TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisio dermato funcional

Pesquisas Acadêmicas: Fisio dermato funcional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 7

Fisio dermato funcional

Palavras Chaves

• Estrias: é um rompimento das fibras elásticas que sustentam a derme, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade) Ou seja, quando a pele se estende (seja por alteração hormonal, gravidez ou obesidade) ela tende a romper as fibras elásticas do local. Para conter este rompimento, o organismo cicatriza aquele local. Assim, dá-se a estria.

• Cicatriz: é o resultado de uma lesão na derme geralmente ocorrida após uma lesão ou um corte cirúrgico.

• Fibroblastos: Células presentes no tecido conjuntivo. Tem como função a manutenção do tec. Conjuntivo pois produz todos os tipos de fibras proteicas , substância fundamental amorfa(preenche os espaços vazios entre as cels.), colágeno, elastina, glicoproteinas e glicosaminoglicanas( componentes da matriz celular )

• Tec Conjuntivo: Possui espaço entre as células

Vascularizado

Possui o liquido intersticial.

Tec conjuntivo frouxo: - fibras de colágeno

Tec conjuntivo denso( Tec. Conj Fibroso): + fibras colágeno pouca elasticidade

Quelóides e cicatrizes hipertróficas ocorrem devido hiperproliferação de fibroblastos, fazendo com que haja o acúmulo de matriz extracelular ou seja a excessiva formação de colágeno.

O quelóide é uma lesão elevada, brilhante, pruriginosa ou dolorosa, de localização dérmica e que ultrapassa os limites da ferida original, ou seja, invade a pele normal adjacente. Apresenta crescimento ao longo do tempo e não regride espontaneamente. Comumente evolui com recorrência após excisão.

Cicatrizes hipertróficas consistem em cicatrizes elevadas, tensas e confinadas às margens da lesão original. Com freqüência tendem à regressão espontânea, vários meses após o trauma inicial.

HISTOPATOLOGIA

A localização básica das alterações do quelóide é a derme profunda (reticular). Neste local, as fibras colágenas se arranjam sob a forma de nódulos que aumentam de tamanho e se distribuem de maneira irregular. Nas cicatrizes hipertróficas, o colágeno não é nodular, sendo mais regular e mais delgado com as fibras dispostas paralelamente em relação à superfície.

Além do colágeno, estão presentes substância amorfa e capilares, que tendem a diminuir em favor do aumento do colágeno. A mucina excede na substância amorfa de quelóides e está praticamente ausente nas cicatrizes hipertróficas6. Ao redor dos capilares, encontram-se mastócitos e alguns linfócitos. O número de mastócitos está aumentado em relação à pele normal.

As fibras elásticas estão praticamente ausentes no quelóide, entretanto, podem ser encontradas na cicatriz hipertrófica

Tratamento de cicatriz

Revisão cirúrgica da cicatriz: baseada na habilidade da pele de se adaptar com o tempo, a revisão cirúrgica de uma cicatriz é um método de remoção da cicatriz e reparação para proporcionar um modelo mais discreto. A remoção cirúrgica da cicatriz é adequada em cicatrizes largas ou longas, aquelas em lugares proeminentes ou cicatrizes que tiveram cicatrização de uma maneira particular. Cicatrizes largas podem frequentemente ser retiradas e refeitas, resultando em uma cicatrização mais fina ou cicatrizes longas se tornarem cicatrizes mais curtas.

A técnica de excisão em linhas quebradas é melhor que a excisão em linhas retas formando uma cicatriz quebrada que é muito mais difícil de reconhecer. Este método também pode ser usado para remover cicatrizes em lugares menos favoráveis, tais como a linha do cabelo ou junções naturais como onde o nariz encontra a bochecha. Melhores resultados são obtidos quando a cicatriz é removida e pontes são construídas juntas sem tensão ou movimentação da pele.

Dermoabrasão:Útil para tratar cicatrizes de acne, varicela, algumas cicatrizes cirúrgicas ou irregularidades da superfície da pele. Um equipamento elétrico é usado pelo dermatologista, removendo camadas superficiais da pele e dando um contorno mais homogêneo a superfície da pele, favorecendo a melhora das cicatrizes. Muitas vezes não se pode retirar a cicatriz completamente. Pacientes podem geralmente retomar o trabalho em uma semana. No caso de cicatrizes menores, muitas vezes apenas a dermoabrasão pode ser necessário. Muitas sessões podem ser necessárias em defeitos mais profundos ou extensos, como nas cicatrizes de acnes profundas.

Resurfacing a laser: outro método para melhorar as cicatrizes de acne, cirurgia e ou varicela e a revisão cirúrgica de cicatriz com laser. Uma luz de alta energia é usada para remover o tecido indesejado e a pele danificada. Pacientes podem usualmente retomar o trabalho e atividades regulares em uma semana, mas a pele pode permanecer avermelhada por muitas semanas a meses, particularmente após o resurfacing da pele com o laser de dióxido de carbono. Muitos lasers diferentes podem ser utilizados dependendo da pele que requer a melhora. Um dye laser pulsado, por exemplo, usa luz amarela para remover cicatrizes avermelhadas e para aplanar cicatrizes elevadas (quelóides e cicatrizes hipertróficas). Esse laser pode também melhorar a sensação de prurido e queimação da cicatriz. Cicatrizes por acne ou outros tipos de cicatrizes (atrófico) podem ser melhoradas com resurfacing cutâneo com laser. Cicatrizes hipertróficas (aumentadas e grossas) ou quelóides tipicamente necessitam duas ou mais sessões de dye laser pulsado, a cada 2 meses. Atualmente o laser fracionado têm proporcionado resultados excelentes com cicatrização mais rápida e menos desconforto local.

Preenchedores de tecido (colágeno, ácido hialurônico e injeção de gordura): várias substâncias injetáveis são indicadas para cicatrizes deprimidas. A quantidade de material injetado vai variar com o tamanho e firmeza da cicatriz. Colágeno humano ou bovino pode ser usado, a melhora é imediata mais não permanente, sendo este de curta duração. A aplicação de colágeno deve ser frequentemente repetida. Injeções de ácido hialurônico duram um pouco mais. Já a gordura do próprio paciente pode ser usada como preenchedor profundo em cicatrizes deprimidas. O dermatologista irá discutir o preenchedor disponível e qual o melhor para a cicatriz. Pesquisas são contínuas para desenvolver um preenchedor de longo tempo para cicatrizes.

Enxertos e excisões com punch: pequenos fragmentos de pele saudável são colocados no local de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com