TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORT. ORG.

Exames: COMPORT. ORG.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  4.640 Palavras (19 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE ANHANGUERA

UNIDERP

2011

1º DESAFIO DE APRENDIZAGEM – CO

Grupo/RA: Janayne Scartezini RA/326840, Selma Mª. Duarte Lemos RA/296718, Elizete Guimarães RA/302522,Clerismar Souza de Araújo RA/287171, Paula Nunes da Silva RA/291399, Naiara da Silva Matos RA/29120

Curso:Ciências Contábeis

Disciplina:Comportamento Organizacional

Tutora EAD: Ana Maria Vasconcelos

Unidade Federativa:Goiás

Cidade:Cristalina

Pólo:UNIDERP-Cristalina

Etapa 1

Conceito de CO

Podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatizam-se o comportamento relativo a funções, trabalho, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito comum. As organizações são instrumentos sociais por meio dos quais muitas pessoas combinam seus esforços e trabalham juntas para atingir propósitos que isoladamente jamais poderiam fazê-lo. (I.Chiavenato, 2005)

Comportamento Organizacional, Andrew J. Dubrin – é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Principais Conceitos da Teoria dos Sistemas

Tipos de sistemas: fechado e aberto. Uma distinção importante para a teoria da organização é a classificação das organizações em sistemas fechados ou abertos. Um sistema fechado é aquele que não realiza intercâmbio com o seu meio externo, tendendo necessariamente para um progressivo caos interno, desintegração e morte. Nas teorias anteriores da Administração, a organização era considerada suficientemente independente para que seus problemas fossem analisados em torno de estrutura, tarefas e relações internas formais, sem referência alguma ao ambiente externo, pois as atenções estavam concentradas apenas nas operações internas da organização, adotando-se, para isso, enfoques racionalistas.

Buguslaw apud (BERTALANFFY, 1977) assente que:

Os sistemas estão em toda parte [...] são o verdadeiro núcleo de uma nova tecnologia e tecnocracia. Seus executantes são os ‘novos utopistas’ de nosso tempo, que - em contraste com a raça clássica cujas idéias permaneciam entre as capas dos livros – estão em ação criando um Mundo Novo, admirável ou não.

Quadro Comparativo entre: Sistema aberto e Sistema Fechado

Sistema Aberto Sistema Fechado

Sistemas abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente , através de entradas e saídas . Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente . São eminentemente adaptativos , isto é , para sobreviverem devem reajustar-se constantemente às condições do meio . Mantêm um jogo recíproco com as forças do ambiente e a qualidade de sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza, aproximando-se de uma operação adaptativa. A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e de auto-organização. Os sistemas abertos não podem viver em isolamento. Os sistemas fechados – isto é, os sistemas que estão isolados de seu meio ambiente – cumprem o segundo princípio da termodinâmica que diz que “certa quantidade, chamada entropia, tende a aumentar a um máximo”. A conclusão é que existe uma “tendência geral dos eventos na natureza física em direção a um estado de máxima desordem”. Porém, um sistema aberto “mantém a si próprio, em um contínuo fluxo de entrada e saída, uma manutenção e sustentação dos componentes, nunca estando ao longo de sua vida em um estado de equilíbrio químico e termodinâmico, obtido através de um estado firme , chamado “homeostasia”. Para tanto, os sistemas abertos podem utilizar como forma de REGULAÇÃO dois mecanismos: feedback negativo e feedback positivo. Por meio do FEEDBACK NEGATIVO, o sistema tende a anular as variações do meio ambiente, recusando qualquer informação que ponha em jogo seu equilíbrio a fim de mantê-lo invariante. Por outro lado, o FEEDBACK POSITIVO tende a amplificar o fluxo vindo do meio ambiente, levando o sistema a um novo estado de equilíbrio, o que caracteriza a capacidade de mudança e de adaptação de um organismo.

Os sistemas abertos, portanto, “evitam o aumento da entropia e podem desenvolver – se em direção a um estado de crescente ordem e organização” ( entropia negativa ) .

Os sistemas fechados devem, de acordo com o segundo princípio da termodinâmica, eventualmente alcançar um estado de equilíbrio em que o sistema permanece constante no tempo e os processos param. O estado de equilíbrio eventualmente alcançado nos sistemas fechados é determinado pelas condições iniciais. Isso significa que a característica principal do sistema fechado é a tendência inerente à movimentação para um equilíbrio estático e à entropia. A entropia, um conceito emprestado da termodinâmica, diz respeito à tendência que todos os sistemas fechados apresentam de passar a um estado caótico ou aleatório, em que não há mais potencial para a transformação de energia ou trabalho. Assim, a organização como sistema fechado tende a aumentar a entropia com o passar do tempo, caminhando para a desordem e conseqüente declínio.

Achamos super interessante na entrevista “O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com