TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Aula Prática Aminoácidos e Proteínas

Por:   •  17/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 6

Questionário Aula Prática Aminoácidos e Proteínas:

1) Desenhe as fórmulas estruturais dos compostos com os resultados obtidos para todos os experimentos. Relacionar a teoria com a prática, ou seja, explicar o que aconteceu com as moléculas em cada experimento. OBS: Não precisa desenhar duas vezes quando se tratar do mesmo composto em vários experimentos, ex: glicina.

Água: [pic 1]

Prolina: [pic 2]

Glicina: [pic 3]

Leucina: [pic 4]

Metionina: [pic 5]

Cisteína: [pic 6]

Guanidina: [pic 7]

Arginina: [pic 8]

Triptofano: [pic 9]

Tirosina: [pic 10]

REAGENTES:

Ninhidrina: [pic 11]

Alfa- naftol: [pic 12]

NaOH: [pic 13]

Sulfeto de Sódio (Na2S): [pic 14]

Hipoclorito de sódio (NaClO): [pic 15]

RESULTADOS:

EXPERIMENTO 1:

(copiar sequência de equação do roteiro)

2) Explicar o que ocorre no caso das proteínas do leite e da clara de ovo nos experimentos.

Experimento 1: Na reação com a ninhidrina, o grupo amino presente na proteína do leite e da clara de ovo reage formando um produto de coloração violeta.

Experimento 2: Na reação com adição de hidróxido de sódio (meio alcalino, NaOH 10%) à quente, as proteínas do leite e da clara de ovo liberam enxofre e ocorre a formação de sulfeto de sódio. Este reage com acetato de chumpo Pb, formando PbS, o qual é um precipitado castanho escuro/marrom.

Experimento 3: Na reação de Sakaguchi, o grupo guanidina, presente na proteína do leite e da clara de ovo, em meio alcalino (NaOH 10%) reagem com o alfa-naftol formando complexo verde, que na presença de hipoclorito de sódio (NaClO 5%) formaram um produto de coloração avermelhada (marrom chocolate para leite/vermelho escuro para clara de ovo).

Experimento 4: Na reação xantoproteica, os tubos com clara de ovo e leite formaram um precipitado branco devido à ação do HNO3 (ácido nítrico), e desenvolveram uma cor amarela alaranjada devido à formação de nitrocompostos (anel aromático + NO2). Além disso, o aquecimento do meio fez com que ocorresse a mudança da textura nas proteínas da clara do ovo e do leite, acarretando sua desnaturação, deixando a estrutura branca e rígida.

3) Desenhar o complexo que a ninhidrina forma com a prolina e explicar.

A prolina, que é uma amina secundária, diferentemente de outros aminoácidos, reage  com a ninhidrina formando uma enamina. A estrutura anelar da prolina confere-lhe ainda a classificação de iminoácido, já que sua estrutura resulta da ligação do terminal alfa-amina (NH2) à cadeia variável alifática e forma um produto amarelo na reação à ninhidrina.

[pic 16]

4) Comparar as fórmulas estruturais da cisteína e da metionina e explicar o experimento. Por que não seria possível fazer o experimento com a metionina?

Ambos os aminoácidos, metionina e cisteína, apresentam um átomo de enxofre (S) na sua cadeia lateral. As ligações dissulfureto são formadas entre grupos tiol de resíduos de cisteína. A metionina, mesmo sendo um aminoácido que contêm enxofre, é incapaz de formar este tipo de ligação, por isso, mesmo em meio alcalino e à quente, o seu enxofre não seria capaz de reagir no experimento 2 formando sulfeto de chumbo.

5) Relacione a cisteína com a estrutura do cabelo e explique.

Os fios ou fibras capilares são constituídos basicamente por cerca de 65 a 95% de proteínas, sendo a queratina aquela presente em maior quantidade. Um dos componentes da queratina é a cisteína, um aminoácido que contém um alto teor de enxofre.

PONTES DISSULFETO OU LIGAÇÕES DE ENXOFRE São as ligações mais fortes que o fio de cabelo possui. Elas são formadas por duas moléculas de aminoácido cisteína que se ligam com moléculas de enxofre e formam uma molécula chamada Cistina. O rompimento dessas ligações ocorre quando realizamos processos de alisamento e relaxamento capilar.

Uma característica da α-queratina comparada a outros tipos de proteínas é o grande conteúdo de enxofre (S) presente nos resíduos de cisteína. Quando duas ou mais α-hélices estão próximas, as cadeias laterais dos aminoácidos de diferentes proteínas criam ligações covalentes enxofre-enxofre, difíceis de serem rompidas, chamadas de ligações dissulfeto.

6) Quais alimentos são ricos em cisteína?

A cisteína é obtida através de outro aminoácido, a metionina, que está presente em alimentos como queijos, frango, ovos e a Laticínios, como queijos, leite e iogurte;

Ovos;

Frango;

Peixe e frutos do mar;

Carne bovina;

Carne de porco;

Peru;

Castanha-de-caju,

Castanha-do-pará;

Nozes;

Avelã;

Amêndoas;

Amendoim;

Feijão;

Soja;

Sementes de girassol;

Tofu. veia, por exemplo.

7) Relacione a arginina com o desempenho dos músculos e explique.

A L-arginina vem sendo amplamente estudada e faz parte da composição de vários suplementos alimentares. Este aminoácido é considerado condicionalmente essencial, visto que, por não ser produzido pelo próprio organismo em algumas fases da vida e sob certas condições patológicas, necessita ser adquirido através da dieta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (489.7 Kb)   docx (584.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com