TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINHA MISTA (CORE YARN) DE ALGODÃO E POLIÉSTER PARA APLICAÇÃO COMO LINHA DE COSTURA

Por:   •  5/10/2016  •  Artigo  •  3.448 Palavras (14 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 14

LINHA MISTA (CORE YARN) DE ALGODÃO E POLIÉSTER PARA APLICAÇÃO COMO LINHA DE COSTURA

Lucas Teixeira[1]

Natan Garcia ²

RESUMO

Este trabalho aborda os assuntos referentes às fibras têxteis de algodão e poliéster, e que com a junção destas duas matérias primas é criado a Core Yarn, ou mais conhecida por nós como linha Mista. Este estudo foi realizado no período entre Fevereiro e Junho de 2015, nas Instituições de ensino UNIFEBE/SENAI. Os conteúdos abordados neste trabalho exploram um pouco sobre a história destas duas fibras (Poliéster e Algodão), como elas são feitas, e sobre o processo que as tornam uma só linha, formando a Core Yarn (linha mista). No meio destas fibras passa uma fibra de poliéster de filamento contínuo, e assim são retorcidas as outras duas fibras ao seu redor (poliéster com algodão ou poliéster com poliéster, que forma a conhecida linha Poli – Poli). A linha mista é mais utilizada no acabamento de calças jeans, camisetas de tecido e camisetas polo, ou seja, são utilizadas para o detalhe final da peça, e por isso tem um preço elevado em comparação com as linhas feitas somente de poliéster que são linhas comuns, pois ela é mais resistente, possui um maior brilho e um alongamento considerável dando um toque a mais na peça.

Palavras-chave: Linha Mista. Aplicação Têxtil. Fibras. Poliéster. Algodão.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo científico é esclarecer todo o processo da Core Yarn (Linha Mista), desde como ela e feita até onde ela será aplicada.

A Linha Mista geralmente é utilizada em roupas que exigem uma maior resistência da linha que é aplicada principalmente no Jeans e tecidos com maior valor que requerem um detalhe a mais na sua peça.

Existem dois tipos de linha mista, tanto a Poli Poli que é composta com uma camada de um fio mais resistente de poliéster e um fio menos resistente de poliéster com um fio de filamento contínuo que é chamado de alma, e o outro tipo de linha mista é composto de fibras de algodão com fibras de poliéster contendo também um fio de filamento contínuo para ser usada com alma do processo na fiação.

Acrescentando também ao artigo um pouco da história das fibras do algodão e do poliéster que são essenciais na fabricação de linha mista chamada de Core Yarn.

2. DEFINIÇÃO DA FIBRA

Segundo o site Rawr Denim, esse é um processo pelo qual as fibras são torcidas em torno de um fio chamado de alma, filamento existente ou fio fiado, para produzir uma estrutura em que o fio já formado é a alma do processo.

Linha Mista é a estrutura de dois componentes com Poliéster e Algodão. Geralmente fio de filamento contínuo é utilizado como a alma do processo e as fibras utilizadas como revestimento entrelaçando ao redor e formando a linha mista de costura. O fio fiado com alma é usado para melhorar as propriedades funcionais dos tecidos, tais como a resistência, a durabilidade e conforto, e o estiramento.

[pic 1]

Figura 1:

Diagrama do processo da retorção da linha mista

Fonte: Rawr Denim

3. MÉTODOS DE PRODUÇÃO DE FIBRAS FIADAS

Segundo o site Craftsy, a produção de Linha Mista (Core Yarn) é feita com sucesso por muitos sistemas de fiação. Cada sistema tem suas próprias características. A fiação anel convencional é simples e econômica, mas o posicionamento do fio no centro é difícil e importante, mas o problema pode surgir durante o processo seguinte e os filamentos do núcleo se tornam distorcidos. O posicionamento do núcleo pode ser ajustado com precisão e é utilizado para produzir os fios industriais e condutores. Prováveis ​​métodos de produção de Linha Mista (Core Yarn) são citados abaixo:

1. Convencional de giro, com os sistemas de anéis.

2. Sistema de fiação eletrostática

3. O sistema de fiação Rotor

4. O atrito do sistema giratório

5. Air sistem de fiação jet

4. FIXAÇÃO DAS FIBRAS

Segundo o site Craftsy, a extremidade do dispositivo é montada na barra de guia de passagem mecha de tal modo que a posição relativa da mecha e o filamento de núcleo podem ser mantidos constantes durante todo o tempo. Existe uma disposição para variar a posição do dispositivo, se necessário.

A outra extremidade do prato está equipada com uma guia de porcelana que alimentam o filamento do núcleo a uma posição precisa por detrás dos rolos de estiramento frontais. Este conceber está equipado com um pré-tensor e é mantida num plano horizontal. Variando o número de discos de tensão pode variar a tensão de entrada do filamento do núcleo.

A embalagem que contém o material de filamentos de núcleo é suspensa de uma barra de tal modo que eles poderiam facilmente rodar, evitando assim qualquer tendência para esticar o filamento antes de ser alimentado ao dispositivo de tensionamento.

5. O PROCESSO DA FIBRA FIADA NA FIAÇÃO

Segundo o site Craftsy, o fio alimentado através dos rolos de entrega só são normalmente conhecidos como o "núcleo" (meio), e o outro componente é conhecido como o "invólucro” (ao redor).

O núcleo pode ser de fios de filamento contínuo ou de fio fiado. Se o núcleo de fio fiado e a direção da sua torção é geralmente a mesma que a do fio completa. Fios fiados são feitos para fins decorativos ou, mais comumente, para o fortalecimento das peças que vão ser aplicados para facilitar os processos subsequentes.

Quando usado para o fortalecimento, o núcleo pode, depois de ter servido ao seu propósito, ser removido por ação química solvente ou outro, por exemplo, a remoção de fios de filamentos de alginato de cálcio por uma lasca alcalina ou de um fio de algodão por carbonização. O núcleo é muitas vezes retido para o reforço do tecido resultante como é o caso do nylon ou do poliéster de filamento contínuo de fios onde é utilizado.

Um fio feito torcendo as fibras em torno de um filamento ou um fio fiado anteriormente, ocultando assim o núcleo. Fios com alma são utilizados em linhas de costura, cobertores e meias e também para obter efeitos novos em tecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (564.6 Kb)   docx (379.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com