TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamanizacionalento Org

Exames: Comportamanizacionalento Org. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  3.805 Palavras (16 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 16

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Práticas Supervisionadas

Disciplina: Comportamento Organizacional

Prof. William Rosa

Acadêmicos:

Douglas Ribeiro Da Silva - RA: 433644

Elaine Muqui Dias - RA: 435551

Jonas Teixeira Geraldo - RA: 435553

Leonardo Camacho Rodrigue – RA: 439705

Marcele Veiga Da Silva - RA: 435475

Santa Cruz/RJ

2013/1

Acadêmicos:

Douglas Ribeiro Da Silva - RA: 433644

Elaine Muqui Dias - RA: 435551

Jonas Teixeira Geraldo - RA: 435553

Leonardo Camacho Rodrigue – RA: 439705

Marcele Veiga Da Silva - RA: 435475

Atividade Práticas Supervisionadas

Disciplina: Comportamento Organizacional

Prof. William Rosa

Titulo: Conceito de Comportamento Organizacional

Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Comportamento Organizacional para a obtenção e atribuição de nota.

Santa Cruz/RJ

2013/1

INTRODUÇÃO

O objetivo dessa ATPS, é Inquirir os conhecimentos organizacionais que predispõem os empregados dentro uma empresa, focando a posturas e ações de cada profissional. O comportamento nas organizações tem sido um dos temas mais relevantes e um dos objetos mais discutidos e apaixonantes no universo das organizações, pelo menos, nos últimos 20 anos. Este trabalho trata-se das diferentes maneiras ou formas de fazer com que as pessoas através da obtenção de conhecimento possam influenciar no comportamento da organização levando a mesma a obter um diferencial competitivo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa sobre comportamento organizacional entre seus sistemas e definições com foco no comportamento humano. De acordo com autor Derek Rugh, “Comportamento organizacional, é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas". Como resultado espera-se evidenciar que as atuais organizações denominadas geradoras de conhecimentos, ou seja, aquelas que buscam o aprimoramento contínuo do seu pessoal, desenvolvendo grande capacidade de permanência e expansão de seus negócios num ambiente cada vez mais competitivo.

1 - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional trata-se do estudo do comportamento de cada indivíduo, focando seu desenvolvimento dentro de um ambiente organizacional, que busca investigar as atitudes, percepções, sentimentos e ações de cada trabalhador, com o propósito de utilizar esses conhecimentos para melhorar a eficácia organizacional.

1.1- Comparativo de Definição “Comportamento Organizacional”

Derek Rugh, um dos conhecidos autores ingleses nesta área, define comportamento organizacional como: "O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas"

Já a definição do professor John Ivancevich, se preocupa com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre suas atitudes; e o efeito sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores que tange a sua eficiência e eficácia e efetividade.

Dentro de uma organização se estuda três determinantes do comportamento organizacional; indivíduo, grupos e estruturas, com o objetivo de que as organizações trabalhem, mas eficazmente.

1.2 - Comparação de Sistema Aberto e Fechado

O sistema fechado: não existe permutas da empresa por meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influência ambiental não se integrando ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência.

Sistema fechado: existem permutas empresariais da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são independentes e necessitam da influência ambiental externa, plenamente integrada e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência e comunicação.

1.2.1 – Tabela de Comparativo de Sistemas

Sistema Aberto

Sistema Fechado

• Constante interação dual, com o ambiente. Influencia e é influenciado.

• Capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução sob certas condições ambientais.

• Compete com outros sistemas.

• Não interagem com o ambiente.

• Não tem capacidade de crescimento, o estado atual e final do sistema será sempre seu estado original ou inicial.

•Não compete com outros sistemas.

2 - CONCEITO DE INOVAÇÃO

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo principalmente da sua aplicação. De forma sucinta, a inventa considera que inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. Sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com