TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Observações e Medidas

Por:   •  1/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

Título: Observações e medidas

Ana Beatriz Salvagno (168.962), Mariany Almeida Santos (169.028), Matheus Feitosa da Silva (169.029)

UC: Química Geral Experimental

Curso: Engenharia Química Noturno

Data da realização do experimento:27/03/2003

Responsáveis:         Laura Oliveira Peres Philadelphi

 Fabrício R. Sensato

Resumo

Foram realizadas diversas aferições para aprender e se familiarizar com o manuseio correto das vidrarias e equipamentos utilizados em laboratório, bem como boas práticas de ambiente. Os experimentos e aferições realizados indicaram o grau de confiabilidade nas aferições de volume e massa para cada equipamento. De tais experimentos entendeu-se que a pipeta volumétrica é o equipamento (vidraria) mais precisa para a medição de volumes a balança analítica para medição de massas, dentre os equipamentos utilizados, além da eficácia da utilização dessas medidas para determinação da densidade das amostras.

Introdução

 Saber realizar medidas e indicá-las corretamente quando se faz um experimento é importante para que ele dê certo e outras pessoas possam realizá-lo depois obtendo resultados parecidos. Logo, esse experimento foi realizado com os objetivos de propiciar contato com técnicas e procedimentos básicos de laboratório e exprimir corretamente os resultados de uma medida e de uma combinação de medidas. Para isso, foram realizados experimentos com o intuito de aprender a manipulação de instrumentos utilizados em laboratório, como balanças analítica e semi-analítica, tubos de ensaio, pipeta graduada e volumétrica, proveta e outros instrumentos, definir a densidade de um metal desconhecido e o ajuste correto do menisco.

Procedimento Experimental

Os procedimentos realizados pelo grupo em laboratório são divididos em 5 partes de acordo com a finalidade de cada etapa, eram elas : Manipulação do tubo de ensaio, Ajuste do Menisco, Desempenho de Vidrarias, Determinação de Massas e por fim a utilização de todos os itens anteriores para a Determinação de Densidade de uma amostra até então desconhecida. 

         Para a realização da primeira etapa, foi adicionado 1,0 mL de CHCOOH (ácido acético), cuja concentração era 0,5 mol/L ao tubo de ensaio e então acrescentada uma pequena quantidade de NaHCO (Bicarbonato de sódio) ao tubo de ensaio e então notou-se a formação de gases na solução.

         A segunda etapa do experimento foi realizada três vezes, uma vez por cada um dos membros do grupo. O procedimento consistiu em adicionar 50mL de HO (água destilada), utilizando-se de uma pisseta em uma proveta de plástico de 100mL, verificar se o menisco foi acertado e realizar as devidas correções com a pipeta de Pasteur. A segunda e a terceira repetições do experimento utilizaram os volumes de 75 e 100 mL como objetivo.

         A noção de variação de desempenho de vidrarias foi o objetivo central da terceira etapa do experimento. Um béquer de 200mL foi enchido com água, utilizando a pisseta. Após isso, 10mL de água foram transferidos com o auxílio de uma pipeta volumétrica para um béquer de capacidade 25mL já devidamente tarado na balança analítica. Em seguida foi aferida a temperatura da amostra de água. A partir da massa obtida e a densidade da água na dita temperatura, foi calculado o volume de água que estava de fato contido no béquer. Tal procedimento foi realizado no laboratório mais duas vezes, porém utilizando a pipeta graduada de 10mL e depois a proveta de 100mL no lugar da pipeta volumétrica para ser possível analisar qual vidraria se aproximou mais do volume desejado inicialmente.

         A quarta etapa do experimento foi a respeito da determinação de massas. Para isso foi tarada a balança semi-analítica com o vidro de relógio e em seguida pesado um corpo metálico até então desconhecido. O mesmo procedimento também foi realizado com a balança analítica, onde se obteve a massa.

         A quinta e última etapa foi a determinação da densidade da amostra, onde adicionamos 50 mL de água destilada a uma proveta de 100mL , em seguida introduzimos o corpo metálico utilizado no experimento anterior e anotamos o valor obtido por três vezes seguidas, cada uma delas executada por um dos membros do grupo, obtendo os valores. A partir de tais dados foi determinada a densidade da amostra metálica desconhecida uma vez que “A densidade de qualquer substância é definida como sua massa por unidade de volume.”[1] , bem como qual era o metal da amostra.

Resultados e Discussão

Primeira Etapa: Realizada a mistura entre CH3COOH (ácido acético) e NaHCO3 (bicarbonato de sódio), foi observada a formação de bolhas na solução, o que indica a reação entre estes compostos e a liberação de gás. Podemos verificar isto através da equação geral da reação [2], conforme: 

(CH3COOH (aq) + NaHCO3(aq) → CH3COONa(aq) + H2O(l) + CO2(g))

         Onde observamos que o gás formado é o CO2 (dióxido de carbono), e ocorrendo também a produção de H2O (água) e CH3COONa (acetato de sódio), estes não sendo distinguidos nesta mistura, ou seja, constituem uma única fase.

Segunda Etapa: Utilizou-se deste experimento para, além do treino prático do acerto do menisco, a observação da existência do mesmo. O menisco é o resultado de interação entre o líquido e as paredes do tubo que o contém, seja ele plástico, vidro ou outro material, e esta interação causa uma curvatura na superfície do mesmo [3]. A curvatura pode ser côncava ou convexa [3], e esta precisa ser levada em consideração para que seja feita a medição correta do volume da substância desejada. Neste experimento, a água dentro da proveta de plástico cria um menisco côncavo, e para a correta observação da medida foi necessário observar, com a proveta na altura dos olhos, se o ponto mínimo da curvatura estava tangenciando a graduação do tubo [4].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (270.9 Kb)   docx (675.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com