TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Org.

Por:   •  13/6/2013  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

introdução

Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano e o impacto que este causa na organização, focando nas ações e atitudes do indivíduo.

Podendo assim modelar o comportamento dos indivíduos por exercerem uma função considerável, caracterizado pela superação de pressões social, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

Podemos concluir que uma organização que leva em conta que sempre algo deve transformado está em seu caminho de sucesso.

É de suma relevância considerar que o gestor e o administrador que tem a capacidade de obter bons resultados na produtividade da empresa, utilizando de menores recursos financeiros, tempo e mão de obra, são eficientes.

O resultado deste processo, a forma como atividade foi cometida, acunha-se como eficácia.

Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice versa. Exemplificamos como um produto interessante lançado ao mercado sem eficiência, fatalmente o resultado será insatisfatório. Assim como produzir um produto com eficiência, isto é, rapidamente, com baixos custos, mas não adequado ao contexto e à situação econômica das pessoas, neste caso temos eficiência e não eficácia.

Intrinsecamente podemos dizer que é necessário que o administrador conheça os melhores métodos de produção e do serviço, a atual situação do mercado, o ambiente onde a organização está inserida, a competência dos funcionários, dados estes fundamentais para que se produza ou preste serviço com eficiência e eficácia. Na verdade, o desenvolvimento de cada nação e de cada povo depende basicamente do desenvolvimento de suas organizações. E para serem assim bem sucedidas, competentes e inovadoras as organizações precisam ser bem administradas.

DESENVOLVIMENTO

1.1. COMPREENSÃO DO TEMA COMPORTAMENTO

ORGANIZACIONAL

Vivemos em uma época de grandes desafios devido à globalização e o crescente avanço da tecnologia. O comportamento Organizacional tem como propósito trazer estrutura dentro da organização, aplicando conhecimentos obtidos sobre as pessoas, grupos, gestores, administração e da própria organização.

Observando-se o comportamento humano, suas atitudes, podendo se avaliar o impacto que este tem dentro de uma organização, buscando assim um equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Com o impacto crescente da globalização é necessário integrar às novas tecnologias em busca de melhorias e da produtividade, com programa de reengenharia, estimulando à inovação e às mudanças. Tal é a proliferação das organizações na sociedade atual, tal é a variedade de suas estruturas. A organização são unidades sociais ou agrupamentos humanos, internacionais construídos e reconstruídos com o fim de atingir objetivos específicos ou conforme se descobrem meios melhores para atingi-los.

Em suma existem diversas oportunidades e desafios para serem utilizados e oferecem soluções e melhoramentos para a organização alcançar suas metas e objetivos, atingindo assim o objetivo de mercado, e satisfação quanto à qualidade.

1.2. COMPARAÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O funcionamento das organizações tem sido objeto de estudos. As organizações são vistas como sistema aberto e fechado, ao qual tem se verificado os princípios conceituais, podendo influenciar no funcionamento da organização, no mundo em que vivemos de constantes mudanças. Vários aspectos tem que ser observados, levando em conta o comportamento, ambiente, a comunicação, a estrutura. Chegando assim a uma conclusão, que por base descrita e analisada todos os sistemas são abertos em alguns níveis, porque ocorrem interações com o ambiente obtendo assim informação. Daí se percebe que a contribuição da Administração Científica de Taylor para padronizar os métodos de trabalho do operário, efetuar o máximo controle sobre o comportamento organizacional dos participantes e obter a máxima eficiência é uma abordagem típica de sistema fechado, ao buscar a certeza, o determinismo e a previsão exata.

A Administração Científica é utilizada ainda hoje exclusivamente para problemas de nível operacional também a Teoria clássica (Fayol) e a Teoria Burocracia (Weber) são abordagem típica de sistema fechado, para as quais toda contingência deve ser prevista antecipadamente e manipulada por funcionários orientados por regras e regulamentos sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com