TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS COMUNS E ALTERNATIVOS, REAGENTES

Por:   •  27/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. OBJETIVOS        2

2. INTRODUÇÃO        3

3. PARTE EXPERIMENTAL        5

3.1 MATERIAIS COMUNS E ALTERNATIVOS, REAGENTES        5

a)        Materiais comuns:        5

b)        Materiais alternativos:        5

c)        Reagentes:        5

3.2 PROCEDIMENTO        5

4. RESULTADOS ESPERADOS        7

BIBLIOGRAFIA        8


1. OBJETIVOS

O experimento tem como principal objetivo demonstra as mudanças de estados de oxidação do manganês através da transição de cores, de modo que cada íon que se forma a partir do permanganato apresente uma cor diferente.


2. INTRODUÇÃO

O manganês (Mn) é um metal pertencente à aos metais de transição, de coloração cinza-prateado parecido com o ferro, conforme mostrado na figura 1. Apesar de ser um metal duro, é muito quebradiço, sendo difícil de fundir, porém facilmente oxidável. O nome manganês se deriva da palavra magnes, que tem relação a dois minerais da região de Magnésia, um desses minerais era a magnetita e o outra a pirolusita, onde a pirolusita não tem propriedades magnéticas.

[pic 1]

Figura 1: Manganês sólido. Fonte: https://www.tabelaperiodicacompleta.com/elemento-quimico/manganes/.

O manganês é um metal bastante reativo. Quando está sob a forma de pó, ele é lentamente oxidado pelo oxigênio atmosférico. Na sua forma maciça, ele tende a reagir com o O2, somente se for aquecido.

Em soluções ácidas, o manganês é facilmente dissolvido, formando o íon Mn2+. Ele reage fortemente com flúor (MnF2 e MnF3) e com cloro (MnCl2). Sob aquecimento, reage com enxofre, fósforo, carbono, bromo, iodo, silício, boro, selênio, telúrio e nitrogênio.

O manganês apresenta a maior faixa de estados de oxidação, indo de -3 a +7, onde seu estado de oxidação mais estável é o +2. Por conta desses diferentes estados de oxidação, o Mn forma compostos com diferentes colorações.

O íon Mn2+ possui coloração rosada; o Mn3+ possui coloração avermelhada; o Mn4+ possui coloração marrom; o Mn5+ possui coloração azulada; o Mn6+ possui coloração verde; o Mn+7 possui coloração violeta. Isso pode ser visto na figura 2 abaixo.

[pic 2]

Figura 2: Diferença de cores que o manganês apresenta em função do seu estado de oxidação. Fonte: http://www.sserc.org.uk/chemistry-resources/chemistry-demonstrations/3692-oxidation-states-of-manganese.

O manganês tem configuração eletrônica de final s2d5. Na remoção dos elétrons do seu quarto orbital, ele fica com configuração final d5, o que torna o Mn2+ estável no estado solido e em soluções ácidas. Contudo, em soluções alcalinas, ele precipita como um hidróxido branco [Mn(OH)2], sendo oxidado pelo oxigênio e formando um oxido de coloração marrom.

O íon Mn3+, em solução aquosas, se manifesta apenas na forma de complexos, do contrário, sofre desproporcionamento em Mn2+ e Mn4+. Os compostos que tem Mn4+ e Mn5+ só ocorrem na fase sólida. O Mn6+ corresponde ao íon manganato (MnO42+), que em solução se decompõem em Mn4+ e Mn7+, no qual da origem ao íon permanganato (MnO4-). Na figura 3 a seguir, essas propriedades podem ser vistas.

[pic 3]

Figura 3: Compostos com os diferentes estados de oxidação do manganês. Fonte:  https://www.quifacil.com.br/estados-de-oxidacao-do-manganes.

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAIS COMUNS E ALTERNATIVOS, REAGENTES

  1. Materiais comuns:

1 Béquer de 1000 mL

2 Béquer de 250 mL

2 Baquetas de vidro

1 Cadinho

  1. Materiais alternativos:

1 Recipiente de 1000 mL

2 Copos de 250 mL

2 Colheres convencionais

  1. Reagentes:

Água

1 Cartela de comprimidos ou de flaconetes de permanganato de potássio

80 g Hidróxido de sódio ou soda caustica

40 g Açúcar

3.2 PROCEDIMENTO

Pulverizar um comprimido de permanganato de potássio. Colocar em um béquer de 250 mL com 150 mL de água e agitar até ficar homogêneo.

Acrescentar uma colher de hidróxido de sódio à um outro béquer de 250 mL preenchido com 150 mL de água e agitar com uma baqueta de vidro até a mistura ficar homogênea. Adicionar duas colheres de açúcar e agitar até que essa mistura fique homogênea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (303 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com