TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO SALTING OUT

Por:   •  29/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

IFCE - CAMPUS BOA VIAGEM

LICENCIATURA EM QUÍMICA

 

 

PRATICA 01: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ALCOOL NA GASOLINA E EFEITO SALTING OUT

CÍCERA FERREIRA DE SOUSA

GERMANA DO NASCIMENTO FERREIRA

MARIA JAQUELINE PEREIRA OLIVEIRA

SANDY SAMPAIO PIMENTEL

 

BOA VIAGEM – CE

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ALCOOL NA GASOLINA

Foi adicionado 5 ml de gasolina em uma proveta de 10 ml e completamos o volume dessa proveta com a solução saturada de NaCl. Em seguida misturamos os líquidos invertendo a proveta por diversas vezes. Deixamos em repouso por alguns minutos.

A água é uma substância polar, assim como o sal de mesa (cloreto de sódio). Então, quando misturamos os dois, o sal se dissolve na água e forma uma mistura homogênea e altamente polarizada. A gasolina, por outro lado, é uma substância apolar, enquanto o etanol é parcialmente apolar e parcialmente polar. Então o álcool se dissolve na gasolina. Portanto, a mistura de gasolina e etanol também é homogênea. Quando essas duas misturas homogêneas são colocadas no mesmo recipiente, o etanol, que possui uma região polar na molécula, automaticamente começa a interagir com a mistura de água e cloreto de sódio e se dissolve nela. Portanto, a gasolina é separada do etanol. Com o tempo, a gasolina se move para o topo da mistura de água, cloreto de sódio e etanol devido à sua densidade mais baixa.

Observa-se que o volume da fase transparente aumentou. Isto ocorreu porque as interações entre o etanol e a água (ligação de hidrogênio) são mais fortes do que as interações entre o etanol e a gasolina (dipolo-dipolo induzido).

As quantidades adicionadas no experimento foram:

  • Gasolina= 5 ml
  • Mistura água e cloreto de sódio= 5ml

Quantidade ao final do experimento:

  • Gasolina= 3,8 ml
  • Mistura da agua e cloreto de sódio= 6 ml

Utilizamos a regra de três para calcular a porcentagem:

5 ml ------- 100%

3,8 --------- X

X= 3,8.100/5

X= 76%

76% de gasolina e 24% de álcool.

 [pic 2]

EFEITO SALTING OUT

Em uma proveta de 10 ml, mediu-se a água destilada e colocou-se em um tubo de ensaio. Em seguida adicionamos uma gota de corante verde, logo depois adicionamos 10 ml de acetona, misturamos tudo por 10 segundos, formando uma mistura homogênea, mistura total. Para finalizar adicionamos 10 gramas de sal, percebemos que bolhas subiam antes da mistura se formar. Percebemos uma solução saturada, com corpo de fundo, houve mudança na coloração e também se formou uma misturo heterogênea, de duas fases. Observamos também uma impureza entre o corante e o sal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (588 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com