TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Por:   •  12/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Acadêmico do Agreste

Núcleo de Formação Docente

Curso de Química-Licenciatura

LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA

EXPERIMENTO Nº 1

EXTRAÇÃO COM SOLVENTE

ALUNOS(AS): Alvanires
Emília de Oliveira;
Melissa Cancelo;

Franciele

TURMA: 7º Período

PROFESSOR

Caruaru

2019

PRÁTICA Nº 01 – EXTRAÇÃO COM SOLVENTE

1 OBJETIVO

Isolar a cafeína da coca-cola, do café e do chá preto, utilizando a técnica de extração com solvente. 

2 INTRODUÇÃO

A transferência de um soluto solubilizado em um solvente para outro solvente é chamada extração, ou mais precisamente extração líquido-líquido. O soluto é extraído de um solvente para outro, porque este é mais solúvel no segundo solvente do que no primeiro. Os dois solventes devem ser imiscíveis (não se misturam), e devem formam duas fases ou camadas separadas, para que esse procedimento funcione. Por exemplo, a cafeína, um produto natural, pode ser extraída de uma solução aquosa agitando-a sucessivamente com várias porções de diclorometano.

A função da extração é a transferência de um soluto de um solvente para outro, com a finalidade de isolar determinados compostos orgânicos de soluções ou suspensões aquosas onde se encontram. A extração fundamenta-se no fato de que as substâncias orgânicas são solúveis em solventes orgânicos e muito pouco solúveis na água, assim, se formam duas fases pela adição do solvente, após agitação, a substância passa em maior parte da fase aquosa para o solvente.

Farmacologicamente, o extrato da cafeína é eficaz no tratamento de dores de cabeça e musculares, além de estimular o funcionamento do corpo e do cérebro, porém seu consumo deve ser efetuado sob prescrição médica. A cafeína pode ser extraída por adição de ácidos formando sal orgânico.

3 MATERIAIS E REAGENTES

Coca-cola, chá preto e café em pó Clorofórmio

01 suporte universal

01 Pinça de madeira

01 Pinça metálica 6

01 Vidro de relógio grande

03 Funil de separação

03 tubos de ensaio grande

02 béqueres de 250 mL

 02 bastões de vidro

01 argola

02 erlenmeyer de 125 mL Banho maria

03 bastõesões de vidro 3 papel de filtro 3 provetas de 10 mL 1 proveta de 50 mL

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.1 Extração da Cafeína da Coca-cola

Colocou-se num funil de separação 15 mL de coca-cola e 5 mL de clorofórmio, em seguida foi agitando suavemente durante 10 minutos. Em seguida, deixou-se descansar por 5 minutos e depois foi extraído a camada inferior. Pesou-se um tubo de ensaio e transferiu-se 1 mL do filtrado para um tubo de ensaio, e foi levado ao banho maria a 70ºC para evaporação do solvente. Observou-se que foi formado cristais de cafeína. Após todo o solvente ter evaporado, pesou-se o tubo e determinou-se a massa de cafeína extraída de 0,0107 g.

4.2 Extração da Cafeína do Café

Foi aquecido 100 mL de água até fica no estado de ebulição, em seguida, pesou-se 10g de pó de café e adicionou-se na água em ebulição. Filtrou-se a mistura deixando esfriar. Transferiu 15 mL do filtrado para um funil de separação, adicionou-se 5 mL de clorofórmio e agitou-se suavemente por 10 minutos. Deixou-se em repouso por 5 minutos, e separou-se a fase inferior. Depois foi adicionado mais 5 ml de clorofórmio para obter o resultado.

 Pesou-se um tubo de ensaio e transfirio-se 1 mL do filtrado para um tubo de ensaio previamente pesado. Aqueceu-se o tubo de ensaio no banho-maria a 70ºC e observeou-se a formação de cristais. Após todo o solvente ter evaporado, pesou-se o tubo e determinou-se a massa de cafeína extraída que foi de 0,0357 g.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (737.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com