TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideias de Publicação Instagram

Por:   •  16/12/2021  •  Seminário  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

Mariana+Brumadinho

Imagem 1 (Capa/título): Os Crimes de Mariana e Brumadinho

Imagem 2 (info. mariana): “Mariana” - A Barragem de Fundão, da Samarco, no município de Mariana em Minas Gerais rompeu no dia 5 de Novembro de 2015, contendo cerca de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração de ferro. A enxurrada de rejeitos invadiu os subdistritos do município próximos à barragem, matando 19 pessoas e desabrigando todos os moradores, além de contaminar o Rio Doce. É considerado o desastre de maior impacto ambiental do Brasil.

Imagem 3 (info. brumadinho): “Brumadinho” - A Barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale, no município de Brumadinho em Minas Gerais rompeu no dia 25 de Janeiro de 2019, contendo cerca de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração de ferro. A enxurrada de rejeitos atingiu a área administrativa e refeitório da empresa, matando 259 pessoas e desabrigando parte da população local, além de contaminar uma afluente do Rio São Francisco.

Imagem 4 (composição lama): “Composição da lama” - Os rejeitos da lama nas barragens eram provenientes da extração de minério de ferro. Em análises foram encontradas altas concentrações de Ferro (Fe), Manganês (Mn) e Alumínio (Al), além da presença de Cromo (Cr) e Chumbo (Pb) e Níquel (Ni) em menor quantidade. A maioria são metais pesados encontrados na forma de íons.

Imagem 5 (metais): “O que é um metal?” - A classe dos metais engloba os elementos químicos que têm como principal característica a tendência de perder elétrons para formar íons positivos (cátions), além de compartilharem diversas outras características físicas e químicas que possibilitam serem empregados para vários fins. Os cátions de metais formam compostos iônicos com variadas solubilidades em água, podendo então se dissolver em solução em maior ou menor concentração.

Imagem 6 (toxicidade): “É tóxico?” - Alguns metais, como o ferro, causam problemas devido à alta concentração dos íons em solução. Outros, como o chumbo, são altamente tóxicos e uma baixa concentração pode provocar problemas sérios. Esses metais se acumulam no corpo e provocam danos a proteínas e enzimas, impedindo que funcionem, causando diversos desequilíbrios no organismo.

Imagem 7 (efeitos saúde/ambiental): “Contaminação” - A lama contaminou fontes de água como o Rio Doce e matou a vida aquática, além de destruir a vegetação e contaminar o solo, trazendo problemas ambientais e de saúde graves. A principal fonte de contaminação é pela ingestão de água contaminada, que pode levar a acúmulo dos metais no corpo e provocar doenças neurológicas e renais.

Imagem 9 (prob. sociais): “(in)justiça” - São grandes os impactos socioambientais causados pelos crimes das barragens, e depois de mais de 5 anos de Mariana e 2 anos de Brumadinho, a justiça anda a passos lentos ainda aguardando reparação do que foi destruído e daqueles que foram afetados. A vegetação foi devastada, o rio foi poluído, a população ficou desabrigada e pessoas perderam suas vidas. Que justiça é essa?

Imagem 10: Créditos: Jeferson Luis e Jhenyfer Fernanda

LEGENDA POST: 

Você se lembra do que aconteceu em Mariana e Brumadinho?

Hoje vamos lembrar dos crimes que causaram enormes impactos socioambientais nesses municípios, apresentar um pouco da química envolvida e o porquê é tão grave.

Compartilhe e marque alguém para lembrar desses casos!

Não pode ficar no esquecimento!

Referências:

Ministério Público Federal - Caso de Mariana

http://www.mpf.mp.br/grandes-casos/caso-samarco/o-desastre

Mundo Educação - Mariana

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/acidente-mariana-mg-seus-impactos-ambientais.htm

Estado de Minas - Mariana/Brumadinho

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/01/30/interna_gerais,1026007/saiba-quais-sao-as-impurezas-da-lama-de-brumadinho-e-os-riscos-a-saude.shtml

Concentração Metais Mariana

https://core.ac.uk/download/pdf/268610566.pdf

Metais Manual da Química

https://www.manualdaquimica.com/quimica-geral/metais.htm

Metais Pesados Mundo Educação

https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/metais-pesados.htm

Toxicidade Metais Superinteressante

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-sao-metais-pesados-e-por-que-fazem-mal-a-saude/

Heavy Metals Toxicity Mechanisms

https://www.mdpi.com/1422-0067/16/12/26183/htm


Combustíveis+Reações de Combustão

Imagem 1 (Capa/Título): você sabia que a queima é uma reação química?

Imagem 2 (Energia/petróleo): Falar da necessidade de energia e uso do petróleo

        Você já pensou o que faria sem nenhuma fonte de energia?”

Precisamos de energia para quase tudo nos dias de hoje, tanto elétrica quanto a térmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com