TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCEDIMENTO PARA OPERAÇÃO DO EQUIPAMENTO MEDIDOR DE OXIGÊNIO

Por:   •  31/7/2021  •  Ensaio  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

PROCEDIMENTO PARA OPERAÇÃO DO EQUIPAMENTO MEDIDOR DE OXIGÊNIO M9-920

Cód. Documento

POP – 01

Data Emissão:

14-05-2021

Revisão:

00

Data Revisão:

-----

Página  de

  1. Objetivo

        

        O Procedimento Operacional Padrão POP – 01 tem por objetivo descrever o manual de uso do equipamento medidor de oxigênio (Oxímetro), modelo MO-920 da marca Instrutherm. O manual do equipamento pode ser encontrado no link https://www.instrutherm.com.br/media/hexaattachment/products/attachments/m/o/mo-920.pdf, ou ainda no site da Instrutherm, utilizando a aba de pesquisa pelo modelo MO-920e na descrição do equipamento na aba documentos.

  1. Aplicação

        

        Este procedimento é aplicado para a operação de funcionamento do aparelho medidor de oxigênio, ID 0000, do setor laboratório da ETE.

  1. Definições

O2: Oxigênio

OD: Oxigênio dissolvido

Oxímetro: equipamento destinado para realizar as medições de O2 e OD

mg/L: miligramas por litro

T: temperatura

  1. Modo de operação

        Para realizar as medições é necessário que sempre antes se calibre o equipamento, seguindo os passos do item 4.1.1 Calibração.

        ATENÇÃO: É de extrema importância que o equipamento e a sonda de medição sejam manuseados com cuidado e protegidos de impactos.

        A solução eletrolítica da sonda de medição é a solução OXEL – 03 e o procedimento de operação de checagem e substituição da mesma esta descrito no item 5. Manutenção da sonda.

  1. Calibração

 Remover a capa de proteção do plug do aparelho e também a capa de proteção da sonda (invólucro de borracha vermelho);

 Conecte o plug da sonda de oxigênio ao soquete de entrada do Oxímetro;

 Ligue o instrumento pressione apenas uma vez o botão POWER (ligado/desligado). O display do aparelho irá mostrar no centro da tela o valor numérico sendo detectado no ar de O2 e no canto inferior direito a unidade de medida que neste momento será em %O2. Aguarde aproximadamente 3 minutos para que ocorra a estabilização dos valores mensurados;

 Em seguida pressione apenas uma vez o botão HOLD e o display mostrará o indicador HOLD e em seguida pressione apenas uma vez o botão , o visor iniciará a contagem regressiva de 30 até 0 e então mostrará a mensagem FIM.  [pic 1]

        Neste momento o aparelho estará calibrado e o valor que aparecerá na tela será de 20.8 ou 20.9 %O2. Caso o valor obtido após o procedimento de calibração não for de 20.8/20.9 % O2 será necessário realizar a repetição do processo de inicialização, repetido o erro de aferição verificar a quantidade de solução eletrolítica da sonda e a ponta da sonda com conjunto de diafragma, conforme procedimento 5. Manutenção da Sonda.

  1. Medição de oxigênio dissolvido (OD)

 Sempre após realizar o procedimento de calibração, pressione o botão HOLD por aproximadamente dois segundos, neste momento o visor alterará a unidade de medida localizada no canto inferior direito de %O2 para mg/L, e então se pode iniciar a medição;

 Mergulhe então a sonda de medição (parte preta com tampa vermelha) a uma profundidade aproximada de 10cm no líquido que deverá ter sua % de OD analisada, pelo período de 3 à 5 minutos com o líquido em agitação constante, esta agitação poderá ser feita manualmente com a movimentação leve da sonda, ou então através de uso de agitador magnético de bancada. Desta maneira a sonda irá obter o equilíbrio térmico com a amostra e a medida aferida será mais precisa;

 Decorrido o tempo médio de 3 à 5 minutos faça a leitura no visor do equipamento da quantidade de OD medida em mg/L;

 Realizar a lavagem da haste da sonda com água da torneira ou água destilada e posterior secagem com papel toalha;

 Os resultados obtidos deverão ser anotados no formulário FOR – 01 Formulário de registro de medição de oxigênio dissolvido presente nas lagoas da estação de tratamento de efluentes (ETE).

  1. Manutenção da Sonda

        A manutenção da sonda eletrolítica é de extrema importância, é necessário sempre observar a condição de limpeza da ponta do sensor (pequena capa de vidro que se encontra no conjunto de diafragma).

        Sempre que o medidor não for calibrado corretamente ou que o valor da leitura do medidor não é estável é necessária a verificação da sonda de oxigênio. Observe se o eletrólito no recipiente da cabeça da sonda acabou ou o diafragma (cabeça da sonda com o diafragma) está com algum problema (sujeira, foi submetido a impacto, ou outra avaria).

        Atenção: o diafragma de Teflon fino alojado na ponta da sonda é sensível e bastante delicado se entrar em contato com objetivos sólidos ou sofrer golpes. Se o mesmo estiver danificado ou o eletrólito acabar, este deve ser substituído seguindo o descrito no item 5.1.1 Substituição do diafragma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com