TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo critico do livro Cipriano Luckesi 9ª Capítulo

Por:   •  19/11/2015  •  Resenha  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  2.508 Visualizações

Página 1 de 2

Provas e exames têm for finalidade, com a relação à aprendizagem escolar, verificar um nível de desempenho do educando em determinado conteúdo e classifica-lo em termos de aprovação ou reprovação, separando assim os eleitos dos não eleitos. Dessa forma se obtém um resultado falso, pois não e possível indicar de fato se o educando aprendeu ou não o mesmo pode utilizar de outros métodos como de “colar”, não ira utilizar o seu conhecimento. Essas características de provas e exames acabam separando os ditos “bons” dos “ruins”, fazendo assim uma discriminação entre os educandos. Com essa característica o professor acaba julgando o aluno e até mesmo o excluindo.

Quando se fala em professor logo podemos ligar a imagem de alguém que ensina, passa conhecimento e dessa forma o professor tem um papel muito importante para com o aluno e assim como ninguém não pode julga-lo e muito menos exclui-lo. Quando falamos de avaliação já podemos o contrario das provas e exames, pois a mesma tem o papel de inclusão e de agonista para que o aluno possa encontrar o caminho correto e seguir. Avaliação tem como meta ajudar o aluno em seu crescimento, onde de forma exemplar ela esta ali para acolher e fazer com que todos os alunos, principalmente os que têm mais dificuldade possa se restabelecer e seguir adiante. Esse método se iguala as características dos professores. Já o método de provas e exames não visa à totalidade e descrimina fazendo a exclusão de parte dos alunos. E ainda pode ser equivocada, não e porque o aluno tirou uma nota “dez” que ele de fato tem total domínio sobre o conteúdo ou que ele vá conseguir caminhar e seguir adiante no processo escolar.

No caso de provas e exames temos seu conhecimento na origem moderna que se sistematizou a partir do século XVI e XVII, junto com a sociedade burguesa. Onde a mesma e marcada pela exclusão e marginalização de grandes partes dos seus membros. Já a denominação avaliação da aprendizagem é nova, e foi atribuída a Ralph Tyler que a cunhou em 1930. Essa denominação mudou, porém a pratica continua a mesma de provas e exames a qual e muito difícil de ser mudada. Enquanto as finalidades e funções das provas e exames são as mesmas que e da sociedade burguesa, os da avaliação as questionam por isso e tão difícil realizar a avaliação na integridade do seu conceito.

Portanto amoroso deve ser entendido como o cuidado do professor para com o aluno até que ele aprenda o que e necessário. Todo educando aprende se for efetivamente ensinado. Atuar dessa maneira significa amorosidade e inclusão. O ato de avaliar a aprendizagem por si só e um ato amoroso. A prática de provas e exames seria discriminatória fazendo assim a seleção de somente alguns alunos, haja vista que o educando tem o papel de inclusão assim como o processo de aprendizagem. Ele não deve selecionar os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com