TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Alternativos E Sustentáveis - Casa Susutentável

Trabalho Escolar: Materiais Alternativos E Sustentáveis - Casa Susutentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Sabendo da crescente necessidade de se conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação do planeta, cada vez mais pessoas têm buscado soluções sustentáveis para tarefas do dia a dia. Atualmente, a sustentabilidade doméstica foi além de separar o lixo orgânico do reciclável. Já é possível ver casas modernas com projeto de arquitetura não somente bonito, mas também altamente sustentável que, além de preservar os recursos do meio ambiente, ainda prezam pela economia financeira dos seus proprietários e moradores, sem abrir mão do conforto com o qual já estamos todos acostumados.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. RESUMO HISTÓRICO

Os problemas ambientais a serem enfrentados pela humanidade atualmente podem ser resumidos na poluição generalizada em todos os meios e na escassez de energia e recursos. Estes problemas são causados pelo modelo de desenvolvimento atual que possui uma visão limitada dos impactos ambientais ocasionados pelas novas tecnologias.

Até pouco tempo este modelo de desenvolvimento sequer era questionado, pois ainda não se percebia as dimensões dos problemas ocasionados por ele.

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu na década de 70 e, na década de 80 aparece nos relatórios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Foi popularizado somente depois de 1987, pelo Relatório Brundtland, resultado da Comissão Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (UNCD) (STAHEL, 1998, p. 104). O conceito de desenvolvimento sustentável foi então posto como aquele que: (...) satisfaz às necessidades das gerações atuais, sem hipotecar a capacidade das gerações futuras de satisfazer às suas próprias (CASSA 2001, p. 22).

Mostrando assim como a questão da sustentabilidade é abordada na aérea da engenharia civil, sendo um tema que está em constante discussão, pois ao mesmo tempo em que gera benefícios para o meio ambiente, é algo diferente, inovador, causando receio nas pessoas de saírem do que lhes é seguro.

2.2. CONSTITUIÇÃO, PROPRIEDADES, FABRICAÇÃO E APLICAÇÕES.

Um dos primeiros fatores a se pensar no momento que se vai construir uma casa ecologicamente correta é o uso de materiais de construção alternativos. São diversas opções que, além de respeitarem o meio ambiente, ainda trazem muito charme ao projeto de arquitetura. Abaixo, apresentamos essas opções:

2.2.1. Piso de Bambu

O Bambu é uma matéria prima altamente sustentável, pois é abundante e renovável. Devido à velocidade de seu crescimento, pode ser colhido anualmente, sem prejuízos à natureza.

O piso de bambu é uma excelente opção de revestimento para quem não abre mão de beleza aliada a durabilidade e muita resistência. Mais duro que Jatobá e mais durável que Eucalipto, requer pouca manutenção: basta limpá-lo com um pano úmido, pois ele dispensa o uso de cera. Além disso, é muito fácil de instalar, permitindo um ótimo acabamento.

O produto comercializado possui diversas tonalidades diferentes, o que permite combiná-lo com qualquer projeto. Esse produto segue os rigorosos padrões de qualidade usados nos mercados mais exigentes.

2.2.2. Madeira Plástica

Uma opção sustentável para o uso da madeira em ambientes externos (decks, piers e outros) é o uso da Madeira Plástica. Esse material é altamente resistente à corrosão de intempéries e é imune à pragas, cupins, insetos e roedores. Apesar da aparência lembrar muito a madeira comum, sua fabricação é feita com diversos tipos de plásticos reciclados e resíduos vegetais de agroindústrias.

Além de decks, piers, assoalhos em geral e revestimentos de fachadas e paredes, esse material pode ser amplamente usado em objetos de uso diário e decoração, como mesas, bancos, lixeiras, guarda-copos e outros.

A Madeira Plástica não empena, não racha e não solta farpas, como a madeira comum. Além disso, não absorve umidade e, portanto, não cria fungos nem mofa. Também não precisa de pintura ou qualquer outra manutenção.

2.2.3. Tinta Mineral Natural

Também conhecida por Tinta Mineral Ecológica, é feita à base de terra crua e emulsão aquosa. A matéria prima para essa tinta é retirada de jazidas certificadas. A Tinta Mineral não agride o meio ambiente, não possui nenhum tipo de Composto Orgânico Volátil, nem biocidas, estabilizantes ou corantes. São vendidas em embalagens reutilizáveis ou recicláveis.

Além da tinta branca, o produto também oferece cores únicas e intensas, como terracota, café, grafite, preto e outras. Sua espessura varia de acordo com a intenção: pode ser feita fina, para pintura de superfícies (tanto interna, quanto externa), ou mais espessas, para texturas. Também pode ser usada em diferentes superfícies, de alvenaria a isopor.

A Tinta Natural é durável, lavável, não descasca com a umidade e ainda ajuda na manutenção de umidade relativa do ar e troca de calor. Esse produto não faz nenhum mal à saúde e ainda ajuda a promover um ambiente saudável, livre de mofos e fungos.

2.2.4. Concreto celular

O concreto celular é um produto de baixa densidade, resultante da mistura

de um ou mais aglomerados (cal, cimento, areia especialmente fina e pó de

alumínio).

A redução de peso do concreto celular se deve a formação de gases no interior

da massa, que podem reduzir a densidade em até seis vezes, quando comparado

com concreto comum.

O processo de fabricação que utiliza vapor de alta pressão para a cura dos

blocos permite a formação de um produto leve, resistente, estável e pronto

para o uso.

Vantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com