TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESBOÇO TCC QUIMICA

Por:   •  9/11/2021  •  Monografia  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 5

O objetivo desse trabalho é despertar o interesse do estudo de química mostrando alguns exemplos de sua aplicação no cotidiano, curiosidades, desafios que a mesma encontra na sociedade moderna. Mostrar como se dá a evolução da curiosidade simples à espstemiológica, de acordo com as ideologias de "Philippe Perrenoud". Mostrar que as teorias vão muito além, caminham sempre em contexto com o novo paradígma educacional( interdiscilplinaridade e transdisciplinaridade).

introdução:

Numa sociedade tão heterogênea, pôe-se como desafio despertar o interesse de discentes por essa ciência tão importante, que se mostra necessária as diversas  áreas de nossas vidas, como  a da saúde, Mineralogia, Engenharias...... Tida como um conteúdo difícil, bastante teórico e até como "chata por vários alunos", surge o desafio de se ensinar tal ciência com novas habilitadades com ênfase voltada para sua prática no cotidiano, instigar as curiosidades, investigabilidade de grandes fenômenos, projeções futurísticas, desafios atuais.... Esse trabalho pretente ao longo do seu desenvolver, trazer à tona discussões que contribuam para ampliar a visão da Quimica-Bioquímica, como de tamanha importância ao longo da história e nosso dia a dia.

De Bhor aos dias atuais

           Talvez o dinamarquês Niels Henrik David Bohr, não dimensionasse a importância de suas descobertas, em relação ao comportamentodo elétrons, modêlo  atômico proposto para o mesmo, ao ´passo que revolucionaria  o mundo moderno de hoje. Nos deleitamos hoje em dia de sua contribuição em diversas áreas onde a amplificação da luz emitida( laser) se faz presente, como na medicina, arte de tatuar, nos próprios laboratórios de análises químicas e ou bioquímicas. Como não falar das lâmpadas elétricas que tanto nos servem todos os dias, dos aparelhos elétroeletronicos domésticos. Tudo começou com a descrição de níveis energéticos eletrônicos em saltos qunatizados.

O perigo dos elérons desemparelhados e moléculas instaveis

É dificil trazer a tona tragédias como exemplo, mas ao mesmo tempo é importante para conhecimento de como se evitar que tudo se repita. O  incêndio na boate Kiss, em Santa Maria-RS( ocorrido no dia 27/01/2013), onde foram dizimadas mais de 240 vidas pode ser tomado como exemplo de como o conhecimento básico de Química ou a não negligência pode evitar tais tragédias. Tudo começou com uma faísca de um sinalizador disparado, que serviu como energia de ativação para reação de oxigênio como materias combustíveis que compunham o teto do rescinto. Comum nas casas de shows, a espuma antiacústica, composta por poliuretano e misturas que por muitas vezes barateiam seu custo e é contraindicada, justamente por  almentar a chance de combustão. A queima do poliuretano gera como subprodutos o HCN( ácido cianídrico), molécula que possue elétrons desemparelhados no elemento nitrogênio, isso léva a reação com o composto que carrega o oxigênio para o interios de nossos pulmões. O ácido cianídrigo acaba reagindo com coma a hemoglobina formando uma molécula estavél e provocando embolia. O que provoca inicialmente uma perda de consciência e dependendo da quantidade a letalidade, pois faltará a troca gasosa e os neurônios são as primeiras céluas a sentirem o impacto. Não é só o HCN, o perigo, más também o monóxido de carbono que se produz na queima não só do poliuretano, más também da combustão ma mistura que compõe a espuma antiacústica e todos os materias combustíveis na ausência ou baixa concentração de oxigênio, provoca o mesmo efeito ao reagir com a hemoglobina. Foi o que ocorreu na triste noite daquele dia fátidico, jovens morreram não queimados, más pela fumaça tóxica que se formou, agravado pelo excesso de pessoas e limitação na evacuação, pelo grande pânico e ação repentina da fumaça tóxica formada.

             Outros exemplos de intoxicações  por ácido cianídrico ocorreram pelo Brasil a fora com a ingestão de um alimento: A mandioca( Manihot esculenta), mais especificamente um subtipo conhecido como mandióca-amarga, ou mandióca brava com alto teor de ácido cianídrico. Em decorrencia de várias intoxicações ocorridas no Brasil, princimpalmente no interior( conhecido como roça), a EMBRAPA determinou o recolhimento dessa espécie. Há relatos de várias pessoas que residiam no interior com intoxicação por haver comido esse tipo de alimento, onde foram deixadas sequelas neurológicas permanentes, como atraso mental em virtude de ter ocorrido falta de oxigenação cérebral durante o envenenamento pelo mesmo mecanismo descrito na reação da hemoglobina com HCN e o monóxido de carbono. Fica a curiosidade e aprendizado, que pode ser muito bem aproveitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com