TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATÉRIA PARA PROVA DE QUÍMICA GERAL

Por:   •  30/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

MATÉRIA PARA PROVA DE QUÍMICA GERAL I

  1. Modelo atômico

Os modelos atômicos foram propostos ao longo da história como forma de tentarem explicar o que é o átomo e como ele se comporta.

Os filósofos Leucipo e Demócrito afirmavam que a matéria não poderia ser dividida infinitamente, chegando a uma unidade indivisível denominada átomo.

- 1° modelo atômico (Modelo bola de bilhar): O cientista John Dalton, por volta do ano de 1808, elaborou sua teoria sobre a matéria, conhecida como teoria atômica de Dalton. Ele retomou a palavra átomo utilizada por Leucipo e Demócrito (A professora não pediu p focar esse modelo para a prova de recuperação).  

Segundo Dalton, a matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; os átomos são esferas maciças e indivisíveis; os átomos com as mesmas propriedades, constituem um elemento químico; as reações químicas são rearranjos, união e separação, de átomos.

- 2° modelo atômico (Modelo pudim de passas) PROVA DE RECUPERAÇÃO: Baseado em experiências com cargas elétricas, o cientista inglês Joseph John Thomson, no final do século XIX, concluiu que o átomo não era uma esfera indivisível, como sugeriu Dalton. Thomson propôs que o átomo fosse uma esfera de carga elétrica positiva, onde os elétrons estariam uniformemente distribuídos, configurando um equilíbrio elétrico.

Modelo pudim de passas[pic 1]

- 3° modelo atômico (modelo planetário) PROVA DE RECUPERAÇÃO: No início do século XX, o cientista Ernest Rutherford, utilizando a radioatividade, descobriu que o átomo não era uma esfera maciça, como sugeria a teoria atômica de Dalton. Surgia assim um novo modelo atômico. Segundo Rutherford, o átomo seria um imenso vazio, no qual o núcleo ocuparia uma pequena parte, enquanto que os elétrons o circundariam numa região negativa chamada de eletrosfera, modificando assim, o modelo atômico proposto por Thomson. Assim, de acordo com Rutherford, os elétrons se deslocavam em órbita circular ao redor do núcleo.

[pic 2]

Rutherford propôs que o NÚCLEO, conteria toda a massa do átomo, assim como a totalidade da carga positiva (chamadas de PRÓTONS).

  • ATENÇÃO: De acordo com o modelo atômico proposto por Rutherford, os elétrons ao girarem ao redor do núcleo, com o tempo perderiam energia, e se chocariam com o mesmo. O QUE NÃO ACONTECE! Assim surgiu o 4° modelo atômico.

4° Modelo atômico (A professora não pediu p focar esse modelo para a prova de recuperação): O cientista dinamarquês Niels Bohr aperfeiçoou o modelo proposto por Rutherford, formulando sua teoria sobre distribuição e movimento dos elétrons. Baseado na teoria quântica proposta por Plank, Bohr elaborou os seguintes postulados:

- Os elétrons descrevem ao redor do núcleo órbitas circulares, chamadas de camadas eletrônicas, com energia constante e determinada. Cada órbita permitida para os elétrons possui energia diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com