TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício de Fisio-química

Por:   •  13/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Sandra Marinho Elias

Exercício de físico-química 2

  1. Defina energia de Gibbs?

Quando uma reação química espontânea ocorre, parte da energia liberada sempre é utilizada para reorganizar o sistema. Essa parte de energia depende da temperatura e do nível de desorganização dos átomos. a entalpia, a entropia e a temperatura são os fatores determinantes para prever a espontaneidade de uma reação. Portanto, a energia livre de gibbs como a energia útil de um sistema que resulta da diferença entre a entalpia e a entropia, e expressa pela equação ΔG = ΔH – T. ΔS.

  1. Com base na espontaneidade e na energia de gibbs, discorra quando o processo for exotérmico e endotérmico.

Quando o processo é exotérmico ΔH < 0, e a entropia do sistema aumenta ΔS > 0, o sinal de ΔG e negativo para todas as temperaturas. O processo será sempre espontâneo. Quando o processo é endotérmico, ΔH  > 0, e a entropia do sistema diminui, ΔS < 0 , o sinal de ΔG é positivo para todas as temperaturas, esse processo nuca será espontâneo. A espontaneidade do processo depende da temperatura, reações exotérmicas que diminuem a entropia do sistema são espontâneas a baixas temperaturas. Já as reações endotérmicas que aumentam a entropia do sistema são espontâneas a altas temperaturas.

  1. Qual a relação da energia livre e a constante de equilíbrio?

Quando o sistema da reação não está em equilíbrio a tendência de se mover em direção ao equilíbrio representa uma forca cuja magnitude pode ser expressa como a variação de energia livre para reação. A variação de energia livre  de uma reação química está diretamente relacionada com a constante de equilíbrio (Keq).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com