TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Misturas eutecticas

Tese: Misturas eutecticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias fisicamente misturadas. Em alguns casos, a mistura pode ser facilmente identificada por uma observação visual. O granito é um exemplo a ser citado, rocha que tem em sua composição uma mistura de feldspato rosa, mica preta, quartzo branco e outros mineiros. Os componentes do granito podem ser identificados através de um simples olhar. Em outros casos se faz necessário o uso de parelho como: lupas e microscópios, para que o objetivo de identificação dos componentes da mistura em estudo seja alcançado. Algumas misturas possuem um maior grau de dificuldade para serem caracterizadas: a água do mar é um exemplo, onde essa mistura é formada por vários sais e por água, mas aparenta ser “água pura”. Um grande ponto a ser destacando é quanto à preparação da mistura, que poder ser realizada através de várias composições. Os componentes da mistura influenciam diretamente em algumas propriedades como: ponto de congelamento, ponto de ebulição etc. [Russel, 1994].

As Misturas Eutéticas possuem comportamento semelhante ao de uma substância pura no processo de fusão, por tanto, a temperatura é mantida sem alterações do início ao fim da fusão. Exemplos com esse tipo de mistura são as ligas metálicas: solda (estanho e chumbo) e o bronze (estanho e cobre). As Misturas Azeotrópicas, são sistemas em que o ponto de ebulição não sofre alterações, esse último caso é bem presente entre os líquidos. O álcool hidratado é um exemplo de mistura azeotrópica, devido à mistura da água com o álcool em determinada proporção, onde necessita de uma energia elevada para realização da separação dos componentes, uma vez que a temperatura de ebulição é mantida constante aos 78,5°C [Souza, 2011].

A separação de misturas possui grande importância para a química, uma vez que em vários procedimentos de pesquisas e experiências, é correto que as substâncias utilizadas no estudo possuam um alto grau de pureza. Para tal objetivo, utilizam-se diferentes métodos para realização da separação das misturas [Martins]. Dentre vários métodos de separação de misturas, destaca-se a destilação, que é um procedimento, onde permite separar um líquido misturado a outro, e separar um líquido de um sólido. É um dos procedimentos mais utilizados em indústrias e laboratórios [Dantas]. A destilação simples é indicada para separar um sólido de um líquido homogêneo, consiste em vaporizar o líquido e posteriormente condensá-lo através de um aparelho chamado condensador. Outro tipo de destilação é a fracionada, que consiste no aquecimento de uma mistura contendo dois ou mais líquidos, onde os mesmos possuam diferentes pontos de ebulição. Desta forma, o sistema é aquecido e separa-se inicialmente o componente que possui menor ponto de ebulição, e em seguida os que possuem maiores pontos [Souza, 2011].

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »