TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO DOS COLOIDES

Por:   •  22/11/2020  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

 INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS SOUSA[pic 1]

 DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA

 DOCENTE: HIGO CAVALCANTI DE LIMA

 DISCENTE: FIAMA DOS ANJOS SOUSA

O MUNDO DOS COLOIDES

         Os coloides apresentam duas fases, onde uma fase é a dispersão e a outra fase é a dispersa, que esta finitamente dividida, geralmente os coloides são misturas heterogêneas, mais em alguns casos misturas homogêneas também são coloidais, como as soluções de macromoléculas. Misturas que em sua composição apresentam componentes de 1 ate 1000 nanômetros são consideradas coloidais. Esses sistemas  estão presentes em nossas vidas, em vários produtos de higiene, alimentação e ate utensílios domésticos. Os coloides são de grande importância em indústrias de biotecnologias e ambiente.

Os sistemas coloidais têm propriedades em comum que os definem, como o tamanho e o volume das partículas. Além disso, eles podem ser divididos em sistema polidisperso e monodispersos, onde o sistema polidisperso as partículas estão em tamanho diferente, e o mais encontrado, já o monodisperso as partículas tem tamanho iguais. As propriedades da interface entre a fase dispersa e dispersão definem o comportamento dos sistemas.

A propriedade física e química das fases continua e a da dispersa influenciam a estabilidade dos coloides, devido à interação das duas fases. Utilizasse um modelo para explicar a influencia da interação, onde esse modelo admite vários equilíbrios químicos. Os coloides podem permanecer estáveis devido à afinidade das fases, sendo assim denominados de coloides liofílicos, porem a coloides que com o tempo tende a separar a suas fases, e são denominados de coloides liofóbico.

 As interações das partículas dos coloides dependem da quantidade de partículas dispersas e da distancia de separação. E em dispersões coloidais aquosas existem vários tipos de interações, como a interação repulsiva de duplas camadas de cargas, a atrativa de Van Der Waals, a estérica repulsiva de cadeias de polímeros adsorvidos nas partículas, a atrativa de polímeros, a de moléculas de solvente e a hidrofóbica.  

Os sóis são coloides liofílicos com partículas solidas finitamente dividida dispersa em uma dispersão liquida, e quando as partículas tem afinidade com o solvente, são mais estáveis, entretanto quando as partículas te pouca afinidade com o solvente, elas formam pastas devido sua precipitação. Outro tipo de coloide é o gel, suas partículas são finas, o que ajuda na interação com a dispersão, formando partículas com massas organizadas e com grande viscosidade.  Há também outros tipos de sistemas coloidais, como as espumas, detergentes, microemulsões e emulsões. As espumas são muito utilizadas para apagar incêndios, é são constituídas por pequenas bolhas dispersas em uma dispersão liquida. Nos detergentes as moléculas se associam formando micelas, com altas propriedades tensoativas, que permite manter as moléculas mais unidas. As microemulsões e emulsões são dispersões coloidais de um liquido em outro, estabilizadas com um emulsificante.

Sendo assim os coloides são de grande importância para os homens, proporcionando uma qualidade de vida melhor, entretanto alguns sistemas coloidais prejudicam a natureza e ao homem devem ser evitados, e o estudo deles ajuda a entender e evitar a formação dos mesmos, com a colaboração do cidadãos, pois alguns desses sistemas só podem ser evitados com a participação de todos, como a poluição do ar, água e solos .    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com