TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Biocombustível

Por:   •  10/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG[pic 1][pic 2]

                               CAMPUS MONTES CLAROS

           5º PERÍODO DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

        DISCIPLINA: PROCESSAMENTO DE PETRÓLEO

         PROFESSOR: RAMON

                

BIOCOMBUSTÍVEIS

ANNANDA ALKMIM ALVES

Montes Claros – Minas Gerais

Junho – 2016

Introdução

Os combustíveis são de grande importância para a sociedade, pois através deles, as mais diversas formas de energia podem ser geradas, alimentando residências, indústrias, plantações e transporte. No entanto, a maior parte dos combustíveis usados tem origem fóssil, um tipo de material não renovável e altamente poluente. Em vista dos problemas ambientais, como efeito estufa e aquecimento global, e o aumento da demanda de energia, novas tecnologias foram criadas com objetivo de utilização de fontes de matéria prima renováveis e menos poluentes.

A energia renovável, também chamada de energia alternativa, é aquela que é obtida de fontes naturais, capazes de se regenerar e, logo, inesgotáveis, além de não agredirem o meio ambiente como os combustíveis fósseis, e não provocarem grandes impactos socioambientais. Há diversas fontes de energia renovável e, no Brasil, pode-se destacar a energia solar (sol), a energia hidráulica (rios e correntes de águas) e a biomassa (matéria orgânica). (FERREIRA, 2012). [3]

Os biocombustíveis são combustíveis produzidos a partir da biomassa (matéria orgânica), isto é, de fontes renováveis, produtos vegetais ou compostos de origem animal. Os biocombustíveis são biodegradáveis, por isso provocam menor impacto à natureza. E essas fontes são renováveis, ou seja, podem se recompor num ritmo capaz de suportar sua utilização sem restrições ou risco de esgotamento (PETROBRAS) [5].

Obtenção dos biocombustíveis

Os biocombustíveis tem origem vegetal e em alguns casos animal, eles podem ser produzidos de muitas formas diferentes, originando vários tipos de combustível. Há quatro tipos de classificações para biocombustíveis de acordo com suas respectivas fontes de matéria prima;

  • Os biocombustíveis de primeira geração são formados por biomassas produzidas diretamente pela fotossíntese, possuindo geralmente uso alimentício, como por exemplo, cana-de-açúcar, trigo, batata, beterraba e milho.
  • Os de segunda geração são etanóis considerados avançados e que são originados a partir da lignocelulose possuindo duas rotas de conversão, sendo uma biológica- via hidrólise enzimática e a outra rota por tratamento termoquímico (LARSON, 2007) [4]. A matéria prima para essa geração corresponde a resíduos agrícolas, como palha, resíduo industrial, resíduo municipal e algumas gramíneas.
  • Os de terceira geração são produzidos por resíduos pós-consumo, incluindo gordura e ácidos graxos de seres vivos, e os produzidos por algas.
  • Consiste na modificação genética de árvores, para que estas, além de fornecerem biomassa de alta qualidade por serem ricas em carbono, funcionem como máquinas eficientes na captura de dióxido de carbono presente na atmosfera.

Principais tipos de biocombustível

Biodiesel: Combustível renovável e biodegradável originado a partir da transesterificação de lipídios, óleo animal ou vegetal, que pode ser usado puro nos veículos movidos a motores de ignição de compressão ou mesmo em mistura com diesel (BIOFUEL, 2010).[2]

Etanol: Um álcool, também denominado álcool etílico, produzido pela fermentação do caldo da cana-de-açúcar. Outras matérias primas podem ser utilizadas, por exemplo, o milho, a mandioca e a beterraba. Nesses casos, entretanto, é necessário transformar o amido presente nesses alimentos em açúcar, antes da fermentação.

Biomassa: É a matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada para a produção de energia. A matéria orgânica de origem vegetal se encontra a lenha retirada de áreas florestais e os resíduos de lavoura agrícola, como o bagaço de cana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com