TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio de quimica

Por:   •  16/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

O intuito desta primeira aula é repassar aos alunos as normas de segurança que devem ser adotadas no ambiente do laboratório de química aplicada à engenharia, uma vez que, substâncias tóxicas, inflamáveis e corrosivas poderão ser manipuladas.

 


Introdução

Em um laboratório de química, substancias nocivas podem ser manipuladas, e para que os riscos, à saúde dos manipuladores, sejam minimizados se faz necessária a utilização de normas que deverão ser seguidas durante as aulas práticas.

Podemos iniciar nossa lista de normas com a pontualidade, é importante que o horário seja cumprido para que as explicações iniciais, a cerca do assunto que deverá ser tratado na atividade prática, sejam passadas a todos, dessa maneira nenhuma bancada de alunos será prejudicada por atrasos.

Outro ponto importante, é que todos que entrarem no laboratório devem estar usando calçado fechado e calça, bem como sua bata. Esses elementos podem ser classificados como EPI – Equipamento de Proteção Individual, porém além desses existem os óculos, luvas, máscaras e protetores auriculares. Além dos EPI’s, temos também os EPC’s, que são os Equipamentos de Proteção Coletiva, como por exemplo os extintores, chuveiro, lava olhos e a capela.

Por ultimo devemos atentar para algumas instruções mais importantes, como: diluir ácido concentrado em água, adicionando primeiro aproximadamente 1/3 da capacidade do balão com água, só depois o ácido deverá ser colocado, e nunca fazer a operação inversa; Nunca direcionar a boca de um tubo, com substancia em aquecimento, para o manipulador; Nunca levar à boca alguma vidraria, como por exemplo para pipetar, bem como não sentir seu odor pondo o nariz diretamente no frasco; Não levar alimentos, nem comê-los em laboratório, pois trata-se de um ambiente contaminado; Retirar a bata apenas quando já estiver fora do laboratório, porém não sair andando no campus com a mesma, pois como já foi dito, o laboratório é um ambiente contaminado.


Conclusão

Foi possível entender a importância de seguir as normas de segurança, para que todas as aulas fluam bem, sem haver transtornos.


Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA

Relatório de aulas práticas de Laboratório em Química Geral

NORMAS, CONDUTAS E SEGURANÇA NO LABORATÓRIO DE

QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA – Aula 01

Roberta Crhistiane Maltas da Silva

Caraúbas – RN

08/04/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com