TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO DO IMPACTO AMBIENTAL DO USO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELAS ATIVIDADES AGRÍCOLA E INDUSTRIAL NA FABRICAÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ALTERNATIVOS NA MICRORREGIÃO DE ITAPETININGA - SP

Por:   •  8/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo:

O presente estudo tem objetivo como apresentar um projeto que consiste no levantamento de dados qualitativos e quantitativos da produção de resíduos sólidos agrícolas e industriais na microrregião de Itapetininga, situada no interior do estado de São Paulo, bem como, na análise do impacto ambiental envolvido no seu reuso como fonte de matéria-prima para a indústria de produção de materiais de construção. A escassez de dados de produção de resíduos sólidos impede uma gestão ambiental adequada. Tais dados são de fundamental importância para que sejam propostas soluções capazes de minimizar os impactos decorrentes da disposição incorreta desses resíduos no meio ambiente. Este projeto deve contribuir ao incremento de ações para a sustentabilidade na gestão de resíduos e produção de materiais de construção tidos como “alternativos” sem recorrer à degradação do meio ambiente na obtenção de matéria-prima, demonstrando a necessidade do mesmo na região.

Introdução

As atividades econômicas produtivas industriais e agrícolas vêm atingindo patamares de produção de resíduos sólidos com proporções cada vez maiores. Tais rejeitos são dos mais diversos possíveis englobando materiais como metais, borracha, plástico, material orgânico, etc., sendo a disposição adequada destes uma preocupação ambiental, surgindo assim à necessidade de pesquisas para buscar soluções capazes de minimizar os impactos decorrentes da disposição dos mesmos no ambiente.

Neste contexto, um dos setores para destinação de resíduos sólidos tem sido a construção civil, através do seu reuso na matriz de materiais de construção (MENEZES, NEVES e FERREIRA, 2002). Tal reaproveitamento torna essa alternativa ambientalmente correta na gestão de resíduos sólidos e as pesquisas nessa área fomentam tecnologias e conhecimentos que auxiliam em projetos de extensão e tomada de decisão por órgãos competentes, como secretarias municipais de meio ambiente, por exemplo.

Entretanto, para que essa gestão seja elaborada de modo adequado é necessário haver um completo conhecimento do processo das unidades de geração dos resíduos, assim como, a caracterização completa dos mesmos, a identificação do potencial de aproveitamento e as características limitantes do uso e aplicação, além de um levantamento dos principais geradores de resíduos sólidos quanto à origem e periculosidade (LUCAS e BENATTI, 2008).

Esses dados, na microrregião de Itapetininga – SP, são escassos e carecem de um aprofundamento em termos qualitativos e quantitativos, que impedem a realização de um trabalho de gestão de resíduos adequado, tais como, tomada de decisão por órgãos competentes, trabalhos de extensão junto às comunidades e coordenação de trabalhos de pesquisas de aproveitamento de resíduos.

Portanto, proposta deste trabalho de pesquisa objetiva realizar um diagnóstico da produção de resíduos sólidos com auxilio do levantamento de dados qualitativos e quantitativos da produção dos mesmos na microrregião de Itapetininga - SP. Além disso, um levantamento bibliográfico recente relacionado aos dados será realizado com o intuito de determinar qual será a gestão de resíduos com o menor impacto ambiental possível.

Materiais e métodos

Levantamento de dados qualitativos e quantitativos da geração de resíduos sólidos para as cidades da microrregião de Itapetininga - SP

Nessa primeira etapa do estudo, serão realizados estudos de levantamento qualitativo e quantitativo dos dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com