TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE COMPUTADORES DA MUNICÍPIA RIO PARANAYBA-MG

Trabalho acadêmico: DETERMINAÇÃO DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE COMPUTADORES DA MUNICÍPIA RIO PARANAYBA-MG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.484 Palavras (18 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL

DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA EMPRESA DE INFORMÁTICA DO MUNICÍPIO DE RIO PARANAÍBA- MG.

DANIELA ABADIA CARNEIRO

PATOS DE MINAS- MG

2012

DANIELA ABADIA CARNEIRO

DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA EMPRESA DE INFORMÁTICA DO MUNICÍPIO DE RIO PARANAÍBA- MG.

PATOS DE MINAS - MG

2012

“Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite.”

(Peter Drucker)

Índice

1. INTRODUÇÃO 1

1.1. Localização da Organização 2

1.2. Histórico Organizacional 3

1.3. JUSTIFICATIVA 4

2. OBJETIVO GERAL 8

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9

4. METODOLOGIA DE PESQUISA 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1. INTRODUÇÃO

A globalização inseriu as organizações em um ambiente dinâmico e desafiador, frente a um mercado cada vez mais competitivo e mutável, diante do qual, as organizações procuram se adequar a nova conjuntura econômica, social e tecnológica a fim de se manterem no mercado e garantirem bons resultados econômicos e financeiros.

Deste contexto, emerge a da Tecnologia da Informação (TI), utilizando computadores como ferramentas imprescindíveis para auxiliar tanto no desenvolvimento das atividades organizacionais, quanto para o alcance de vantagem competitiva e, ou prestação de serviços.

Segundo Pacheco (2000, p. 97), o uso de tecnologia da informação se deu a partir da década de 60, com poucas opções tecnológicas, visando atender com maior agilidade a demanda através de informações rápidas e precisas, automatizando rotinas manuais. A evolução do uso de TI causou um grande impacto nos sistemas das empresas, ampliando sua utilização em todos os procedimentos e atividades realizadas pelas organizações, nos níveis operacional, tático e estratégico.

Atualmente a TI é vista não mais como uma vantagem competitiva, e sim como uma necessidade, sem a qual a permanência no mercado parece ser inviável, pois a mesma se apresenta como um centro de estratégia empresarial, capaz de transformar os negócios, utilizando o conhecimento como fonte de geração de valor.

O setor de prestação de serviços relacionados à área de informática acompanhou com certa dificuldade essa evolução e inserção de TI nas rotinas organizacionais. A falta de profissionais capacitados e o alto custo de implementação da mesma foram fatores associados diretamente a esse processo. No entanto, a ampla utilização da tecnologia de informação, reduziu seus custos consideravelmente, e o surgimento de cursos técnicos e profissionalizantes, disponibiliza no mercado, profissionais cada vez mais qualificados e inovadores, tais como o setor no qual estão inseridos.

Atualmente o mercado de informática, encontra-se aquecido e o surgimento de lojas especializadas, na venda de aparelhos, recarga dos mesmos e assistência técnica, tornaram-se uma oportunidade de negócio rentável. No entanto dificuldades em concorrer com o comércio eletrônico, com relação aos preços praticados e uma maior flexibilidade das formas de pagamento, vêm sendo identificadas.

Diante disso, o presente estudo objetiva definir o posicionamento estratégico a ser adotado pela empresa Uni Informática situada na cidade de Rio Paranaíba-MG, no que tange seu alinhamento estratégico frente ao seu mercado, produtos e clientes.

Quanto à bibliografia, serão utilizados livros referentes à estratégia, posicionamento estratégico e análise de mercado, artigos, consulta a sites e demais materiais que possam contribuir para a elaboração do mesmo.

Prevê-se o desenvolvimento do projeto em aproximadamente três meses, por contar com orientação docente, contribuição das partes interessadas e pesquisa de campo, sendo esse período subdividido em planejamento, execução e relatório final.

1.1. Localização da Organização

A Uni Informática, está situada no Alto Paranaíba-MG, município de Rio Paranaíba, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE (2010) apresenta uma área territorial de 1.352 quilômetros quadrados, habitados por uma população de 11.885 habitantes, tendo como base de sua economia, a pecuária e agricultura bem diversificadas.

A história da cidade de Rio Paranaíba ganhou significativa importância no ano de 2006, com a aprovação do Conselho Universitário da Universidade Federal de Viçosa, para a criação de um novo Campus na cidade. A doação do terreno feita pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a cessão das edificações pela prefeitura do município, foi o ponto de partida para a implantação do Campus, numa interação entre universidade, município e comunidade.

Desde então a estrutura social e econômica do município encontra-se em fase de reestruturação, frente ao número crescente de professores e alunos que passam a morar na cidade, aumentando a demanda por determinados tipos de produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com