TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificando Reações Quimicas

Por:   •  26/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

PARTE C: IDENTIFICANDO REAÇÕES QUÍICAS

Reação entre ácido clorídrico e hidróxido de sódio:

O Ácido clorídrico, HCl, é um ácido inorgânico forte, seu pKa (constante de acidez) é de -6,3. Isso significa que, em solução, o H+  dele é facilmente ionizável ficando livre na solução, fazendo com que o pH desta seja muito baixo. Esse gás se dissolve muito bem em água permitindo a confecção de HCL, e de acordo com Arrhenius ácido são substâncias que liberam H+ em soluções aquosas.

Já o Hidróxido de Sódio, NaOH, de acordo com a lei de Arrhenius, uma base será mais forte quanto mais OH- liberar em solução aquosa.

E também de acordo com a teoria de Arrhenius, a reação entre uma base qualquer e um ácido qualquer, gera sal e água, pois ocorre uma reação de neutralização, assim podemos obter a seguinte equação

HCL(aq) + NaOH(s)  NaCl(aq)+H2O(l)

Reação entre ácido sulfúrico e hidróxido de bário:

O Ácido sulfúrico, H2SO4, é um líquido incolor, viscoso e oxidante. Ao diluir o ácido sulfúrico, não se deve adicionar água, porque o calor liberado vaporiza a água rapidamente, à medida que ela vai sendo adicionada. Ácido sulfúrico diluído: acido forte, reage com metais não- nobres liberando H2. Ácido Sulfúrico Concentrado a quente é um forte agente oxidante. Excelente agente desidratante. Reage com sais, deslocando ácidos voláteis.

Já o Hidróxido de Bário, Ba(OH)2, os mesmos perigos que outras bases fortes e como os outros compostos de bário solúveis: é corrosivo e tóxico. Ocorrerá uma reação de dupla troca, pois o produto que irá ser formado (Sulfato de Bário), é altamente insolúvel e precipita no fundo do recipiente. Nesse caso ocorrerá a formação de um sal e água, já que o eletrólito H2SO4 é mais fraco que o de BaSO4, assim podemos montar a seguinte reação:

H2SO4(aq) + Ba(OH)2(aq)  2H2O(l) + BaSO4(s)

Reação entre ácido e sal (HCl e CaCO3)

O Ácido clorídrico, HCl, é um ácido inorgânico forte, seu pKa (constante de acidez) é de -6,3. Isso significa que, em solução, o H+  dele é facilmente ionizável ficando livre na solução, fazendo com que o pH desta seja muito baixo. Esse gás se dissolve muito bem em água permitindo a confecção de HCL, e de acordo com Arrhenius ácido são substâncias que liberam H+ em soluções aquosas.

Já o carbonato de cálcio, CaCO3 está presente em grandes quantidades na natureza, sendo o principal componente do calcário e do mármore, também pode ser encontrado na argonita, na calcita e na casca do ovo. Entre os compostos, ocorre uma reação de dupla troca, pois há formação de um gás, assim descrito na fórmula:

CaCO3(s) + 2 HCl(aq)   CaCl2(aq) + H2CO3

Mas o ácido carbônico por ele ser instável em água, ele acaba formando H2O e CO2, mostrado na fórmula:

2HCl + CaCO3  CaCl2 + H2O + CO2

Reação entre base e sal ( Zn(NO3)2 e NaOH )

A reação entre um sal e uma base, gerará um sal e base, e a reação é possível quando se forma um sal insolúvel ou uma base insolúvel, fraca ou instável. Reagem, pois o sal está reagindo com uma base forte.

Na reação entre o nitrato de zinco e o hidróxido de sódio houve a formação de um líquido incolor, o hidróxido de zinco (base), e um corpo de fundo gelatinoso e branco, o nitrato de sódio (sal) formando outro sal e base, assim podemos obter a seguinte equação:

Zn(NO3)2(aq) + 2NaOH(aq) → 2NaNO3 ↓(aq) + Zn(OH)2(aq)

Reação entre dois sais ( AgNO3 e NaCl )

É sal inorgânico, sólido à temperatura ambiente, de coloração esbranquiçada, sensível à luz. É venenoso e forte agente oxidante, a ponto de causar queimaduras por contato direto, e irritação por inalação ou contato com apele, mucosas ou olho. É bastante solúvel em água, formando soluções incolores. Por ser forte oxidante, pode inflamar materiais combustíveis, e é explosivo quando misturado com materiais orgânicos ou outros materiais também oxidantes. A temperatura elevada pode decompor-se com emissão de gases tóxicos.

Consiste em um dois mais importantes e conhecidos sais da química inorgânica, e apresenta em sua estrutura um cátion, derivado do elemento químico sódio, e um ânion, derivado do elemento químico cloro, monovalentes, que confere à molécula uma relativa hidrossolubilidade e solubilidade na maior parte dos solventes polares. Assim podemos obter a seguinte reação entre eles:

AgNO3(aq) + NaCl(aq) → AgCl(s) ↓+ NaNO3(aq

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (572.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com