TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influências Newton, Currie e do Nobel de Química.

Por:   •  24/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de Química

Professora: Helen

Nomes: Carlos Eduardo de Andrade Souza e Matheus Alberto da Silveira Santos

Série: 1º Ano EM

Escola: E.E. “ Doutor Elias Massud ”

Data: 07/03/2015

Introdução

  • Marie Curie foi uma cientista polonesa que descobriu e isolou dois elementos químicos muito importantes com a colaboração de Pierre Curie ( seu esposo ) e do professor Antoine Becquerel. Mediante a esse e a outro acontecimento, ela foi à primeira mulher a receber um Nobel e a única a receber dois desses prêmios em áreas científicas.
  • Alfred Bernhard Nobel nasceu na Suécia, em 21 de outubro de 1833. Fez seus primeiros estudos em Estocolmo e na cidade russa de São Petersburgo, onde o pai, engenheiro, instalou uma fábrica de nitroglicerina. Aos 16 anos já era químico competente. De volta a São Petersburgo, trabalhou na fábrica do pai, onde tentou aperfeiçoar a nitroglicerina líquida, inventada em 1846 pelo italiano Ascanio Sobrero. Após a falência do estabelecimento de seu pai, em 1859, Alfred Nobel regressou à Suécia e trabalhou na fabricação de explosivos à base de nitroglicerina líquida. Um acidente com a substância causou a morte de seu irmão caçula, Emil Nobel. Nobel, através da utilização de suas patentes e da exploração de poços de petróleo em Baku, Rússia, acumulou imensa fortuna. Sem filhos e abalado com a utilização de seus inventos para fins bélicos, legou sua fortuna a uma entidade (Fundação Nobel) encarregada de premiar aqueles que se destacassem por sua contribuição para o bem da Humanidade.
  • Isaac Newton (1642-1727) foi um cientista mais conhecido como matemático e físico ( apesar de ter sido físico, alquimista, matemático, astrônomo, filósofo e etc ), considerado uma das inteligências científicas mais importantes de todos os tempos. Isaac Newton nasceu na Inglaterra no dia 25 de dezembro de 1642 (segundo o calendário da época), ou em 04 de janeiro de 1643 (segundo calendário usado hoje). Seu pai, também chamado Isaac, morreu poucas semanas antes do nascimento do filho.

Assim, sua mãe, Hannah, o criou sozinha até os três anos, quando se casou novamente e o pequeno Isaac passou a morar com seus avós.
Pouco depois de sua mãe ficar viúva novamente, Isaac se mudou para a cidade de Grantham, para estudar na King's School, onde passou a se dedicar mais aos seus estudos.

Isaac frequentou a faculdade Trinity College, na Universidade de Cambridge.
Antes de se formar, uma terrível peste bubônica atingiu a Inglaterra, e a universidade ficou fechada por praticamente 2 anos. Foi nesse período que Isaac Newton mais trabalhou e fez descobertas... 

Marie Curie:

Marie Curie (1867-1934) foi uma cientista que descobriu o Polônio e o Rádio com a colaboração de Pierre Curie e do professor Antoine Becquerel.

Em 1883 Marie ganha uma medalha de ouro ao completar o curso ginasial. Era a terceira medalha que a família Sktodowska recebia. Ela recebeu o premio Nobel de física em 1903 e em 1911 recebeu o Nobel de Química, pela descoberta dos elementos. Na primeira Guerra Mundial, recomendou o uso da radiografia móvel para o tratamento dos soldados feridos. Logo depois, em 1922, tornou – se membro da Academia de Medicina. Marie Curie faleceu no dia 4 de julho de 1934 por Leucemia devida a grande exposição a muitas radiações. Um ano após sua morte, sua filha mais velha recebe o segundo Premio Nobel de Química da mãe.

Prêmio Nobel de Química:

Instituídos pela Fundação Nobel, os prêmios Nobel são conferidos anualmente às pessoas que tenham trazido grande benefício à Humanidade. O Nobel constitui um atestado de excelência, que confere grande reputação a seus vencedores. Inicialmente, os campos contemplados pela premiação eram: Química, Física, Fisiologia ou Medicina, Literatura e da Paz. Os laureados de Química, Física e Economia são escolhidos pela Real Academia Sueca de Ciências. Os prêmios começaram a ser distribuídos em 10 de dezembro de 1901, quinto aniversário da morte de Alfred Nobel. Já são 113 anos do Nobel de Química, mas, aconteceram apenas 107 premiações, sendo que destas, apenas 13 são deste século.  

  • O primeiro Nobel foi em 1901, para Jacobus Van’t Hoff ( por extraordinária contribuição a química advinda da descoberta das leis da dinâmica química e da pressão osmótica em soluções );
  • O primeiro Nobel do século XXI foi em 2001, para William S. Knowles, Ryoji Noyori, K. Barry Sharpless ( por seus trabalhos sobre as reações de hidrogenação e de oxidação catalisada por complexos quirais );
  • O último Nobel concedido foi em 2014, para Eric Betzig, William Moerner E Stefan Hell ( por estudos que permitiram desenvolver a microscopia fluorescente de alta resolução).

Isaac Newton:

Na Física, Isaac Newton ficou conhecido como o pai da Mecânica Clássica, devido as suas Leis que regem o movimento dos corpos.
Isaac também estudou e desenvolveu muita coisa no campo da Óptica, sendo o responsável por diversas teorias a respeito das Luzes e Cores, e também criou e estudou os telescópios refletores. Ele também se dedicou muito ao estudo da Alquimia que é um conteúdo bem próximo do que hoje conhecemos por Química.

Newton deixou manuscritos sobre os temas da alquimia e da química. A maioria destes eram trechos de livros, bibliografias, dicionários, e assim por diante, mas alguns são originais. Em 1669 o cientista formulou sua teoria das cores, sobre a refração da luz que diz que, quando um raio de sol atravessa um prisma de vidro, sai do outro lado como um feixe de luzes de diferentes cores, como um arco-íris. Newton fez o feixe colorido passar por um segundo prisma, onde as cores voltaram a se juntar em outro feixe, de luz branca, igual ao inicial. Com essa descoberta, percebeu que o fenômeno da refração luminosa limitava a eficiência dos telescópios da época. Então, foi criado um telescópio refletor, em que a concentração da luz era feita por um espelho parabólico e não por uma lente.
Isaac Newton morreu em 20 de março de 1726, aos 84 anos, devido às causas naturais, já que sua idade era extremamente elevada para os padrões da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com