TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Alternativos

Casos: Materiais Alternativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Para entendermos a ginástica, temos que voltar ao passado e saber como surgiu historicamente, atualmente, não se sabe exatamente como a ginástica começou. Mas sabe-se que é um dos esportes mais antigos, em torno de 2500 anos de surgimento (GUTMAN 1996).

A palavra ginástica vem do grego gymnastiké que significa a arte ou ato de exercitar o corpo para fortifica-lo e dar-lhe agilidade e gimnós, “nus despido” (Ferreira,1998), trazendo consigo uma ideia de associação entre o exercício físico e a nudez (“exercitar o corpo nu”), no sentido do despido, do simples, do livre, do limpo, do desprovido ou destituído de maldade, do imparcial, do neutro e do puro (FERREIRA,1998).

CARDOZO e SILVA 2009, falam que ginástica artística teve surgimento, no Egito Antigo, onde as pessoas faziam movimentos e acrobacias nas ruas, o motivo dessas apresentações era entreter os visitantes da cidade. Como essa pratica desenvolvia muitas habilidades corporais, ela passou a ser adaptada para o uso no treinamento militar, tanto na Grécia Antiga como em Roma onde suas apresentações imitavam os soldados em combate (CARDOZO e SILVA 2009).

Seu ressurgimento na era moderna e oficial veio a acontecer em 1811, em Berlim na Alemanha por meio do professor Frederick Ludwig Jahn (1778-1852), foi então que ele criou o primeiro clube voltado apenas à prática da Ginástica, criando regras especificas e aparelhos diferentes, o seu objetivo era preparar a juventude alemã para enfrentar o exército de Napoleão Bonaparte em 1813, pela libertação prussiana e posterior unificação alemã (SANTOS,1986).

Logo após a guerra Franco Prussiana , a ginástica foi proibida por considerarem uma prática perigosa por seu teor revolucionário, Jahn (1778-1852) considerado o pai da ginástica foi então perseguido e preso. Foram duas décadas de perseguição, e muitos atletas alemães decidirão distribuir o esporte para outros países e o Brasil foi um desses Países, que teve a infelicidade de ser proibido por mais duas décadas (SANTOS,1986).

Em 1881, foi criada a Federação Europeia de Ginástica, que deu origem à atual Federação Internacional de Ginástica (FIG), fundada em 1921, consagrando o movimento eclodido na Suíça, em 1832 (SANTOS,1986).

A ginástica faz parte dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição da Era Moderna que foi realizado em Atenas em 1896, onde cinco países disputaram títulos individuais.

Em Amsterdã 1928, as mulheres participaram pela primeira vez de uma competição olímpica, mas só em 1952 o programa feminino foi desenvolvido em Helsinque Finlândia, onde tiveram sete eventos, que foram, equipes femininas, individual geral feminino, solo, salto sobre o cavalo, trave, barras assimétricas feminino, aparelhos portáteis feminino. Nesse tempo ainda era chamada de ginástica Olímpica. Depois com a inclusão da Ginástica Rítmica nos jogos Olímpicos de (Los Angeles 1984) e do Trampolim (Sidney 2000) nos Jogos, ela então passava a ser chamada de Ginástica Artística.

Ginástica Rítmica

A Ginástica Rítmica começou a ser praticada no final da Primeira Guerra Mundial, mas não possuía regras especificas nem um nome determinado. Surgiu por volta da década de 1920. Sua apresentação é uma mistura de arte, beleza, técnica, flexibilidade e agilidade regida por meio de música. Seu primeiro campeonato foi disputado em 1961, um ano antes da Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconhecer a modalidade. A ginástica rítmica conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas utilizando alguns aparelhos como o arco, maça, bola, fita e corda.

Ginástica no Brasil

Assim como muitos esportes, a ginástica artística chegou ao Brasil por imigrantes, onde começaram a sua prática no sul do país, foi em 1824, por meio da colonização alemã no Rio Grande do Sul. Este foi também o primeiro estado a fundar uma Federação de Ginástica (Federação Rio-grandense de Ginástica), oficializando assim a prática desta modalidade no Brasil (PUBLIO, 1998).

Embora tenha chegado primeiro aos gaúchos, foram os catarinenses que formalizaram o esporte no Brasil fundando, em 1858, a Sociedade de Ginástica de Joinville. Alguns anos após, mais precisamente em 1867, surgiu também, em Porto Alegre, a atual Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA), e em 1895, também em Porto Alegre, foi criada a primeira liga de ginástica do estado. ( BREGOLATO, 2006).

No Século XX, São Paulo e Rio de Janeiro introduziram a pratica da ginásticas por meio de clubes, foi então que, em 1950 foi realizado o primeiro torneio nacional de ginástica, reunindo gaúchos, paulistas e cariocas, passados um ano após a competição as federações filiaram-se à Confederação Brasileira de Desportos(CBD), ( BREGOLATO, 2006).

Em 1978, foi então criada a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) que logo se filiou a Federação Internacional de Ginástica (FIG) um ano após o Brasil participa dos Jogos Pan-americanos de San Juan, em Porto Rico, conquistando a medalha de Bronze.

O cenário do esporte começou a mudar quando em 2000, foi criado o Centro Olímpico em Curitiba (PR), para manter os atletas em um treinamento intensivo para futuras competições internacionais. Logo nos anos seguintes vieram os resultados por meio da atleta Daniele Hypólito, que conquistou a primeira medalha de prata Brasileira em Campeonatos Mundiais, no exercício de solo, em Gante, na Bélgica.

Em 2003 No Campeonato Mundial de Ginástica de Anaheim, no Canadá, Daiane dos Santos, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nessa competição, também em uma prova de solo.

Já em 2004, o grande nome dessa modalidade passou a ser Diego Hypólito, irmão de Daniele, onde se tornou o primeiro Brasileiro da história a conquistar um título ao vencer a prova de saltos.

História dos aparelhos

Solo

Nas primeiras ocorrências da modalidade e nas primeiras décadas do século XX, os exercícios de solo eram executados sobre a grama. Datam-se do ano 1936, na cidade de Berlim, os primeiros jogos olímpicos que utilizaram um solo com superfície elástica, e que auxiliava na execução dos exercícios. Segundo Herholz (2007a), ingleses e alemães foram os precursores na invenção deste tipo de material para o desempenho dos exercícios de solo neste período, no final da década de 20, quando as primeiras descrições da utilização de aparelhos de solo com a capacidade da superfície de absorver e gerar impulso surgiram. Nields Bukh, pai do método dinamarquês de ginástica, também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com