem vai executa lós, devem ser profissionais capacitados cada um de sua área especifica.

Na área de manutenção de gerenciamentos de equipamentos, nos dias de hoje não basta ter um gama de profissionais que consertam o devido equipamento e sim ter um conhecimento de sua aquisição, valor, tempo de duração, conhecer bem a parte técnica e também o seu funcionamento, obtendo com isso a qualidade do serviço prestado, e como proceder, passando para os demais profissionais da saúde, a importância de como utilizar de maneira correta, os equipamentos. Os principais objetivos do gerenciamento dos equipamentos são: segurança, confiabilidade, disponibilidades e controle de custos.

Para isso os técnicos e os profissionais envolvidos nesta área são de suma importância os treinamentos, com as devidas empresas que adquiriram os equipamentos, para poder estar apto a qualquer duvida que possa surgir com o s demais profissionais envolvidos, como médicos fisioterapeutas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e também os profissionais de almoxarifados na hora de receber e estocar qualquer tipo de equipamentos. Pois cada um tem seus cuidados especificados e suas particularidades.

2. Desenvolvimento

Em 1986, devido à demanda de novas tecnologias, cada vez mais procurada na área hospitalar e o aumento diversificado dos equipamentos hospitalares, surgiu o profissional desta área específica “Engenharia Clínica.” O profissional conhecido como tecnólogo, responsável por este setor de gerenciamento de equipamentos médicos, para poder desenvolver um ótimo trabalho conta com profissionais, técnicos de eletrônica, técnico de equipamentos médicos e um auxiliar administrativo.

Processo Interno da Engenharia Clínica

Compra de equipamentos, recebimento dos equipamentos, conferência e instalação do mesmo, testes de desempenho, cadastro dos equipamentos do sistema de gerenciamento, treinamentos para os profissionais envolvidos, elaboração de planos de manutenção, preventivas, corretivas, preditivas, segurança elétrica, controle de qualidade, normas de seguranças e desempenho para as equipes envolvidas, suporte documental, para programas, de qualidade: ONA, ISSO e PNGS, Acreditação: Processo de avaliação externa, elaborada a partir de padrões, normas estabelecidas acordadas entre as partes, em resumo podemos ressaltar que o hospital tende a atender as normas estabelecidas, para ter um ótimo desempenho no gerenciamento dos equipamentos e com isso obtendo a qualidade para o paciente envolvido.

Inventário

O gerenciamento dos equipamentos médicos dentro de uma unidade hospitalar se da através do inventário. E neste programa que podemos ter o controle dos equipamentos na sua totalidade.

 Marca do equipamento

 Modelo

 Fabricante

 Data da compra

 Recebimento da nota fiscal

 Data da realização e testes de aplicação

 Custo

 Numero de série

 Patrimônio

 Código da engenharia clínica

Programa de Gerenciamento de Equipamentos

Equipamento Marca Modelo Setor Critici MP_Interna Mp_Externa Calibração SE Contrato

Monitor Dixtal DX-2510 CC 3 06 meses Anual Anual Não

Desfibrilador Life CC 4 06 meses Semestral Semestral Sim

Bisturi Wem HF-120 CC 3 06 meses Semestral Anual Sim

Oximetro Dixtal DX-2515 CC 3 06 meses Anual Anual Não

Programa de Aquisição dos Equipamentos

Monitor Data/compra Empresa Treinamentos Profissionais Número-se ANVISA

Dixtal mar/08 Dixtal Sim Enfermeiros 050W07599 1029349006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com