TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Objeto Virtual

Por:   •  4/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, NATURAIS E DA SAÚDE (CCENS)

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E FÍSICA

TRABALHO DE INTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUIMICA II

UTILIZAÇÃO DAS TIC’S

Everton Vaz

Liliane Bozzi

Mariana Alves Eloy

Rayssa Ribeiro

ALEGRE

2017

Objeto Virtual escolhido: Google Classroom

Introdução

A tecnologia está muito presente na vida das pessoas atualmente, e no âmbito educacional não é diferente. Ela é uma ferramenta que contribui positivamente para o cotidiano e isso impõe uma nova forma de pensar na perspectiva pedagógica.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem se disseminado cada vez mais entre os alunos, se tornando recursos acessíveis no compartilhamento e propagação de informações. Elas contribuem para a construção conjunta de conhecimento diminuindo o distanciamento entre os alunos e professores, facilitando o compartilhamento de material didático, entre outros.

Uma nova ferramenta presente na atualidade é o Google Sala, ele é uma ferramenta gratuita para escolas, no qual para poder utilizá-lo basta apenas ter uma conta de e-mail. Com este objeto virtual, os professores e alunos se conectam facilmente, dentro e fora das escolas. O professor e a escola economizam tanto no tempo quanto no papel, além de facilitar a criação de turmas, distribuição de tarefas, comunicação e organização e de ser uma coisa diferente e inovador.

Primeiro Indicador: Interatividade

A plataforma escolhida engloba as três dimensões citadas no texto Indicadores didáticos-pedagógicos1, que é facilitar a troca de informações entre professores e alunos, realizar atividades em grupos, permitir que o aluno tenha uma maior interatividade e proporcionar ao aluno um papel mais ativo no processo de ensino-aprendizagem.

Portanto, ele se encaixa nesse indicador por permitir que tanto professor quanto os alunos criem perguntas e discussões, tendo uma efetiva aprendizagem significativa.

Segundo Indicador: Flexibilidade / Multilinearidade

Tal objeto virtual se encaixa nessas dimensões por permitir que o aluno tenha autoria em relação aos conteúdos, permite que ele decida qual disciplina e qual a sua dificuldade, permite também que ele expresse sua opinião sem que haja uma repressão sobre a mesma e foca principalmente no trabalho e estudos em grupos.

Terceiro Indicador: Conectividade

A conectividade permite que o acesso, a criação e a distribuição da informação sejam efetuados tanto pelo professor como pelo aluno. Além do mais a rapidez e a exploração ligados a internet permite que tanto professor quanto aluno tenham múltiplos níveis de informação, variando desde o básico até o avançado. Além de ambos terem a liberdade de acessarem links, vídeos e textos que não estão na plataforma como uma forma de hiperlinks e hipertextos

Quarto Indicador: Qualidade das informações e do conteúdo.

Nesse caso, entende-se que a informação é qualitativa quando esta é necessária e útil para o alcance dos objetivos e metas tanto dos professores como dos alunos.

Com o crescente movimento de utilização da tecnologia nas salas de aula a confiabilidade do conteúdo e sua qualidade devem ser de suma importância, pois da mesma maneira que a tecnologia pode nos ajudar em sala ela pode nos atrapalhar fazendo com que os alunos tenham concepções alternativas em relação ao conteúdo. Então deve-se ter cautela nos vídeos, links e textos que serão disponibilizados pros alunos.

Quinto Indicador: Convergência de linguagens

Este indicador consiste em trabalhar para que se desenvolva todos os sentidos dos alunos, onde que se pode utilizar vídeos, filmes, musicas, além dos textos para que se trabalhe não somente a interpretação de texto mais também a audição, visão, tornando assim o aluno sempre o protagonista do seu ensino.

Objetivo

Este texto teve como objetivo investigar o uso da plataforma Google Sala de Aula (Google ClassRoom), bem como sua relação com os indicadores de linguagem interativa.

Metodologia

Guia de utilização do Google Sala de Aula (Google Classroom)

Criar uma turma

Para se criar a sua turma no Google sala de aula é bem simples, basta entrar no link pelo Google e clicar na opção criar uma turma (isso para professores) e para alunos clicar em participar de uma turma onde terão que digitar o código da turma que será disponibilizado pelo professor. Também é possível convidar os alunos através de seus endereços de e-mail.


[pic 1][pic 2]

Lançar comunicados

A tela principal do Google sala de aula é bem parecida com uma rede social. Através desta plataforma, pode-se postar inúmeros comunicados para os alunos que fazem parte desta turma. Os comunicados disponíveis aos alunos podem incluir links externos, vídeos do Youtube e até mesmo anexos do Google Drive. Essa é uma ferramenta muito boa para comunicados e avisos rápidos que precisam ser vistos para toda a turma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (315.3 Kb)   docx (681.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com