TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ph Dos Alimentos

Dissertações: Ph Dos Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

Os cientistas têm uma escala numérica da força relativa dos ácidos, chamada de escala de pH. O H da sigla pH se REFERE à concentração de ións hidrogênio presentes na solução. O p vem de “potenz,” uma palavra alemã que significa potência ou potencial.

A escala de pH vai de 0,0 (concentração muito ALTA de íons hidrogênio) a 14,0 (concentração muito baixa de íons hidrogênio). Líquidos com baixo pH são altamente ácidos e têm gosto azedo. Líquidos com pH 7,0 têm gosto neutro. A água pura tem pH 7,0. Líquidos com pH acima de 7,0 têm gosto amargo. Esse líquidos são chamados de bases.

A faixa de pH que vai de 0,0 a 7,0 é chamada de ácida, e a faixa que vai de 7,0 a 14,0 é chamada básica. Para mais informações sobre a escala de pH, VISITE a seção Indo Mais Fundo.

Um indicador de pH é uma substância cuja mudança de cor indica uma mudança de pH em uma solução aquosa.

Sendo o sangue, idealmente, um meio alcalino, devemos priorizar os alimentos que colaboram neste sentido, mas quais são eles? A confusão mais comum é imaginarmos que um alimento ácido deixará nosso sangue mais ácido e um alimento alcalino, mais alcalino, mas esta não é exatamente a lógica correta. Uma laranja, por exemplo, é um alimento originalmente ácido, porém o resíduo orgânico que restará no corpo após sua digestão, é alcalino, o que caracteriza a laranja como um alimento ‘alcalinizante’.

Nosso sangue é um meio líquido, e como todo líquido possui um pH próprio. O pH é a medida de acidez ou alcalinidade do meio, e é representado numericamente em uma escala de 0 a 14, sendo pH 0 o mais ácido, pH 14 o mais alcalino, e pH 7 o nível neutro. Em sua manutenção ideal, o sangue é um líquido alcalino, variando entre um pH de 7,2 e 7,5. Com isto em consideração, podemos entender melhor as diferenças entre os alimentos ácidos e alcalinos, quais seus efeitos sobre o pH do sangue, e como BUSCAR o equilíbrio bioquímico na nutrição.

Para uma alimentação mais alcalina, devemos buscar os alimentos ‘alcalinizantes’ e evitar os alimentos ‘acidificantes’. Levando em conta que o mais importante não é o estado ácido ou alcalino original do alimento, mas sim os resíduos, ou ‘cinzas orgânicas’, que ele irá deixar no corpo após ser metabolizado, definem-se todas as fontes de nutrição entre duas categorias: acidificante, para alimentos cujos resíduos são ácidos, e alcalinizantes, para aqueles cujos resíduos são alcalinos e, portanto, colaboram com nosso organismo.

Os alimentos alcalinizantes que mais colaboram com o equilíbrio ideal da bioquímica do sangue são: todas as frutas frescas, frutas secas, folhas verdes, legumes e verduras sem agrotóxicos, com destaque para o chuchu, quiabo, abobrinha (a gosma é altamente alcalinizante), e o melaço de cana. Dentre as Castanhas, as únicas alcalinizantes são amêndoas e pistaches, sendo as demais castanhas acidificantes.

Menção especial entre os alcalinizantes vai para todas as raízes, INCLUSIVE os tubérculos, que fortificam o sangue deixando-o mais alcalino, a exemplo das batatas, mandioquinha, inhame, mandioca, entre outros, naturalmente, considerando que eles sejam cozidos sem óleo ou frituras de qualquer espécie. Em suma, frutas, saladas, verduras, são altamente saudáveis e podem ser consumidas em abundância por qualquer um no dia a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com