TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto de Química pH e Tampão Engenharia de Alimentos

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Goiás

Instituto de Química

pH e Tampão

Curso: Engenharia de Alimentos

Goiânia, 31 de Agosto de 2018

Introdução

O pH (Potencial Hidrogeniônico) é um índice indicador de acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer em que, quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-, mais ácido o meio será. Os valores de pH variam de 0 a 14 e pode-se medir o pH (com menos precisão) utilizando indicadores, como a fenoftaleína, uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução e muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução. (VOGEL, 1981)

A partir do pH. Uma substância pode ser classificada como ácida, quando possui pH menor que 7, básica, quando tiver o pH maior que 7 e neutra, quando o pH for igual a 7. (VOGEL, 1981)

Uma solução tampão é aquela que resiste às mudanças de pH quando ácidos, ou bases são adicionados, ou quando uma diluição ocorre. Esta solução pode ser formada ou por um ácido de natureza fraca e por um sal formado a partir da reação entre este ácido e uma base forte (sal de base forte), ou então por uma base fraca e por um ácido formado pela reação desta base com um ácido forte (sal de ácido forte). (PERUZZO, 1998)

Objetivo

Conseguir definir o pH de soluções a partir de suas cores e conseguir diferenciar a variação de pH entre uma solução tamponada, de uma solução não tamponada.

Resultados e discussão

A escala padrão obtida na primeira parte do experimento foi feita a partir do método colorímetro:

pH

Cor

4

Laranja

5

Amarelo forte

6

Amarelo fraco

7

Verde claro

8

Verde

9

Azul Claro

10

Roxo

Para a segunda parte do experimento, notou-se que:

No tubo 1, sem tampão, o pH passou de 6 para 10 com apenas 1 gota de NaOH 0,1 mol/L e voltou ao pH 6 assombrando o tudo bom um canudo por 15 segundos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com