TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moléculas orgânicas

Tese: Moléculas orgânicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Tese  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

Respostas:

1. São moléculas orgânicas que resultam da associação dos ácidos graxos e álcool. Insolúveis em água, mas solúveis em componentes orgânicos (benzina, éter e o álcool). Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.

2. São a energia, textura, sabor, palatabilidade, cor, conservação, transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis, proteção dos órgãos, isolante térmico e físico;

3. São classificados como Simples (gorduras, graxas) e Compostos (fosfolipídios, glicolipídios,lipoproteínas ).

4. O óleo é uma designação genérica dos triacilglicerídeos, líquidos, que fornecem, por hidrólise, glicerina e ácidos graxos cujas cadeias contêm uma ou mais insaturações (por exemplo, oléico, linoléico), encontrados nos tecidos animais ou extraídos de certos vegetais (por exemplo, óleo de oliva). Líquido em temperatura ambiente, 25 ºC. A cera é uma substância natural, incluída entre os lipídios, e que são ésteres de ácidos graxos de cadeia longa condensados com alcoóis, também de cadeia longa. Funde em aproximadamente 60 a 64 ºC.

5. Os lipídeos simples são formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Dividem-se em Triglicérides ou glicerídeos e em ceras ou cerídeos.

6. Quase sem exceção, os ácidos graxos que ocorrem nos alimentos contêm um número par de átomos de carbono. Os ácidos graxos essenciais para a alimentação humana são o ácido linolênico (ômega-6) e o ácido linoleico (ômega3). O primeiro está presente em grande quantidade nos óleos de milho e soja, enquanto o segundo, em vegetais de folhas verdes, no óleo de linhaça e nos óleos de peixes marinhos. A importância destes ácidos graxos está na sua capacidade de se transformar em substâncias biologicamente mais ativas, com funções especiais no equilíbrio homeostático, e em componente estrutural das membranas celulares e do tecido cerebral e nervoso.

7. Os ácidos graxos são classificados como saturados, mono e poliinsaturados, dependendo do número de duplas ligações na sua cadeia de carbonos. Os saturados não contêm dupla ligação entre os átomos de carbono. Os monoinsaturados contêm uma única dupla ligação e os poliinsaturados (linolênico, linoléico e araquidônico) com duas ou mais duplas ligações. Ex.: Butanóico, hexanóico, octanóico etc.

8. O aumento do número de átomos de carbono eleva o ponto de fusão em função do aumento na atração de van der Waals entre as moléculas. Por sua vez, para um número de átomos de carbono, a presença de uma ou mais insaturações diminui o ponto de fusão, sendo esse efeito mais pronunciado na forma cis, visto que sua curva rígida dificulta a aproximação das moléculas, reduzindo a atração de van der Waals.

10. São os ácidos graxos que não são produzidos bioquimicamente pelos seres humanos e devem ser adquiridos da dieta. Compreendem duas famílias: os omega 3 e os ômega 6. Inicialmente, após a descoberta em 1923 do fato de que se tratava de nutrientes essenciais, foram designados por vitamina F. Algumas fontes alimentares de ácidos graxos ω-3 e ω-6 são peixes e mariscos, semente de linho, cannabis, óleo de soja, óleo de canola, semente de chia, semente de abóbora, semente de girassol, e nozes.

11. Os óleos são líquidos à temperatura ambiente, portanto ricos em ácidos graxos insaturados. As gorduras são sólidas à temperatura ambiente, portanto ricas em ácidos graxos saturados. A diferença básica está nas suas estruturas físicas em temperatura ambiente.

12. O triglicerídeo é a menor partícula da gordura presente no sangue, que é um importante indicador para a avaliação do metabolismo das gorduras. Monoglicéridos, mais vulgarmente conhecidos como monoacilgliceróis, consistem de um covalentemente ligado a uma cadeia gorda de ácidos glicerídeos através de uma ligação éster. Pode ser sólidos de cera, líquidos ou sólidos duros, toda a água insolúvel. A sua eficácia como emulsionastes W / o / w, que é, em parte, possuem a capacidade de baixar a tensão superficial entre a água e outros lípidos a temperaturas elevadas.

13. São encontrados como óleos e gorduras presentes em determinados alimentos.

14.

Hexanóico ; Capróico cis,cis-9,12-octadecanóico aal-cis-9,12,15- ; Linoléico

Dodecanóico ; Láurico OCtadecadienóico all-cis-5,7,9,11- ; linolênico

Hexadecanóico ; Palmítico

Octdecanóico ; Esteárico

cis-9-Octadecanóico; Oléico

15. Consiste na hidrólise básica de lípideos, mais precisamente triglicerídeos (óleos vegetais ou gorduras) mediante a adição de uma base forte e facilitado com aquecimento. Cada molécula de triglicerídeo se quebra em uma molécula de glicerina e em seus três ácidos graxos correspondentes. Utilizado na fabricação de sabão.

16. A hidrogenação consiste na ação de hidrogenar, adicionar hidrogênio, processo químico de redução no qual o hidrogênio gasoso (H2) é diretamente adicionado a uma substância, geralmente hidrocarbonetos, alcenos (que apresentam uma dupla ligação entre os átomos de carbono) ou alcinos (que apresentam uma ligação tripla entre carbonos). A hidrogenação catalítica é um dos processos químicos mais importantes dentro da indústria. É empregado na produção da gasolina artificial a partir do carvão e na produção de diversos produtos alimentícios, incluindo a margarina comercial. A reação de produção da margarina é conhecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com