TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório de Dinâmica Líquida / Engenharia Mecânica

Por:   •  13/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Laboratório de Dinâmica dos Fluidos / Engenharia Mecânica

TÍTULO: TESTE DE VAZÃO

Pedrão


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        OBJETIVOS        4

3.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        5

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        6

5.        CONCLUSÕES        7

6.        REFERÊNCIAS        8


Índice de Figuras[pic 3]

1.        FIGURA DE ALGUMA COISA        3

2.        FIGURA DE OUTRA COISA        8

[pic 4]


  1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais, onde possui muitas as aplicações, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, onde exige medições mais complexas. A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão, depende de vários fatores.  Na História, grandes nomes marcaram suas contribuições. Em 1502, Leonardo da Vinci observou que a quantidade de água por unidade de tempo que escoava em um rio era a mesma em qualquer parte independente da largura, profundidade, inclinação ou outros fatores. Mas o desenvolvimento de dispositivos práticos, só foi possível com o surgimento da era industrial e o trabalho de pesquisadores como Bernoulli, Pitot e outros. A obtenção de valores do experimento, pode apresentar variações nas medições de ordem objetiva (natureza do objeto de medida, qualidade dos instrumentos utilizados) ou de ordem subjetiva (escolha do método de medida, habilidade do operador). Estas variações, podem ser corrigidas identificando quantas vezes ela contém a grandeza de mesma espécie, que será adotada como padrão garantindo assim a confiança dos valores obtidos.  

  1. VAZÃO VOLUMÉTRICA

Em hidráulica ou em mecânica dos fluidos, pode se dizer que vazão corresponde a relação entre o volume e o tempo. Existem vários tipos de vazão, como vazão de massa, vazão de peso e vazão volumétrica. O tipo que aplicaremos nesse experimento, é a vazão volumétrica, que pode ser determinada a partir do escoamento de um fluido, através de uma secção transversal de um conduto livre (canal, rio ou tubulação aberta), ou de um conduto forçado (tubulação com pressão positiva ou negativa), isto significa que a vazão representa a rapidez com a qual um volume escoa por uma área. Matematicamente, é apresentada pela seguinte fórmula (Equação 1):

Equação 1- Equação da vazão volumétrica.

[pic 5]

 A unidade de medida no SI (Sistema Internacional) é m³/s, podendo também ser utilizada se necessário em outros sistemas de normatização, como: m³/h, l/h ou o l/s.

  1. CALCULO

  1. DESVIO E ERRO

  1. OBJETIVOS

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

  1. CONCLUSÕES

  1. REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com