TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manuseio e Calibração de Vidrarias

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Para se produzir algum trabalho em um laboratório e obter bons resultados deve-se ter um manuseio adequado de vidrarias e os demais equipamentos. É relevante o conhecimento da calibração de vidrarias por esta ter uma considerável importância atribuída a verificação da precisão dos volumes, através da determinação da massa da água que está dentro da vidraria e sua temperatura, que define a densidade absoluta da água, e consequentemente seu volume.

Em seguida da determinação do volume da água pode-se realizar uma comparação com o volume demarcado na vidraria na temperatura de calibração e observar o quão preciso está a mesma, com a finalidade de corrigir qualquer tipo de erro, sendo que uma má calibração pode produzir resultados controversos.

2. Resumo

O relatório a seguir relata o procedimento de calibração de vidrarias, sendo as mesmas: pipeta volumétrica e balão volumétrico, para tal, foram utilizados também, béquer, termômetro e balança analítica Shimadzu 5 dígitos, para obtenção de um resultado preciso.

3. Objetivos:

I- Apurar os valores verdadeiros de calibração das vidrarias simples (Pipeta e Balão volumétrico) e observar se condizem com as especificações de fábrica, corrigindo seu volume real, para resultados mais precisos em futuros experimentos com as mesmas.

II- Se familiarizar e obter experiência no manuseio correto de vidrarias, balanças e acessórios para futuras aulas experimentais.

4. Parte Experimental

4.1 Material utilizado

Imagem 1 - Pipeta volumétrica de 10,00 mL Imagem 2 - Pisseta

Imagem 3 - Béquer de 100 mL

Imagem 5 - Temômetro

Imagem 7 - Balança analítica Shimidzu de 5 dígitos

Imagem 4 - Água destilada

Imagem 6 - Balão volumétrico 50mL

Imagem 8 - Pêra de sucção (ou pipetador de três vias).

4.2 Métodos

Em primeira instância, o béquer (50mL) vazio foi pesado na balança analítica Shimidzu de 5 dígitos, e logo após foram pipetados 10mL de água destilada e transferidos para o béquer que, novamente, foi pesado – agora com o líquido dentro. Tal procedimento foi feito no intuito de descobrir a massa da água que foi pipetada para o béquer, através da subtração da massa do béquer vazio pela massa do béquer com a água destilada. Esse processo repetiu-se 3 vezes. O mesmo processo foi feito apenas trocando a pipeta por um balão volumétrico de 50mL ± 0,06mL. A temperatura da água utilizada foi aferida e constavam-se 29ºC. A medição da temperatura tem como objetivo descobrir a densidade da água para que, dessa forma, possamos estimar o volume existente no recipiente. Tendo os valores de massa da água em todos os experimentos feitos, e a densidade, foi calculado o volume de água transferido para o béquer através da pipeta e do balão volumétrico, de forma individual. Os cálculos foram feitos 3 vezes para cada experimento. E por fim, foram calculadas as médias, a fim de verificar o desvio padrão existente em cada checagem na balança analítica, e obter, com mais precisão, o volume que existia em cada um dos experimentos.

5. Resultados e Discussões.

5.1 Procedimento Padrão

Subtraindo-se a massa do béquer com água destilada coma a massa do béquer vazio, encontrou-se a massa da água pipetada no béquer e do balão volumétrico. Repetido três vezes o processo, para cada vidraria, e obtendo as três massas - com auxílio da tabela de densidade absoluta da água fornecida pelo Roteiro de Aula - foi feito a razão entre massa e densidade, achando-se o volume de cada processo. Com os volumes encontrados, fez-se a média e a usou como parâmetro para volume da pipeta e do balão volumétrico. Os cálculos foram feitos 3 vezes para cada etapa do experimento.

5.2 Cálculo

5.2.1 1° Experimento.

1. Massa da água na pipeta

59,7002 – 49,2483 = 10,4519 g

Volume da água na pipeta

V=10,4519 = 10,4944 cm³

0,995944

2. Massa da água na pipeta

59,1121 – 49,2482 = 9,86390 g

Volume da água na pipeta

V=9,86390

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com