TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Material de Laboratório

Por:   •  16/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.708 Palavras (15 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1] 

Relatório – Química Experimental I – Equipamentos Básicos de Laboratório

Equipamentos Básicos de Laboratório – Evolução e aplicação dos matérias.

Discente: Ana Clara Lopes Mariano da Cruz

Docente: Valter Henrique Carvalho Silva

Anápolis

2021


[pic 2]

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório é referente às aulas de química experimental, cujo objetivo é o reconhecimento e modos de manuseio básicos dos materiais utilizados em experimentos.

O laboratório é um ambiente de fundamental importância para o químico. Espaço onde a ciência passa de simples hipóteses pra conceituados princípios científicos e leis. Desse modo, faz-se necessário o amplo conhecimento dos diversos materiais a serem utilizados, como as vidrarias. É fundamental destacar os meios de manuseio do equipamento, principalmente por serem constituídos de materiais quebradiços, para evitar percas, danos matérias e pessoais.

Os variados tipos de peças e equipamentos encontrados possuem um uso específico e são confeccionados em materiais como vidro pirex ou vidro de borossilicato, metal, plástico, porcelana, sílica fundida e outros. É importante descrever todo o procedimento realizado e seus empecilhos para que possibilite analises posteriores tanto para recriar um experimento, quanto para reparar falhas.

A vidraria, em sua maior parte, é feita com vidro de alta qualidade, resistente ao calor, podendo ser usada por muitos anos se houver cuidado no manuseio5. As aparelhagens em plástico, não são indicadas para trabalhos mais exatos porque as superfícies se deterioram rapidamente e são mais difíceis de limpar da maneira correta5. Seus formatos vaiam de acordo as necessidades. Como exemplo, quando o objetivo é analisar o volume, utiliza-se os balões, pipetas, provetas e buretas5. Os aparelhos serão vistos com maior detalhamento de sua finalidade, material, formato, entre outros no corpo do presente trabalho.

Atividades práticas realizadas em laboratórios apresentam riscos e estão sujeitas a acidentes, porém muitos acidentes podem ser evitados se o profissional que exerce suas funções neste local, tiver conhecimento sobre as normas de segurança e colocá-las em prática. Portanto, é com o intuito de conscientizar os laboratoristas sobre a importância do uso das normas de segurança no laboratório químico que desenvolvemos este trabalho

Na primeira parte do trabalho será abordado o objetivo referente da funcionalidade dos equipamentos básicos laboratoriais. Logo em seguida será apresentado os materiais, seus formatos teóricos e funcionalidade através da descrição de alguns métodos que os utilizam. Na seção seguinte serão apresentados a evolução dos objetos até os utilizados atualmente. Já na seção de resultados estarão presentes a importância desses objetos na indústria cientifica. Por fim o trabalho será finalizado com as conclusões obtidas através do conhecimento adquirido ao longo do relatório.

  1. OBJETIVOS

  1. 2.1 Geral

Esse trabalho tem como objetivo a determinação da funcionalidade dos equipamentos básicos laboratoriais determinado segundo suas respectivas funções, fatores de segurança e condições para cada situação no qual serão utilizados.

  1. 2.2 Específicos

  1. Associar o nome de cada equipamento com seus uso específico;
  2. Ampliar o conhecimento científico dos diversos materiais de laboratório;
  3. Exemplificar corretamente as técnicas de utilização de cada material.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

  1. Material

  • Balão volumétrico - é um recipiente utilizado para preparar líquidos em volumes muito precisos e exatos, geralmente usado quando o volume é grande para se medir com uma pipeta ou bureta.

[pic 3]

Figura 1 - Balão Volumétrico 500ml Com Rolha De Poli.

  • Balão de fundo chato - Os balões de fundo chato, de fundo redondo e volumétrico são todos utilizados no preparo de soluções, pois podem dissolver substâncias por meio de agitação, para aquecer soluções e líquidos e também para realizar reações em que há desprendimento de gases. O balão de fundo chato tem a vantagem de poder ser colocado sobre a superfície sem o risco de cair e poder ser aquecido sobre tela de amianto em um tripé.

[pic 4]

Figura 2 - Balão Fundo chato Borossilicato 500ml.

  • Balão de fundo redondo - Conforme dito no item anterior, apresenta as mesmas finalidades que o balão de fundo chato, porém, visto que seu fundo é arredondado, ele pode ser usado em uma manta aquecedora, o que permite um aquecimento da solução por igual em toda a sua extensão. Ele é mais apropriado e é muito utilizado em processos de destilação, sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a um rotaevaporador.

[pic 5]

Figura 3 - Balão Fundo redondo Borossilicato com gargalo curto 250ml.

  • Béquer – Também conhecido como Becker, é de uso geral e pode ser utilizado em líquidos e misturas com ou sem ocorrência de reação, para dissolver sólidos em líquidos e aquecer as substâncias (colocando-o sobre uma tela de amianto). Assim, como as demais vidrarias, existem béqueres que podem comportar diversos volumes, sendo que isso está escrito na sua graduação. No entanto, o béquer não é uma vidraria de laboratório que possui a graduação com muita exatidão.

[pic 6]

Figura 4 - Béquer de vidro Borossilicato 1000ml.

  • Bureta - Assim como as pipetas, a bureta mede e transfere volumes de líquidos e soluções, mas eles são colocados nela pela sua parte superior, que é aberta e maior. Além disso, ela possui uma torneira embaixo que pode ser aberta para fazer escoar o líquido de forma rápida e gota a gota, de modo que o volume transferido seja exatamente o desejado. Ela é muito utilizada em titulações, colocando-se nela o titulante e fazendo o seu gotejamento sobre a solução titulada que se deseja descobrir a concentração e que está adicionada com um indicador ácido-base. Seu uso é importante nessa técnica, pois uma única gota pode chegar ao ponto de valência ou ponto de viragem do pH que é indicado pela mudança na cor do titulado.

[pic 7]

Figura 5 - Bureta graduada com torneira de PTFE 5ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (938.9 Kb)   docx (742.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com