TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA QUANTITATIVA

Por:   •  12/2/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 10 POAD – M TEC QUÍMICA

ALUNA: Mirella Nunes Da Silva De Almeida

PROFESSOR: Raphael

COMPONENTE: Química Quantitativa

VOLUMETRIA DE OXIDORREDUÇÃO

A volumetria de oxirredução, pode ser definida como um aumento no número de oxidação e redução como um decréscimo no número de oxidação e é baseado em reações químicas nas quais ocorre a transferência de elétrons. Dependendo do estado de valência, muitos elementos são passíveis de oxidação ou redução e, em geral, podem ser determinados por métodos titulométricos de redução da oxidação, como a permanganometria, quando se utiliza o permanganato como titulante, reduzindo-o de Mn7 + a Mn2 +; iodometria, quando as reações envolvem a redução do iodo, reduzindo-o de Iº para I-; e iodimetria, quando as reações envolvem a oxidação de iodeto a iodo.

Em uma titulação volumétrica, um volume conhecido do titulante, usualmente contido em uma bureta, é adicionado a substância a ser determinada, o analito. As condições necessárias para as titulações redoxes são as mesmas de qualquer outro tipo de titulação: a reação entre o titulante e o titulado deve ser rápida, estequiométrica e quantitativa; isto significa que o equilíbrio deve ser favorável aos produtos. Além desses requerimentos básicos, a solução titulante deve ser estável e sua concentração determinada precisamente. Finalmente, deve ser possível a detecção do ponto final da titulação. Os agentes oxidantes que possam ser obtidos puros, como o K2Cr2O7, devem ser pesados diretamente para formar a solução titulante de concentração conhecida. Os sais de permanganato e de cério (IV) são geralmente utilizados como agentes oxidantes, mas eles não são puros o suficiente para terem suas massas pesadas diretamente e, freqüentemente, as concentrações de suas soluções devem ser determinadas com o uso de agentes redutores de alta pureza (como o As2O3) para a determinação de suas concentrações exatas. Este processo é denominado de padronização.

As curvas de titulação redox são traçadas locando-se o potencial do sistema em função do volume do titulante. Uma vez que o potencial do sistema é uma função logarítmica da concentração (ou razão da concentração), a forma da curva é a mesma das outras titulações. Nas imediações do ponto de equivalência há uma variação brusca do potencial, o que permite a determinação do ponto final da titulação.

Para uma titulação redox, geralmente o sistema é independente da diluição. Conseqüentemente, as curvas de titulação para as reações redox são em geral independentes das concentrações do analito e do reagente. Essa característica contrasta com o que é observado em outros tipos de curvas de titulação. A variação do potencial na região do P.E. de uma titulação redox torna-se maior à medida que a reação se torna mais completa. Nesse aspecto, então, as curvas de titulação redox são similares àquelas envolvendo outros tipos de reações.

A reação entre o hidrogênio e de flúor é um exemplo de uma reação de oxidação-redução, e são vitais para reações bioquímicas e processos industriais.

O sistema de transferência de electrões de células e de oxidação de glicose no corpo humano, são exemplos de reações redox, e são utilizados para reduzir minérios de metais para se obter, para a produção de células eletroquímicas, para converter amônio em ácido nítrico para fertilizantes, e para revestir discos compactos.

VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO

Uma reação de complexometria é entendida como a transformação de um íon simples em um íon complexo. O íon complexo è obtido pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons de uma espécie ou mais (ânions ou moléculas) com uma espécie deficiente em elétrons (um cátion), capaz de aceitar pares de elétrons, através de ligações covalentes coordenadas. A espécie “doadora” de elétrons é denominada ligante e cátion “receptor” desses elétrons é denominado cátion metálico central, ou seja, é uma reação entre um íon metálico, M, e um ligante, L, resultando na formação de um complexo, ML. A reação que forma um complexo 1:1 é: M + L → ML Assim o desenvolvimento da sua aplicação analítica, baseia-se na formação de um complexo colorido entre o analito e o titulante é usado para indicar o ponto final da titulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (214 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com