TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da reciclagem ALUMÍNIO

Seminário: Importância da reciclagem ALUMÍNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Discutir, qual o tipo Eletrólise usado na obtenção do alumínio.

• Qual a relação direta existente entre o alumínio Eletrolise e a importância desse material para a engenharia.

1 – Justificar a Seguinte Frase;

A reciclagem do alumínio contribui para o desenvolvimento sustentável.

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO ALUMÍNIO

A reciclagem do alumínio é muito importante para as organizações, principalmente, para aquelas que acreditam em resultados positivos e crescentes. Hoje as empresas brasileiras do setor de alumínio vêm investindo na utilização sustentável do grande potencial mineral do Brasil, através de investimentos em programas de preservação ambiental. Um dos investimentos que cresce dia após dia, é a reciclagem de latas de alumínio, que em sua grande maioria são utilizadas pelas indústrias de refrigerantes, sucos e cervejas. Segundo a Associação Brasileira de Alumínio – ABAL (2007), esta atividade gera emprego e renda para mais de 160 mil pessoas, desde a coleta até a transformação final da sucata em novos produtos.

No Brasil já existe até mesmo uma Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclagem - ABRALATAS – criada em 2003 com sede em Brasília, que estabelece o intercâmbio de experiências e promove o desenvolvimento e aumento de competitividade da indústria de embalagens metálicas de alumínio e sua cadeia produtiva. De acordo com Barcellos apud Centro Universitário Monte Serrat (2007), o Brasil atinge novo recorde em reciclagem de latas de alumínio - “a reciclagem de latas de alumínio proporcionou em 2003 uma economia de energia de 1576 GWH/ano, o que equivale a 0,5% de toda energia gerada no país, o suficiente para abastecer uma cidade como Campinas com 1 milhão de habitantes”.

Produtos de alumínio são ideais para reciclagem porque é muito mais barato reaproveitá-los do que fazer alumínio novo do minério de bauxita, além de preservar a extração da matéria-prima.

E para produzir alumínio a partir de sua reciclagem, utiliza-se apenas 5% da energia que seria necessária para a produção a partir do minério, a bauxita.

A reciclagem tem se mostrado tão importante que atinge até mesmo as crianças, através de programas de educação ambiental desenvolvida por empresas do setor em parceria com as escolas municipais, estaduais e particulares, contribuindo para o crescimento de uma consciência ecológica.

Além das escolas, as indústrias participam em programas permanentes de reciclagem de alumínio onde realizam um trabalho valioso que vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável, como por exemplo: a troca de latas coletadas por cadernos, kits escolares, cestas básicas e equipamentos, tais como: televisores, microcomputadores e máquinas copiadoras.

Segundo a ABAL (2007), o crescimento de qualquer setor de atividade humana é fundamental para o desenvolvimento sustentável e, hoje em dia, vem se mostrando ser o tripé que alia três grandes objetivos.

AS AÇÕES DA RECICLAGEM DO ALUMÍNIO PARA O ESENVOLVIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com