TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEMINÁRIO DE ARAXÁ (MG) E O SEMINÁRIODE TERESÓPOLIS (RJ)

Resenha: O SEMINÁRIO DE ARAXÁ (MG) E O SEMINÁRIODE TERESÓPOLIS (RJ). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  1.286 Visualizações

Página 1 de 2

O SEMINÁRIO DE ARAXÁ (MG) E O SEMINÁRIODE TERESÓPOLIS (RJ)

Durante a ditadura militar foram realizados doisseminários de teorização do Serviço Social, o Semináriode Araxá (MG) e o Seminário de Teresópolis(RJ). O documento de Araxá, o de Teresópolis e odocumento de Sumaré constam das publicações doCBCISS (1986) e constituem uma importante fontede pesquisa. A seguir, será feito um breve comentáriosobre os referidos seminários.

O Seminário de Araxá

Segundo Netto (2006, p. 164), o I Seminário deTeorização do Serviço Social foi realizado em Araxá(MG), no período de 19 a 26 de março de 1967. Entreoutros temas, o documento de Araxá, publicado pelo CBCISS (1986, p. 32) trata dos níveis da microatuaçãoe da macroatuação do Serviço Social.O nível da microatuação discute a prática profissionalvoltada para a prestação de serviços diretos.Para tanto, o ³[...] Serviço Social, como técnica,dispõe de uma metodologia de ação que utiliza diversos processos´ (CBCISS 1986, p. 30). São os processosde caso, grupo, comunidade e trabalho coma população. Na macroatuação, o Serviço Social está voltado para a política e o planejamento. ³Essa integraçãosupõe a participação no planejamento, na implantaçãoe na melhor utilização da infraestruturasocial´

13

(CBCISS, 1986, p. 31).Para Netto (2006, p. 172) há ³um exagero da proposta´.Contudo, ele reconhece nela a ³[...] recusa emlimitar-se às funções executivas terminais, em tornodas quais historicamente centralizaram-se a prática profissional e a meridiana indicação dos novos papéis profissionais´. De fato, o assistente social, ao participar ³da política e do planejamento para o desenvolvimento´,deixa de atuar apenas na execução.

13 A infraestrutura social é aqui entendida como ³facilidadesbásicas, programas para saúde, educação, habitação, educação eserviços sociais fundamentais [...]´ (CBCISS, 1986, p. 32).

O Seminário de Teresópolis

Enquanto o Seminário de Araxá (1967) foi realizadona cidade mineira, que é ornamentada pela beleza da Serra da Bocaina, os participantes do Semináriode Teresópolis puderam desfrutar da paisagemdo Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

14

Promovido pelo CBCISS, o II Seminário de Teorizaçãodo Serviço Social, cujo tema era a metodologiado Serviço Social, foi realizado de 10 a 17 de janeiro de 1970, em Teresópolis.A ditadura exigia que o profissional fosse preparad

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com