TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comentário Critico Capitulo Colaboração a distancia Blogs e Wikis

Por:   •  4/7/2021  •  Resenha  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI- UFVJM

Departamento de Química – DEQUI

Práticas de Ensino de Química

Discente: Francimara Diniz                                                 Docente: Benedito

Comentário critico Capitulo 5 – Colaboração a distancia Blogs e Wikis

Ensino de química mediado pelas TIC’s

Nesse capitulo, é bastante interessante por vários motivos, primeiramente porque estamos vivendo em uma era de tecnologia muito grande, hoje em dia todas as pessoas praticamente tem acesso a um computador, a internet, celular, por isso utilizar desse tipo de atividade, pode ser favorável para o professor na construção do conhecimento. Eu concordo plenamente na visão do autor nesse texto, principalmente quando ele traz os principais termos que esse tipo de abordagem pode favorecer, dentre elas o trabalho em equipe, melhorar a comunicação entre professor e aluno e também por criar ali um ambiente em comum entre ambas as partes, o que organiza melhor os dados, além de ser uma excelente ferramenta extraclasse. Gosto desse tipo de abordagem que tenta diminuir algumas “falhas’’ que esta muito presente na realidade escolar, principalmente em escolas publicas e de cidades menores e do interior. Dentre essas lacunas de dificuldade, esta principalmente a distancia que tem entre o professor e o aluno, o ensino acaba indo para uma vertente mais tradicional, e não favorece para uma participação mais ativa dos alunos, ajudando nessa interação com o professor e com os próprios alunos, além disso, a motivação é muito importante, temos como profissionais da educação, motivar o aluno a entender e aprender aquilo que esta sendo ensinado e o uso dessas TICs, o uso de metodologias e atividades que são mostradas a todo instante nesse livro, são de grande valia, e se bem conduzida pelo professor, pode ter resultados muito satisfatórios.

O autor traz nesse capitulo como, quais e porque utilizar desse tipo de abordagem com wikis e blogs, mas em ambos, ele deixa uma ideia muito clara sobre um possível foco, que é ajudar no trabalho em equipe. Essa é outra visão que o autor traz quanto a utilização de blogs e wikis que eu concordo plenamente. Essa ideia de os alunos dessa geração estarem vivendo dentro dessa era tecnológica, onde eles mergulham em um mar de informações somente digitando no google, é positiva, como eu já disse nesse e em alguns outros comentários, mas temos que estar atento quanto aos possíveis riscos que isso pode trazer, e a principal dela é o trabalho em equipe. Os alunos desaprenderam a fazer trabalhos em equipe com o decorrer dos anos e das décadas, e esse tipo de trabalho é de suma importância, pois devemos saber conviver com os outros, ouvir opiniões diferentes e saber argumentar sobre seu próprio ponto de vista sobre alguma situação. Um tipo de atividade que tenta resgatar esse tipo de espirito em equipe, uma abordagem que faça os alunos exercitarem essa ideia, é muito importante, tanto a curto, quanto a longo prazo, pensando em mercado de trabalho e em um ensino superior.

Concluindo, assim como em todo o livro, eu concordo muito com a ideia do autor, e como ele busca usar desse tipo de abordagem, como ele busca usar ideias tecnológicas e cotidianas do aluno, mas assim como todos os outros conhecimentos mediados pelos TICs, o papel do professor é muito importante, necessita dele uma habilidade muito grande de condução, e fazer com que o foco principal não se perca, que o resultado obtido não seja totalmente oposto a aquele esperado, a ideia que o autor traz é muito boa, mas também de uma dificuldade razoável quanto a sua execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com