TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Prática

Por:   •  20/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES VESTIBULAR FIBRA – QUÍMICA

Questão 1) A Morfina é um analgésico narcótico potente destinado especialmente para o controle da dor aguda que não responde aos analgésicos tradicionais e a Meperidina é recomendada como analgésico para dor de intensidade moderada a severa. A simplificação molecular, uma das estratégias de modificação molecular que geram moléculas mais simples, foi empregada para o desenvolvimento da Meperidina, um analgésico, que tem como base a estrutura da Morfina.

[pic 1]

        Diante do exposto julgue os itens a seguir:

  1. As fórmulas moleculares da Morfina e da Meperidina são, respectivamente, C17H19NO3 e C15H21NO2.
  2. As massas moleculares das duas substâncias são 285 g/mol e 247 g/mol, considerando as massas atômicas do C: 12 g/mol, H: 1 g/mol, O: 16 g/mol e N: 14 g/mol.
  3. Na simplificação molecular foi formado um grupo cetona na estrutura da Meperidina.
  4. A estrutura da Meperidina apresenta um grupo éter.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. Todas as afirmativas estão corretas.
  2. Apenas as afirmativas I e II estão erradas.
  3. Todas as afirmativas estão falsas.
  4. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  5. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

GABARITO: LETRA D

Questão 2) “A Terra pode ser considerada um corpo em equilíbrio térmico, assim, a radiação absorvida pela superfície deve ser emitida por ela para que o equilíbrio seja mantido. A superfície da Terra, aquecida, reemite a radiação absorvida em comprimentos de onda maior, na faixa do infravermelho, chamada de radiação planetária. O crescimento na concentração dos gases responsáveis pela absorção da radiação planetária, chamados gases do efeito estufa, pode estar causando um aumento adicional de temperatura, o que pode levar a um desequilíbrio ambiental. Estima-se que o aumento das concentrações de alguns gases (como o gás carbônico, o metano, o óxido nitroso e os CFCs) seja responsável por aumento de cerca de 0,3° C na temperatura média global por década (com uma incerteza de 0,2° C a 0,5° C por década), mantidas suas atuais taxas de crescimento.”

(texto adaptado de COTTON & PIEKE, 1995).

A tabela abaixo mostra a fração de contribuição de cada gás ao efeito estufa.

Tabela 1: Tempo de vida e contribuição relativa para os principais gases do efeito estufa.

Gás

Tempo de vida (anos)

Contribuição relativa

CO2

Variável

60%

CH4

12,2

15%

N2O

120

6%

CFC-11

45

12%

CFC-12

100

 

Considerando que certa medição realizada segundo um relatório divulgado pela NASA e a Administração de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) no período de 2 décadas foi constatado uma variação de temperatura de 27,1°C para 27,9°C na temperatura média da Terra, qual seria a contribuição, em graus, para os gases CO2 e N2O, respectivamente? Considere que não houve perda de CO2 nesse período.

  1. 0,48°C e 0,048°C
  2. 1,62° C e 0,32°C
  3. 0,32°C e 0,032°C
  4. 0,48°C e 0,032°C
  5. 0,048°C e 0,48°C

GABARITO: LETRA A

Questão 3) Segundo a primeira lei da radioatividade ou lei de Soddy, “Quando um núcleo emite uma partícula α, seu número atômico diminui duas unidades e seu número de massa diminui quatro unidades” e segundo a segunda lei da radioatividade ou lei de Soddy-Fajans-Russel “Quando um núcleo emite uma partícula β, seu número atômico aumenta uma unidade e seu número de massa não se altera”. Diante do exposto quantas partículas α e quantas partículas β são emitidas na transformação do  em ?[pic 2][pic 3]

  1. 32 partículas α e 10 partículas β
  2. 8 partículas α e 6 partículas β
  3. 4 partículas α e 2 partículas β
  4. 16 partículas α e 5 partículas β
  5. 8 partículas α e 2,5 partículas β

GABARITO: LETRA B

Questão 4) Uma interação química significa que as moléculas se atraem ou se repelem entre si, sem que ocorra a quebra ou formação de novas ligações químicas (interações intermoleculares). Dentre as forças intermoleculares citam-se as forças dipolo-dipolo e forças de Van der Waals. Um caso extremo de forças de dipolo-dipolo ocorre quando o átomo de H se liga a átomos pequenos e altamente eletronegativos como F, O e N chamadas de ligações de hidrogênio. Uma consequência importante das ligações de hidrogênio existentes na água é sua alta tensão superficial. As moléculas que estão no interior do líquido atraem e são atraídas por todas as moléculas vizinhas. Já as moléculas da superfície só são atraídas pelas moléculas “de baixo” e “dos lados” criando uma película na superfície da água. Isso justifica o fato da forma esférica das gotas de água e o porquê de alguns insetos andarem sobre a água. Um exemplo das forças de Van der Waals ocorre na justificativa das lagartixas conseguirem andar pelas paredes e tetos desafiando a lei da gravidade através de dipolos induzidos. Essas forças ocorrem entre moléculas apolares que no momento em que se aproximam, as atrações ou repulsões eletrônicas entre seus elétrons e núcleos podem levar a uma deformação de suas nuvens eletrônicas, momentaneamente, originando polos positivos e negativos temporários. Esse dipolo formado em uma molécula induz a formação do dipolo em outra molécula vizinha e, por isso, elas se atraem, mantendo-se grudadas ou unidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com