TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Efeito da concentração e envelhecimento da urina sobre a atração de Anastrepha

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Efeito da concentração e envelhecimento da urina sobre a atração de Anastrepha (Mosca-das-frutas)

A pesquisa foi conduzida no período de 25 de abril a 10 de junho de 2013 e a unidade experimental foi uma armadilha McPhail de plástico transparente e base amarela, totalizando 96 unidades experimentais. Os tratamentos do primeiro fator foram suco de goiaba a 25% + 10% de açúcar cristal e a urina do doador de 30 anos de idade nas concentrações de 10, 30, 50, 70 e 100% de urina. Já o segundo fator da pesquisa é que foram coletadas as moscas aos 3,7, 14 e 21 dias após a colocação das urinas e suco de goiaba nas armadilhas instaladas no campo dos pomares de goiaba que correspondeu ao período de envelhecimento dos atrativos.

Em todos os atraentes testados ocorreu aumento nas capturas de moscas aos sete dias de exposição no campo, todavia não acontecendo de modo linear em todos eles. A partir da concentração da urina a 50% houve um aumento na captura das moscas, principalmente aos 7 dias de envelhecimento, seguido das capturas aos 14 dias. Pelos resultados obtidos nesta pesquisa, recomenda-se então utilizar a urina mais concentrada (100%) a partir do sétimo dia de envelhecimento é a melhor opção para obter um maior número capturas das moscas dos pomares de goiaba.

Essa armadilha tem a vantagem de poder ser obtida no próprio campo/residência e ser utilizada com armadilhas feitas com materiais recicláveis, como garrafas PET, diminuindo, assim, o valor gasto com a compra de iscas ou armadilhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com