TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REFINO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES DE MOTOR

Por:   •  13/12/2017  •  Artigo  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8

RERREFINO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES DE MOTOR

RE-REFINING OF LUBRICATING OILS ENGINE

Professor Orientador: BENJAMIN, Wilson de Sousa

Autores: FRAGA, Bruna de Andrade. ROSA, Isadora Alves. SILVA, Jacqueline Faria. SANTOS, Lucenildo Afonso. MENDONÇA, Maria Gabriela.

1 Universidade de Uberaba, Campus Aeroporto, Avenida Nenê Sabino,1801, Bairro Universitário,

cep 38055-500, Uberaba – MG, Brasil

* e-mail: COLOCAR EMAIL BRUN

RESUMO

No mundo globalizado os meios de transportes automotivos e os maquinários industriais (motorizados) ocupam grande espaço na responsabilidade de contaminação do meio ambiente tanto na emissão de gases poluentes quanto na utilização de óleos lubrificantes para seu perfeito funcionamento. Estes óleos são descartados sem a preocupação do que o mesmo pode causar à natureza e à saúde humana. Este descarte imprudente não só gera danos como citado anteriormente, mas também, na economia do país. Pensando nisso, projetos de alta tecnologia foram desenvolvidos por empresas para que seja feita uma reutilização desse combustível, projetos esses sobre o Re-refino do óleo. O remanejo do óleo lubrificante é importante para o desenvolvimento sustentável do país, pois devolve nobreza ao óleo mineral, que pode ser reutilizado, retornando assim ao mercado através de diversas distribuidoras e formuladoras de lubrificantes usados do país.

Palavras-chave: Óleo de motor, reciclagem, lubrificação, re-refino.

ABSTRACT

In the globalized world automotive transportation and industrial machinery (motorized) occupy a large space in the responsibility for environmental contamination both in greenhouse gas emissions as the use of lubricants for its perfect functioning. These oils are discarded without concern that it may cause to nature and to human health. This not only generates disposal reckless damage as mentioned above, but also in the country's economy. Thinking about it, high-tech projects were developed by companies to be made to reuse this fuel, these projects on the Re-refining oil. The reassignment of the lubricating oil is important for the sustainable development of the country, because nobility returns to mineral oil, which can be reused, thus returning to the market through various distributors and formulators of lubricants used in the country.

Keywords: Motor oil, recycling, lube, re-refining.

INTRODUÇÃO

Re-refino de Óleos Lubrificantes

Óleos lubrificantes também conhecidos como óleos para motores ou ainda óleos de motores, são substâncias utilizadas para reduzir o atrito entre os componentes móveis dos motores, lubrificando e aumentando sua vida útil, podendo ser de origem animal e vegetal que são os óleos graxas, derivados de petróleo os óleos minerais, produzidos em laboratórios que são os óleos sintéticos e podem ainda serem constituídos pela mistura de dois óleos chamados de óleos compostos.(AZEVEDO et al, 2005)

Suas principais características são viscosidade, índice de viscosidade (IV) e densidade, quanto maior a viscosidade do óleo melhor, pois assim ele não escorrerá com tanta facilidade entre as peças evitando o desperdício e lubrificando por mais tempo as mesmas. O índice de viscosidade é responsável por medir a variação da viscosidade do óleo em função da temperatura, quanto mais alta a temperatura, mais baixo é a viscosidade do óleo, portanto quanto maior for o IV menor será a variação de viscosidade do óleo lubrificante. A densidade é de grande importância, pois é através dela que se determina se há ou não contaminação ou deterioração de um óleo lubrificante.(NETO, Waldomiro Borges 2005)

Aos óleos lubrificantes básicos são adicionados aditivos que possuem a finalidade de conferir ou melhorar determinadas características dos óleos lubrificantes, para que possam desempenhar de uma forma melhor sua finalidade específica. São vários os aditivos que podem ser adicionados aos óleos, por exemplo, antioxidantes com a função de retardar a oxidação dos óleos, detergentes ou dispersantes que impedem a formação de depósitos de produtos de combustão e oxidação mantendo-os em suspensão no próprio óleo permitindo que os filtros, ou durante a troca do lubrificante, eles sejam retirados, anticorrosivos que neutralizam os ácidos que se formam durante a oxidação, antiespumantes minimizadores da formação de espumas que se formam devido à agitação dos óleos, rebaixadores de ponto de fluidez que impedem o engrossamento ou congelamento dos óleos, melhoradores de índice de viscosidade com a função de diminuir a variação na viscosidade em função da temperatura. Um óleo lubrificante acabado é um óleo pronto para ser utilizado para desempenhar afunção da qual ele foi preparado.(SILVEIRA et al, 2006)

Índice 02

Óleos lubrificantes usados ou contaminados, são aqueles que já foram utilizados e como conseqüência sofreu deterioração ou contaminação, perdendo suas propriedades ótimas não servindo mais para desempenhar a função da qual ele foi elaborado, quando um óleo chega a este estado ele deve ser substituído para garantir um bom funcionamento do motor ou do equipamento em uso. Apesar de ser um resíduo ele não pode ser considerado um lixo, nele contém cerca de 80% a 85% de óleo lubrificante básico, que é uma matéria prima derivada do petróleo e utilizada para fazer lubrificantes novos.(SILVEIRA et al, 2006)

Existem vários processos tecnológicos capazes de extrair essa matéria prima para que ela possa ser reaproveitada novamente, ao invés de ser descartada de forma incorreta prejudicando os seres vivos e o meio ambiente (GUIMARÃES, 2006). O óleo lubrificante não é biodegradável, ele leva dezenas de anos para desaparecer do ambiente, quando é depositado no solo, o mesmo fica inutilizável, tanto para a agricultura quanto para edificações, matando a vegetação, os microorganismos, os Húmus ali presentes, tornando infértil aquela área que acaba formando uma fonte de vapores de hidrocarbonetos. Se atingir o lençol freático, todos os poços daquela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com