TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Postulado de Volta

Por:   •  12/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Postulado de Volta

A experiência de Alessandro Volta partiu de um contentamento da experiência de Luigi Galvani que consistia que a corrente elétrica tinha por origem nos músculos de animais, no caso de um sapo. Volta repetiu a experiência de Galvani põem, descobriu que o motivo para a corrente elétrica não estava nos músculos e nervos do sapo, mas, nos dois metais diferentes utilizados. Os fluidos nos tecidos do animal atuavam apenas como condutores.

                Volta demonstrou que havendo líquidos condutores com água salgada, seriam apenas necessários dois metais diferentes para haver um efeito elétrico; chamado de “efeito voltaico”.

                Volta construiu uma construiu uma coluna alternando moedas de cobre com placas de zinco. Os metais eram separados por discos de chumbo mergulhados em água salgada. Ao conectar as extremidades da pilha voltaica com um fio metálico, sua mão fluiu uma corrente elétrica. Volta havia inventado a primeira bateria.

                Uma bateria converte energia química em energia elétrica. Em uma câmara há o eletrodo de zinco e na outra o eletrodo de cobre. A bateria funciona com base nas diferentes reações químicas dos metais.

                O eletrodo de zinco desprende íons positivos na solução, consequentemente carregado negativamente. Algo semelhante acontece no cobre, mas em escala muito menor por ter tendência para desprender íons positivos que o zinco.

                A pilha voltaica foi o primeiro dispositivo que criou corrente elétrica para qualquer período de tempo.

Pilha de Daniell

                Pilha na eletroquímica pode ser classificada também como, célula galvânica ou célula voltaica, processo pelo qual uma reação química ocorre produzindo energia elétrica.

                A pilha construída pelo cientista e professor John Daniell em 1836, baseia- se em: uma barra metálica de zinco (Zn²+) mergulhada em uma solução aquosa de sulfato de zinco (ZnSO4) e outra barra de cobre (Cu²+) mergulhada em uma solução aquosa de sulfato de cobre (CuSO4), ligadas por uma ponte salina de cloreto de potássio (KCI) que por sua vez, matem o equilíbrio metálico entre os íons das substancias.

                

A pilha está divida em duas metades:

  • Meia célula de zinco
  • Meia célula de cobre

A meia célula de zinco é nomeada de ânodo, o zinco é o agente oxidante, seu eletrodo é negativo (-) e fornece e-.

Já a meia célula de cobre tem o nome de cátodo, o cobre é o agente redutor, seu eletrodo é positivo (+) e recebe e-.

                Portanto, o ânodo doa seus íons ao cátodo. A medida que isso ocorre, acontece duas semi- reações:

Zn°(s)  Zn²  + 2e-

Cu²  + e-  Cu°

                Durante o processo químico o meio ânodo (-) corrói a barra de zinco, sua solução é mais concentrada e seu potencial de redução é menor (E°red); no meio cátodo (+) ocorre a deposição a barra de cobre, sua solução é mais diluída e seu potencial de redução é menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com