TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Módulo Hidráulico – Medição de Vazão

Por:   •  5/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade De Sorocaba – UNISO

Engenharia de Produção

Fenômenos de Transporte

Módulo Hidráulico – Medição de Vazão

Autores:

Prof.:

Sorocaba

2017

INTRODUÇÃO

A vazão é a principal característica de um escoamento, uma vez que seu valor é utilizado no dimensionamento de obras de Engenharia, além de permitir entender melhor o comportamento de um canal e também é de grande relevância no estudo da degradação de rios por assoreamento (a vazão de escoamento influencia na quantidade de sedimentos transportados ao longo de um rio, que posteriormente serão depositados nos leitos, assoreando o mesmo).

O estudo da vazão de um rio ou canal é de grande importância na elaboração de projetos de Engenharia para sistemas de água e esgotos, geração de energia elétrica, irrigação e drenagem.

Citaremos neste relatório dois tipos de medir vazão.

Medidores de Quantidade Volumétrica:

São aqueles que o fluído, passando em quantidades sucessivas pelo mecanismo de medição faz com que o mesmo acione o mecanismo de indicação. São estes medidores que são utilizados para serem os elementos primários das bombas de gasolina e dos hidrômetros. Exemplo: disco mutante, tipo pistão rotativo oscilante, tipo pistão alternativa, tipo pás, tipo engrenagem, etc.

MEDIDORES VOLUMÉTRICOS

A pressão diferencial é produzida por vários tipos de elementos primários colocados na tubulação de forma tal que o fluído passa através deles. A sua função é aumentar a velocidade do fluído diminuindo a área da seção em um pequeno comprimento para haver uma queda de pressão. A vazão pode então, ser medida a partir desta queda.

MATERIAIS

Módulo hidráulico constituído de tubulação de vidro, tubo de venturi, placa de orifício, manômetro de bourdon, manômetro de coluna, manovacuômetro e bomba.

MÉTODOS

foi utilizada uma bancada de Venturi e junto nela uma placa de orifício. Ao redor do Venturi e da placa de orifício o procedimento experimental e métodos que realizamos, procedemos da seguinte forma:

Iniciamos a parte experimental ligando o módulo hidráulico e purgando o sistema pelo lado do Venturi. Regulamos a Potência do Motor para 25 % pelo inversor de frequência (responsável pela variação do motor e conseqüentemente variação da vazão na bomba).

Regulador de Pressão

A imagem logo a baixo mostra um fluido em escoamento por um tubo que apresenta diâmetro diferente em determinado ponto. A passagem do liquido no diâmetro menor do tubo gera um diferencial de pressão onde são medidos pelos manômetros que estão localizados antes e depois do diâmetro inferior.

Venturi

Registramos cinco vezes a pressão marcada nos manômetros com potência de 25%

Pressão 25%

O mesmo processo foi realizado para a potência do sistema de 30% e

35%.

Pressão 30%

Pressão 35%

Realizamos as mesmas leituras anteriores para o nível h1 e h2.

Conforme figura abaixo:

Nivel H1 e H2

Com os dados recolhidos no experimento, convertemos as unidades necessárias.

O aumento da pressão da bomba acontece gradualmente de acordo com o aumento do nível de h1 e h2, ou seja, são diretamente proporcionais

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram coletados 5 valore de pressão do tubo de venture s e utilizado a média destes 5 valores, repetindo a mesma quantidade para as demais Potência da bomba, 25,30 e 35 (%).

Foi calculado também a área das seções 1 e 2 para o tubo de venture e para a placa de orifício, com os seguintes resultados:

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com