TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Código de Cores Para Resistores

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

ALEXANDRE MEDINA NORONHA JUNIOR CAMILA COELHO MARINHO

CAROLINE DE SOUZA BORGES JESIANE ANDRADE SPINDOLA JESIANE ANDRADE SPINDOLA JULIANA DA COSTA LOPES

Relatório: Código de Cores Para Resistores

Manaus

2017


ALEXANDRE MEDINA NORONHA JUNIOR CAMILA COELHO MARINHO

CAROLINE DE SOUZA BORGES JESIANE ANDRADE SPINDOLA JESIANE ANDRADE SPINDOLA JULIANA DA COSTA LOPES

Relatório: Código de Cores Para Resistores

Trabalho apresentado à disciplina de Física III, para o curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Professor: Ricardo Herculano

Disciplina: Física 3

Turma: LQ41

Manaus

2017


Sumário

1        Introdução        . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        4

2        Fundamentação Teórica        . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        5

3        Metodologia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        6

3.1        Materiais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        6

3.2        Métodos        . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        6

4        Resultados. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        6

5        Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        8

6        Referências Bibliográficas        . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        9


  1. Introdução

Resistor é todo elemento de circuito que tem por função converter energia elétrica em energia térmica, sendo, assim, dissipador de energia elétrica. Os resistores podem ser associados de dois modos principais: em série e em paralelo.

Na associação em série, os resistores são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente. Na associação em paralelo, os terminais de entrada da corente são ligados entre si e ao polo positivo do gerador, enquanto os terminais de saída são do gerador, enquanto os terminais de saída são ligados entre si e ao polo negativo do gerador.


  1. Fundamentação Teórica

Resistores são peças em circuito elétrico que são usados como aquecedores ou como dissipador de eletricidade, existe condutores fabricados com a finalidade exclusiva de converter energia elétrica em energia térmica, o filamento de uma lâmpada de incandescência, é um resistor, por exemplo. Encontramos ainda resistores nos aquecedores elétricos de ambiente, nos ferros elétricos de passar roupa, nos chuveiros elétricos etc. Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável, quando os resistores apresentam resistência variável passam a ser chamados de reostatos, exemplos de aplicação, são as lâmpadas que possuem seu brilho variável e os botões de volume dos aparelhos de som, a resistências desses equipamentos é alterada de modo a modificar o valor da corrente elétrica, aumentando ou diminuindo o brilho da lâmpada e o volume (BISCUOLA et.al., 2010).

A resistência elétrica foi descoberta pelo físico alemão Georg Simon Ohm, em 1827. Ele postulou duas leis de Ohm, as quais determinam a resistência elétrica dos condutores. A primeira lei de Ohm postula que um condutor ôhmico, mantido à temperatura constante, a intensidade de corrente elétrica será proporcional à diferença de potencial aplicado entre suas extremidades, ou seja, sua resistência elétrica é constante. Nos circuitos eletrônicos em geral, os resistores são encontrados associados em série ou em paralelo e muitas vezes em associação mista, que são compostos por conjuntos de associações em série e em paralelo (BISCUOLA et.al., 2010).

A associação de resistores em série, é quando estão interligados para constituir um único trajeto condutor, isto é, sem bifurcações, dessa forma se eles forem percorridos por corrente elétrica, esta terá a mesma intensidade em todos eles.

Segundo Biscuola (2010), a associação em paralelo ocorre quando estão interligados de tal maneira que fiquem todos submetidos à mesma diferença de potencial, às vezes identificamos em uma mesma associação, alguns resistores associados em série e outros em paralelo, nesse caso são denominados a associação mista.

O resistor é um elemento que possui fios que saem de suas extremidades, são constituídos por um valor de resistência em cada extremidade, os resistores individuais usados em circuitos eletrônicos geralmente são cilíndricos com dimensões de alguns milímetros de diâmetro e de comprimento, possui uma resistência que pode ser marcada sobre o resistor, usando-se um código de cores mediante a convenção (YOUNG et.al., 2009).

  1. Metodologia
  1. Materiais

  • 10 resistores (4 faixas, diversos valores);
  • Tabela com código de cores
  1. Métodos

  1. A turma foi dividida em 5 grupos, cada grupo com cerca de 6 alunos, para cada um dos 6 grupos foram dados 10 resistores.
  2. Após a identificação do tipo de resistor feita através da tabela com código de cores, determinou-se a máxima potência dissipada pelo resistor por meio de suas dimensões físicas.
  3. Após a analisar o valor nominal de cada resistor por meio do código de cores foi calculado a capacidade de cada um.
  1. Resultados

De acordo com o código de cores as duas primeiras faixas (começando com a faixa mais próxima das extremidades) indicam dígitos, e a terceira faixa mostra o fato de multiplicação em potência de 10. Cada grupo recebeu dez resistores para verificar o sistema de cores e saber sua carga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com