TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo ambiental para a despoluição do Rio Itapecerica em Divinópolis - MG

Por:   •  30/3/2015  •  Projeto de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  1.236 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO AMBIENTAL PARA DESPOLUIÇÃO DO RIO ITAPECERICA EM DIVINÓPOLIS - MG

  1. PROBLEMA

O Rio Itapecerica abastece 80% da população de Divinópolis, mas a situação do Rio na região é alarmante, pois a maior parte do esgoto doméstico e de indústrias sem tratamento é jogado no mesmo. Uma grande quantidade de lixo e entulho pode ser vista nas margens do rio, e em alguns pontos pode-se notar também a mudança de cor de suas águas. Apesar de tanta sujeira ainda é possível notar a presença de alguns animais, como pássaros e capivaras, além disso, a presença de grande quantidade de aguapés, que segundo biólogos, esse grande número está diretamente ligado à poluição de rios.

  1. OBJETIVOS

Identificar os principais problemas e focos de poluição do Rio Itapecerica na região de Divinópolis – MG, criar e desenvolver estratégias na busca minimização da poluição do rio e sua margem, bem como a conscientização ambiental da população para sua preservação.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar os principais problemas de poluição do Rio Itapecerica registrados em Divinópolis.
  • Promover oficinas e teatros nas escolas voltados para a conscientização ambiental na preservação do Rio Itapecerica.
  • Promover ações e palestras de como cuidar de nossas águas, promovendo a educação ambiental com a participação ativa da comunidade.
  1. JUSTIFICATIVA

A situação em que se encontra o Rio Itapecerica que corta grande parte da cidade de Divinópolis é preocupante. Grande parte do esgoto da cidade é jogado no rio e a falta de conscientização ambiental da comunidade é grande o que contribui ainda mais para sua degradação, portanto é pertinente discutir o assunto, buscando possíveis soluções.

  1. PROCEDIMENTO DE OBTENÇÃO DE DADOS

O projeto será desenvolvido em três fases:

Fase 1: será feito um levantamento das características da região, como dados da bacia, tipo de vegetação e estado de preservação ambiental. Verificar se as construções a sua margem estão de acordo com o Código Florestal. Levantamento histórico sobre possíveis causas de cunho econômico, social e politico que favoreceram tal degradação. Serão também identificados pontos onde se faz necessário a conscientização da comunidade e para que sua ação direta possa refletir de maneira efetiva na preservação do rio.

Fase 2: realização de palestras de palestras de como cuidar de nossas águas, promovendo a educação ambiental com a participação ativa da comunidade. Realização de oficinas e teatros nas escolas voltados para a conscientização ambiental na preservação do Rio Itapecerica. Confecção de uma cartilha mostrando a importação do rio para a cidade e sua preservação.

Fase 3: criar e desenvolver estratégias como por exemplo a implantação de lixeiras próximas a margem do rio onde há ruas para, diminua a quantidade de lixo jogado às margens do Rio Itapecerica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com